Growth and internationalisation strategy : franchising of the Inditex Group

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Luís Filipe Soares
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/7776
Resumo: Mestrado em Finanças
id RCAP_89dc812a0882200611c5c3cc47efb22c
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7776
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Growth and internationalisation strategy : franchising of the Inditex GroupInditexfranchisingestratégiacrescimentointernacionalizaçãostrategygrowthinternationalisationMestrado em FinançasAo longo dos anos o franchising tem vindo a desempenhar um papel importante no crescimento das organizações. O principal objetivo desta dissertação é avaliar de que modo o franchising tem vindo a contribuir para o crescimento e internacionalização do grupo Inditex e de que forma a companhia seleciona os mercados e como determina a entrada nesses mercados. Nesta dissertação procedeu-se à análise de frequências do número de unidades entre 2002 e 2013 tendo em conta as diferentes marcas do grupo Inditex, as diferentes localizações geográficas e os diferentes tipos de exploração (lojas franchising em oposição a lojas próprias). Seguidamente, procedemos igualmente a uma análise financeira que nos parece indicar que não existe relação entre os indicadores financeiros e o tipo de exploração escolhida. A análise de frequências anteriormente mencionada permitiu-nos o desenvolvimento de um estudo de correlações onde são também tidas em conta variáveis económicas, políticas, legais e demográficas. Concluímos que há uma grande relação entre a localização e o tipo de exploração e uma relação não tão linear entre a localização e a marca. Além disso, concluímos que em países onde o poder de compra dos consumidores é mais baixo e/ou o rendimento é assimétrico, os contratos de franchising são mais comuns assim como em países com uma perceção mais elevada dos níveis de corrupção e uma política interna instável.hrough the years franchising has been playing a major role in the growth of companies. The main purpose of this dissertation is to evaluate the importance of franchising to Inditex growth and internationalization and explain how market selection and entry strategy of franchised units is developed by the company. In this dissertation we proceeded to a frequency analysis of the number of units between 2002 and 2013 taking into consideration Inditex’s different brands, different geographic locations and different types of exploration (franchising or company-owned units). We also proceeded to a financial analysis that allowed us to conclude that there is no relationship between the group financial indicators and the type of exploration chosen. Moreover, the frequency analysis previously mentioned allowed us to develop a correlation study where we also took into consideration economic, political, legal and demographic variables. We concluded that there is a higher relationship between the location and the type of exploration and a certain relationship, more weakly, between the location and the type of brand. Moreover, we found out that in countries where the purchasing power is lower and/or there is asymmetric, income franchising agreements are more common as well as in countries with higher perception of corruption and unstable political environment.Instituto Superior de Economia e GestãoCardoso, FernandoRepositório da Universidade de LisboaLopes, Luís Filipe Soares2015-01-15T13:21:31Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7776engLopes, Luís Filipe Soares (2014). "Growth and internationalisation strategy : franchising of the Inditex Group". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:27Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7776Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:53.503259Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Growth and internationalisation strategy : franchising of the Inditex Group
title Growth and internationalisation strategy : franchising of the Inditex Group
spellingShingle Growth and internationalisation strategy : franchising of the Inditex Group
Lopes, Luís Filipe Soares
Inditex
franchising
estratégia
crescimento
internacionalização
strategy
growth
internationalisation
title_short Growth and internationalisation strategy : franchising of the Inditex Group
title_full Growth and internationalisation strategy : franchising of the Inditex Group
title_fullStr Growth and internationalisation strategy : franchising of the Inditex Group
title_full_unstemmed Growth and internationalisation strategy : franchising of the Inditex Group
title_sort Growth and internationalisation strategy : franchising of the Inditex Group
author Lopes, Luís Filipe Soares
author_facet Lopes, Luís Filipe Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Fernando
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Luís Filipe Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Inditex
franchising
estratégia
crescimento
internacionalização
strategy
growth
internationalisation
topic Inditex
franchising
estratégia
crescimento
internacionalização
strategy
growth
internationalisation
description Mestrado em Finanças
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-01-15T13:21:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/7776
url http://hdl.handle.net/10400.5/7776
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Lopes, Luís Filipe Soares (2014). "Growth and internationalisation strategy : franchising of the Inditex Group". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131025793613824