A relação dialógica entre o mestre e o discípulo: para uma apologia do bem-viver fraternal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Alberto Filipe
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ribeiro, José Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/45511
Resumo: Este artigo discute à luz do “bem-viver” a relação dialógica, que se pretende fraternal, entre o Mestre e o discípulo numa aceção ampla à luz do valor pedagógico do discurso falado e do lugar do Mestre na formação do discípulo e da própria humanidade. Trata-se de valorizar uma pedagogia que faz do diálogo comprometido o leitmotiv fundante cuja pedra angular é a palavra iniciática, enquanto trans-formação (um-bildung) e enfatiza a importância de Olhar o Outro não como um “menor”, não como o “estrangeiro”, mas na qualidade do meu próximo à semelhança da parábola evangélica do “Bom Samaritano”. Assim, afirma a condição itinerante do ser humano (homo viator), realça a simbólica do gesto fraternal, mostra a importância do diálogo realizado ao longo do caminho e as repercussões pedagógicas desta perspetiva. O tema da iniciação e da palavra assumem um papel relevante no processo de conscientização e crescimento em humanidade, onde não pode ser esquecida a dimensão renovadora da pedagogia e a necessidade da presença iniciática de um Mestre ao longo da vida do educando.
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spelling A relação dialógica entre o mestre e o discípulo: para uma apologia do bem-viver fraternalThe dialogic relationship between master and disciples: apology for the fraternal well liveRelação dialógicaBem-viverItinerânciaEducaçãoMestriaDialogic relationshipGood livingRoamingEducationMasteryCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo discute à luz do “bem-viver” a relação dialógica, que se pretende fraternal, entre o Mestre e o discípulo numa aceção ampla à luz do valor pedagógico do discurso falado e do lugar do Mestre na formação do discípulo e da própria humanidade. Trata-se de valorizar uma pedagogia que faz do diálogo comprometido o leitmotiv fundante cuja pedra angular é a palavra iniciática, enquanto trans-formação (um-bildung) e enfatiza a importância de Olhar o Outro não como um “menor”, não como o “estrangeiro”, mas na qualidade do meu próximo à semelhança da parábola evangélica do “Bom Samaritano”. Assim, afirma a condição itinerante do ser humano (homo viator), realça a simbólica do gesto fraternal, mostra a importância do diálogo realizado ao longo do caminho e as repercussões pedagógicas desta perspetiva. O tema da iniciação e da palavra assumem um papel relevante no processo de conscientização e crescimento em humanidade, onde não pode ser esquecida a dimensão renovadora da pedagogia e a necessidade da presença iniciática de um Mestre ao longo da vida do educando.In this article the author discusses in the light of the idea of “good living” the dialogic relationship, that is intended to be fraternal, between the Master and the Disciple in a broad sense in the light of the pedagogical value of the spoken word and the place of the Master in the formation of the disciple and of humanity itself. It’s about enhancing pedagogy that makes the committed dialogue the founding leitmotiv whose cornerstone is the initiatory word as trans-formation (um-bildung) and emphasizes the importance of the Gaze of Others not as "minor", not as "foreigner", but in the quality of my "neighbour" like the Gospel parable of the "Good Samaritan". Thus it asserts the traveling condition of the human being (homo viator), it highlights the symbolism of the brotherly gesture, it shows the importance of dialogue carried out along the way and the pedagogical implications of this perspective. The theme of initiation and word play an important role in the process of awareness and growth in humanness, in which it cannot be forgotten the renewing dimension of pedagogy and the need for the initiatory presence of a Master over the life course of the disciple.Esta publicação teve o apoio financeiro da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Lisboa - Portugal) e do programa de financiamento POCH (Programa Operacional Capital Humano): financiamento comparticipado pelo Fundo Social Europeu e por fundos nacionais do MEC (Ministério da Educação e da Ciência - Lisboa - Portugal) (2015-2016).info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Católica de PernambucoUniversidade do MinhoAraújo, Alberto FilipeRibeiro, José Augusto20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45511por2237-907X10.20400/P.2237-907X.2016V6N1P107http://www.unicap.br/ojs/index.php/theo/article/view/756info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:49.887318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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