Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Daniela Filipa Magalhães
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8651
Resumo: Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e a da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, integrada no mestrado referido, apresenta-se este relatório no qual é descrito o período de estágio realizado em Educação Pré-Escolar, no “Infantário Monfortinhos de Real”, instituição de ensino particular e cooperativo, numa sala de crianças com 4 anos de idade. O estágio referido pretende contribuir para o desenvolvimento das competências profissionais explanadas no Decreto-lei nº.241/2001, de 30 de agosto, “Perfil Geral e Específico de Desempenho do Educador de Infância”. O presente relatório tem o principal objetivo de partilhar a prática desenvolvida pela mestranda ao longo do período de estágio na instituição de educação pré-escolar já enunciada, assim como as aprendizagens conseguidas. Para a realização de uma prática sustentada, a mestranda teve em consideração teorias consistentes que inspiraram e fundamentaram as práticas desenvolvidas. Importa ainda de salientar que para intervir de modo no real de modo fundamentado, é necessário observar e caraterizar o contexto, assim como as crianças, para agir em conformidade com os interesses e necessidades do grupo. Para tal, a mestranda agiu de acordo com a metodologia de investigação-ação, procurando melhorar sempre as suas práticas, assim como a sua capacidade profissional, sem nunca esquecer a importância da formação contínua que deve estar presente ao longo de toda a vida do Educador.
id RCAP_8986668854ae634e257c05b8de8af096
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8651
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)Relatório de estágioEducação pré-escolarCriançaMetodologia de investigação-açãoFormação ao longo da vidaPreschool educationChildAction-research methodologyPractice throughout lifeMetodologia de investigação-açãoEnsinoProfessor do século XXIMetodologias ativasAction-research methodologyTeachingXXI century teacherActive methodsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e a da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, integrada no mestrado referido, apresenta-se este relatório no qual é descrito o período de estágio realizado em Educação Pré-Escolar, no “Infantário Monfortinhos de Real”, instituição de ensino particular e cooperativo, numa sala de crianças com 4 anos de idade. O estágio referido pretende contribuir para o desenvolvimento das competências profissionais explanadas no Decreto-lei nº.241/2001, de 30 de agosto, “Perfil Geral e Específico de Desempenho do Educador de Infância”. O presente relatório tem o principal objetivo de partilhar a prática desenvolvida pela mestranda ao longo do período de estágio na instituição de educação pré-escolar já enunciada, assim como as aprendizagens conseguidas. Para a realização de uma prática sustentada, a mestranda teve em consideração teorias consistentes que inspiraram e fundamentaram as práticas desenvolvidas. Importa ainda de salientar que para intervir de modo no real de modo fundamentado, é necessário observar e caraterizar o contexto, assim como as crianças, para agir em conformidade com os interesses e necessidades do grupo. Para tal, a mestranda agiu de acordo com a metodologia de investigação-ação, procurando melhorar sempre as suas práticas, assim como a sua capacidade profissional, sem nunca esquecer a importância da formação contínua que deve estar presente ao longo de toda a vida do Educador.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: In the context of the Masters in Preschool Education and the Course of Supervised Teaching Practice, integrated in the above mentioned master, it is presented this report which describes the period of internship in Preschool Education, at the Preschool Monfortinhos de Real, a private educational institution, in a 4 years old children's room. This stage aims to contribute to the development of the professional skills as detailed in Decree-Law No. .241/2001, from the 30th August, "General Profile and Specific Performance of a Childhood Educator." This report has the main objective of share the practice developed by a graduate student during the probationary period in the above mentioned preschool education establishment, as well as the knowledge meanwhile achieved. For the accomplishment of a sustainable practice, the graduate student took in consideration consistent and substantiated theories that inspired the practices. It should also be noted that, in order to act in a real and substantiated manner, it is necessary to observe and characterize the context, as well as the children, to act in accordance with the interests and needs of the group. Therefore, the graduate student acted according to the methodology of action research, always looking to improve her practices, as well as her professional capacity, without forgetting the importance of continuing the education that must be present throughout the life of an Educator.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico, integrada no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCEB da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, visa explanar a prática docente da mestranda, desenvolvida numa turma do 3º ano de escolaridade, numa instituição de ensino público, a Escola Básica da Torrinha, na cidade do Porto. Para o desenvolvimento da prática, muito contribuíram as aulas da unidade curricular de prática pedagógica supervisionada pois permitiram conhecer perspetivas e desenvolver competências no sentido da docência do 1º ciclo do ensino básico. Tendo em conta os teóricos abordados em aula e as pesquisas realizadas pela mestranda, esta procurou basear a sua ação num cruzamento constante entre os quadros teóricos que defende e a reflexão sobre a mobilização dos mesmos na ação. Deste modo, enveredou numa metodologia de investigação-ação procurando melhorar a sua ação pedagógica, ao mesmo tempo que pretendia descobrir e construir a sua profissionalidade docente. No presente relatório o leitor poderá