Atitudes criativas, práticas inovadoras nas unidades locais de saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/6565 |
Resumo: | O presente trabalho de investigação teve como objetivo dar resposta a uma questão central: qual a associação existente entre atitudes criativas e práticas inovadoras? Para o efeito, foram adaptadas duas provas de avaliação: (i) Escala de Práticas Criativas e (ii) Inventário de Práticas Empresariais Inovadoras. Os instrumentos foram submetidos a estudos qualitativos e quantitativos. Os estudos qualitativos foram feitos junto de um painel de juízes e de uma amostra reduzida de colaboradores da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, Entidade Pública Empresarial (ULSNA, E.P.E.). Os estudos quantitativos foram feitos junto de amostras de conveniência. O estudo final foi feito com base numa amostra de 180 sujeitos colaboradores da Unidade Local Saúde do Norte Alentejano, Entidade Pública Empresarial. Os resultados apontam para instrumentos robustos e eficazes, permitindo-nos concluir que, efetivamente, medem os constructos para os quais foram desenvolvidos. Os coeficientes de correlação entre os totais das provas foram positivos e significativos. A análise de regressão linear múltipla através do procedimento stepwise permitiu-nos concluir que as atitudes criativas são preditoras da capacidade do indivíduo para ter práticas empresariais inovadoras. |
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Atitudes criativas, práticas inovadoras nas unidades locais de saúdeEstudo de caso na Unidade Local de Saúde do Norte AlentejoCriatividadeInovaçãoAtitudes criativasPráticas inovadorasUnidade Local SaúdeO presente trabalho de investigação teve como objetivo dar resposta a uma questão central: qual a associação existente entre atitudes criativas e práticas inovadoras? Para o efeito, foram adaptadas duas provas de avaliação: (i) Escala de Práticas Criativas e (ii) Inventário de Práticas Empresariais Inovadoras. Os instrumentos foram submetidos a estudos qualitativos e quantitativos. Os estudos qualitativos foram feitos junto de um painel de juízes e de uma amostra reduzida de colaboradores da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, Entidade Pública Empresarial (ULSNA, E.P.E.). Os estudos quantitativos foram feitos junto de amostras de conveniência. O estudo final foi feito com base numa amostra de 180 sujeitos colaboradores da Unidade Local Saúde do Norte Alentejano, Entidade Pública Empresarial. Os resultados apontam para instrumentos robustos e eficazes, permitindo-nos concluir que, efetivamente, medem os constructos para os quais foram desenvolvidos. Os coeficientes de correlação entre os totais das provas foram positivos e significativos. A análise de regressão linear múltipla através do procedimento stepwise permitiu-nos concluir que as atitudes criativas são preditoras da capacidade do indivíduo para ter práticas empresariais inovadoras.Instituto Politécnico de TomarGuerra, Maria Cristina Almeida GamaSimões, Jorge Manuel MarquesRepositório ComumCurião, Guilhermina Maria Trindade Assis2014-07-15T13:57:04Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6565TID:201825848porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:51:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6565Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:37.243621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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