Deverá (ou não) a EF contar para a média da entrada no ensino superior?: um estudo exploratório com estudantes do ensino secundário: relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, José Pedro Nogueira de Carvalho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/43483
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundária
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spelling Deverá (ou não) a EF contar para a média da entrada no ensino superior?: um estudo exploratório com estudantes do ensino secundário: relatório de estágioEducação físicaSecundárioMédia finalPhysical educationSecondaryFinal mediaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e SecundáriaA elaboração do relatório de estágio insere-se no âmbito do estágio pedagógico do 2º ano de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Na primeira parte é abordado as expetativas pessoais e o enquadramento da Prática de Ensino Supervisionada, onde é descrito o meio onde este se realizou, as condições que escola albergava para a concretização do estágio e a turma onde o professor estagiário entreviu, contextualizando a Prática de Ensino Supervisionada, seguindo-se a descrição de todo o planeamento, organização, gestão e avaliação do processo ensino-aprendizagem, bem como a relação com a comunidade, por fim é apresentado o estudo quantitativo que incidiu compreender e comparar o tema se Deverá (ou não) a EF contar para a média de entrada no ensino superior? Um estudo exploratório com estudantes do ensino secundário. A amostra foi constituída por 65 alunos do 10º,11º e 12º ano, com idades compreendidas entre 15 e 18 anos com idade média 16,28 ± 0,93, dos quais 42 alunos (64,6%) são do sexo feminino e 23 alunos (35,4%) do sexo masculino. Para analisar, identificar e compreender se a Educação Física deve ou não contar para a média de entrada no ensino superior foi adaptado o questionário de Tannehill e Zakrajsek (1994), traduzido e validado para português por Brandão (2002). Os resultados do estudo permitem concluir que disciplina de Educação Física é do agrado geral dos alunos e estes consideraram a mesma importante na sua formação a nível do secundário. No que diz respeito a diferença entre anos de escolaridade, nomeadamente entre o 10 e o 12 ºano verificamos que os alunos do 10ºano consideram mais importante do que os alunos do 12º ano tendo a maioria dos alunos inquiridos considerado que a perceção dos pais relativamente á disciplina de Educação Física é muito importante. Dando o poder de escolha aos alunos, entre três disciplinas, para selecionar a que não deveria contar para a média de entrada no ensino superior, verificou-se que a escolhida foi a disciplina de Filosofia. A maioria da amostra considera que a disciplina de educação Física deveria contar para a média de entrada no ensino superior. Relativamente ao género concluiu-se que os rapazes responderam mais positiva e esta questão do que as raparigas.The preparation of the probation report falls within the framework of the teaching practice of the 2nd year Master of Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, the Institute of Education, University of Minho. The first part addresses the personal expectations and the framework for Supervised Teaching Practice, which describes the environment in which this took place, the conditions that the school was home to the implementation stage and the class where the trainee teacher glimpsed, contextualizing Practice Supervised teaching, followed by a description of all the planning, organization, management and evaluation of the teaching-learning process, and the relationship with the community, finally presents the quantitative study that focused understand and compare the theme should (or not) EF tell the input average in higher education? An exploratory study with high school students. The sample consisted of 65 students from the 10th, 11th and 12th grade, aged between 15 and 18 years with a mean age 16.28 ± 0.93, of which 42 students (64.6%) were female and 23 students (35.4%) were male. To analyze, identify and understand the physical education should or should not tell the input average in higher education was adapted the questionnaire Tannehill and Zakrajsek (1994), translated and validated for Portuguese by Brandão (2002). The study results support the conclusion that Physical Education is the general satisfaction of students and they felt the same important in their education at the secondary level. As regards the difference between years of schooling, in particular between 10 and 12 ºano found that students of 10ºano consider more important than students of the 12th year and the majority of those surveyed students considered that the perception of relatively will discipline parents Physical Education is very important. Giving the power of choice to students in three disciplines, to select the one that should not tell the input average in higher education, it was found that the choice was the discipline of philosophy. Most of the sample believes that the discipline of Physical Education should tell the input average in higher education. On gender it was concluded that the boys responded more positively and this issue than girls.Sá, César AugustoUniversidade do MinhoFerreira, José Pedro Nogueira de Carvalho20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/43483por201270846info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43483Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:07:17.985583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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