A tradição socrática na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Domingos José Matos Sousa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/19260
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
id RCAP_89b532c57e71a97335a055c6993b09e1
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19260
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A tradição socrática na sala de aulaRelatório de estágioDidáctica da filosofiaMetodologia socráticaInternship reportPhilosophy didacticsSocratic methodology19:372.819372.819:19Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino SecundárioO presente trabalho intitulado A Tradição Socrática na Sala de Aula é o relatório de estágio em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário que decorreu no ano lectivo de 2010/2011 na Escola Secundária Alberto Sampaio – Braga, numa turma do 10º ano, onde se leccionou ética, filosofia política e filosofia da religião. Nele se defende que a melhor forma de ensinar filosofia no ensino secundário é praticar na sala de aula a tradição socrática, ou seja, a tradição que estimula a compreensão, a discussão e o exame crítico entre os alunos dos problemas, teorias, argumentos e conceitos da filosofia. O relatório divide-se em quatro capítulos. No primeiro esclarecemos os problemas que impulsionaram esta reflexão, o plano que se seguiu e o contexto onde se praticou a tradição socrática. No segundo capítulo, reflectimos sobre os vícios mais recorrentes no ensino da filosofia. No terceiro capítulo abordamos pormenorizadamente a herança, a natureza, a relevância e os elementos da filosofia de tradição socrática. Finalmente, no quarto capítulo, relatamos o que concretizamos na prática quanto ao método do ensino da filosofia aqui defendido. Para além dos capítulos centrais, o relatório contém, ainda, uma introdução, uma conclusão, uma bibliografia e um apartado de anexos.The present paper, entitled The Socratic Tradition in the Classroom, is the report of the internship in Teaching Philosophy in High School which took place in the academic year of 2010/2011 in the Alberto Sampaio High School - Braga, during the course of which ethics, political philosophy and religion were taught. It is argued therein that the best way to teach philosophy in secondary school is to practice the Socratic tradition within the classroom, which is to say the tradition that stimulates the understanding, discussion and critical examination among students of the problems, theories, arguments and concepts of philosophy. The report is divided into four chapters. The first aims to clarify the problems that triggered this reflection, the plan which followed and the context in which the Socratic tradition was put into practice. In the second chapter, we reflected on the most recurrent vices in the teaching of philosophy. In the third chapter, we address in detail the heritage, nature, relevance and the elements in the philosophy of Socratic tradition. Finally, in the fourth chapter, we report what we achieved in practice regarding the method for teaching philosophy defended herein. Apart from the central chapters, the report contains, in addition, an introduction, a bibliography and a supplement of annexes.Manso, ArturUniversidade do MinhoFaria, Domingos José Matos Sousa20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/19260porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:23:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19260Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:09.117549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A tradição socrática na sala de aula
title A tradição socrática na sala de aula
spellingShingle A tradição socrática na sala de aula
Faria, Domingos José Matos Sousa
Relatório de estágio
Didáctica da filosofia
Metodologia socrática
Internship report
Philosophy didactics
Socratic methodology
19:372.819
372.819:19
title_short A tradição socrática na sala de aula
title_full A tradição socrática na sala de aula
title_fullStr A tradição socrática na sala de aula
title_full_unstemmed A tradição socrática na sala de aula
title_sort A tradição socrática na sala de aula
author Faria, Domingos José Matos Sousa
author_facet Faria, Domingos José Matos Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manso, Artur
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Domingos José Matos Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Relatório de estágio
Didáctica da filosofia
Metodologia socrática
Internship report
Philosophy didactics
Socratic methodology
19:372.819
372.819:19
topic Relatório de estágio
Didáctica da filosofia
Metodologia socrática
Internship report
Philosophy didactics
Socratic methodology
19:372.819
372.819:19
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/19260
url https://hdl.handle.net/1822/19260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132409341411328