Valores e preferências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/20223 |
Resumo: | O presente relatório está dividido em duas partes. Na primeira, descrevem-se as atividades desenvolvidas no âmbito da Pratica de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Filosofia no ensino Secundário, envolvendo planificações, aulas, avaliações e planos de atividades, de acordo com as diretrizes do Projeto Educativo da Escola Secundária de Miraflores, em Algés. Na segunda, propõe-se uma breve reflexão acerca dos valores e preferências enquanto fatores determinantes para uma constante realização do ser humano, com vista a problematizar uma forte preferência, que existe hoje em dia, pelo consumo da rede virtual ou da internet assumida como indispensável para a satisfação desse desígnio. Face a esta situação, questiona-se se a Escola não acaba por perder progressivamente o lugar de preferência e de escolha de uma educação e formação axiológica devidamente orientada, na medida em que lhe cabe o papel principal para educar e formar os seus alunos com capacidade crítica e reflexiva através de contextos teóricos e de experiências valorativas reais, a favor de outros ambientes comunicativos, de cariz virtual sujeitos a uma normatividade mais difusa. Ao invés dos discursos mais catastrofistas, defende-se que esta perda de influência deve ser reconhecida como um novo desafio para a Escola, a qual, em consequência, deve encontrar os meios para reforçar o seu próprio valor, enquanto instituição que prepara indivíduos conscientes de si e da importância das suas ações valorativas, enquanto veicula valores fundamentais para o desenvolvimento da pessoa e da humanidade. |
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