A Qualidade e a inovação como factores de competitividade e criação de valor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/3646 |
Resumo: | As vantagens competitivas obtidas através da implementação de um modelo de Gestão pela Qualidade Total reforçam a posição das empresas no mercado. Contudo, os actuais mercados caracterizam-se pela elevada competitividade, instabilidade e exigência, o que obriga a constantes adaptações por parte das empresas que, além de manterem a qualidade, terão simultaneamente, que ser flexíveis, criativas, em suma - inovadoras. Não é possível inovar sem qualidade, o mercado poderia não reconhecer essa inovação desprovida de qualidade o que conduziria a um resultado efémero. Seguindo esta linha de pensamento, podemos agourar sinais de convergência entre estes dois conceitos, que poderão traduzir-se em importantes vantagens competitivas para as organizações. A inovação, tal como a qualidade têm como objectivo a satisfação do cliente final, pelo que o resultado da implementação de estratégias de qualidade e de inovação, conduzirá ao aumento da competitividade e à criação de valor. Neste estudo será utilizado o Inquérito Comunitário à Inovação (Community Innovation Survey – CIS), o principal instrumento de recolha estatística de informação sobre Inovação na União Europeia, para analisar os efeitos da inovação na economia portuguesa, assim como que para comparar o desempenho português relativo à inovação empresarial com o desempenho dos restantes membros da União Europeia. |
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A Qualidade e a inovação como factores de competitividade e criação de valorQualidadeInovaçãoCompetitividadeCommunity Innovation Survey – CISAs vantagens competitivas obtidas através da implementação de um modelo de Gestão pela Qualidade Total reforçam a posição das empresas no mercado. Contudo, os actuais mercados caracterizam-se pela elevada competitividade, instabilidade e exigência, o que obriga a constantes adaptações por parte das empresas que, além de manterem a qualidade, terão simultaneamente, que ser flexíveis, criativas, em suma - inovadoras. Não é possível inovar sem qualidade, o mercado poderia não reconhecer essa inovação desprovida de qualidade o que conduziria a um resultado efémero. Seguindo esta linha de pensamento, podemos agourar sinais de convergência entre estes dois conceitos, que poderão traduzir-se em importantes vantagens competitivas para as organizações. A inovação, tal como a qualidade têm como objectivo a satisfação do cliente final, pelo que o resultado da implementação de estratégias de qualidade e de inovação, conduzirá ao aumento da competitividade e à criação de valor. Neste estudo será utilizado o Inquérito Comunitário à Inovação (Community Innovation Survey – CIS), o principal instrumento de recolha estatística de informação sobre Inovação na União Europeia, para analisar os efeitos da inovação na economia portuguesa, assim como que para comparar o desempenho português relativo à inovação empresarial com o desempenho dos restantes membros da União Europeia.Universidade de Évora2012-01-16T16:58:40Z2012-01-162011-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/3646http://hdl.handle.net/10174/3646porUniversidade de ÉvoraEmpreendedorismo e InovaçãosimnaonaoGESndmsaraiva@uevora.pt661Rolo, AnaSaraiva, Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:40:28Zoai:dspace.uevora.pt:10174/3646Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:58:49.056769Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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