Relatório de Estágio de Mariana Areias de Almeida Loureiro Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portugal, Mariana Areias de Almeida Loureiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/25120
Resumo: O presente documento foi redigido para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, explanando o percurso formativo, no âmbito da Prática de Educativa Supervisionada, nos dois níveis de educativos. O relatório de estágio apresenta informação preambulando conhecimentos científicos, pedagógico-didáticos, bem como reflete sobre a importância do perfil duplo. Realça-se também a premissa de um Docente que reflete, indaga e investiga em prol das crianças articulando deste modo o conhecimento teórico com a sua prática. É de enaltecer que a prática incidiu na Metodologia de Trabalho de Projeto na Educação Pré-Escolar, que impulsionou questões que reforçavam o espírito natural curioso da criança, eclodindo metodologias inovadoras e potencializadoras de aprendizagens significativas. Contudo, no 1.º Ciclo do Ensino Básico o estágio ficou marcado pelo ensino a distância, onde se fizeram sentir mudanças no ensino nunca anteriormente vivenciadas. É de evidenciar, que a criança esteve sempre no âmago de todas as práticas. Salientase a importância do trabalho colaborativo e cooperativo entre todos os agentes educativos, a família e as crianças, que é gerador de novas aprendizagens pela partilha de ideias, ideais e de saberes que ajudaram a construir capacidades profissionais e pessoais. Deste modo, a partir da Metodologia de Investigação-Ação a futura docente pode continuamente melhorar a sua práxis, pois adotava uma postura reflexiva, indagadora, crítica e investigadora, permitindo um crescimento profissional.
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spelling Relatório de Estágio de Mariana Areias de Almeida Loureiro PortugalMetodologia investigação-açãoCriançaDocente reflexivoAction-research methodologyChildReflective teacherCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente documento foi redigido para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, explanando o percurso formativo, no âmbito da Prática de Educativa Supervisionada, nos dois níveis de educativos. O relatório de estágio apresenta informação preambulando conhecimentos científicos, pedagógico-didáticos, bem como reflete sobre a importância do perfil duplo. Realça-se também a premissa de um Docente que reflete, indaga e investiga em prol das crianças articulando deste modo o conhecimento teórico com a sua prática. É de enaltecer que a prática incidiu na Metodologia de Trabalho de Projeto na Educação Pré-Escolar, que impulsionou questões que reforçavam o espírito natural curioso da criança, eclodindo metodologias inovadoras e potencializadoras de aprendizagens significativas. Contudo, no 1.º Ciclo do Ensino Básico o estágio ficou marcado pelo ensino a distância, onde se fizeram sentir mudanças no ensino nunca anteriormente vivenciadas. É de evidenciar, que a criança esteve sempre no âmago de todas as práticas. Salientase a importância do trabalho colaborativo e cooperativo entre todos os agentes educativos, a família e as crianças, que é gerador de novas aprendizagens pela partilha de ideias, ideais e de saberes que ajudaram a construir capacidades profissionais e pessoais. Deste modo, a partir da Metodologia de Investigação-Ação a futura docente pode continuamente melhorar a sua práxis, pois adotava uma postura reflexiva, indagadora, crítica e investigadora, permitindo um crescimento profissional.This document was written to obtain the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, thus this explores the formative journey, within the Supervised Educational Practice, in both levels of education. The internship report presents information preambulating scientific and pedagogical-didactic knowledge, as well as reflecting on the importance of the dual profile. It also highlights the premise of a teacher who reflects, inquires, and investigates on behalf of the children, thus articulating theoretical knowledge with practice. It is worth mentioning that the practice focused on the Project Work Methodology in Pre-School Education, which drove questions that reinforced the child's natural curious spirit, resulting in innovative methodologies and potential for significant learning. However, in the 1st cycle of basic education, the internship was marked by distance learning, where changes in teaching never experienced before were felt. It should be noted that the child was always at the center of all practices. We emphasize the importance of collaborative and cooperative work between all the educational agents, the family and the children, which generates new learning through the sharing of ideas, ideals and knowledge that helped to build professional and personal skills. Thus, from the Action-Research Methodology the future teacher can continuously improve her praxis, since she adopted a reflective, inquiring, critical and investigative posture, allowing for professional growth.Marta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPortugal, Mariana Areias de Almeida Loureiro2024-03-05T11:59:33Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/25120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-13T01:48:32Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/25120Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:27.866519Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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