encontrar as teorias defendidas pela mestranda, a caraterização do contexto de estágio, assim como relatos de uma prática desenvolvida à luz das caraterísticas do professor do século XXI, tendo em conta aspetos fundamentais como a articulação curricular, a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula, a consideração dos interesses e contextos dos alunos, a diferenciação pedagógica e a valorização de metodologias ativas que coloquem o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This report, made in the context of the course of Supervised Teaching Practice, integrated in the Master in Preschool and Primary School Education, aims to explain the teaching practice of the master’s student developed in a third grade class at Torrinha Primary School, a public institution located in Porto. The Supervised Teaching Practice classes greatly contributed to the progress of the practice, because they allowed to access different perspectives and develop skills towards teaching the first cycle of basic education. Further to the theory learned in class and the research conducted by the graduate student, the activity was based in a constant cross between the theoretical frameworks that she believes and in a reflection on the mobilization of these theories in her action. Therefore, the student embarked on a researchaction methodology and tried to improve her pedagogical action while she intended to discover and build her teaching professional identity. In this report, the reader will find the theories advocated by the master’s student, the characterization of the stage context, as well as descriptions of a practice developed by the characteristics of the common teacher of the XXI century, regarding fundamental aspects such as the curriculum articulation, the use of Information and Communication Technologies in the classroom, the consideration of the interests and backgrounds of students, special education and the enhancement of active methodologies that place the student at the centre of the teaching and learning process.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoGuimarães, Maria de Fátima Silva Santos MarquesSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCarvalho, Daniela Filipa Magalhães2016-11-10T16:02:50Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8651TID:201358638porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:46:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8651Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:06.674753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
Relatório de estágio
title Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
spellingShingle Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
Carvalho, Daniela Filipa Magalhães
Educação pré-escolar
Criança
Metodologia de investigação-ação
Formação ao longo da vida
Preschool education
Child
Action-research methodology
Practice throughout life
Metodologia de investigação-ação
Ensino
Professor do século XXI
Metodologias ativas
Action-research methodology
Teaching
XXI century teacher
Active methods
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
title_full Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
title_fullStr Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
title_full_unstemmed Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
title_sort Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)
author Carvalho, Daniela Filipa Magalhães
author_facet Carvalho, Daniela Filipa Magalhães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Guimarães, Maria de Fátima Silva Santos Marques
Sá, Susana Marques de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Daniela Filipa Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Criança
Metodologia de investigação-ação
Formação ao longo da vida
Preschool education
Child
Action-research methodology
Practice throughout life
Metodologia de investigação-ação
Ensino
Professor do século XXI
Metodologias ativas
Action-research methodology
Teaching
XXI century teacher
Active methods
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Criança
Metodologia de investigação-ação
Formação ao longo da vida
Preschool education
Child
Action-research methodology
Practice throughout life
Metodologia de investigação-ação
Ensino
Professor do século XXI
Metodologias ativas
Action-research methodology
Teaching
XXI century teacher
Active methods
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e a da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, integrada no mestrado referido, apresenta-se este relatório no qual é descrito o período de estágio realizado em Educação Pré-Escolar, no “Infantário Monfortinhos de Real”, instituição de ensino particular e cooperativo, numa sala de crianças com 4 anos de idade. O estágio referido pretende contribuir para o desenvolvimento das competências profissionais explanadas no Decreto-lei nº.241/2001, de 30 de agosto, “Perfil Geral e Específico de Desempenho do Educador de Infância”. O presente relatório tem o principal objetivo de partilhar a prática desenvolvida pela mestranda ao longo do período de estágio na instituição de educação pré-escolar já enunciada, assim como as aprendizagens conseguidas. Para a realização de uma prática sustentada, a mestranda teve em consideração teorias consistentes que inspiraram e fundamentaram as práticas desenvolvidas. Importa ainda de salientar que para intervir de modo no real de modo fundamentado, é necessário observar e caraterizar o contexto, assim como as crianças, para agir em conformidade com os interesses e necessidades do grupo. Para tal, a mestranda agiu de acordo com a metodologia de investigação-ação, procurando melhorar sempre as suas práticas, assim como a sua capacidade profissional, sem nunca esquecer a importância da formação contínua que deve estar presente ao longo de toda a vida do Educador.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-11-10T16:02:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8651
TID:201358638
url http://hdl.handle.net/10400.22/8651
identifier_str_mv TID:201358638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131387256635392