Prática de Esnsino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Stephanie Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/19232
Resumo: O presente relatório inserido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudos do curso de Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, apresenta, de forma contextualizada e reflexiva, as experiências de aprendizagem desenvolvidas em contexto do 2.º ciclo do Ensino Básico, com alunos com idades compreendidas entre os dez e onze anos. Tendo como principio orientador a criação musical, as atividades desenvolvidas tiveram na base os seguintes objetivos: (1) diagnosticar as vivências musicais, em particular em atividades de criação/composição de alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico; (2) conhecer as perceções dos estudantes sobre a composição musical na sala de aula; (3) promover a experimentação/criação musical no contexto da Educação Musical no 2.º ciclo do Ensino Básico; (4) desenvolver atividades de promoção da criação musical dentro da sala de aula, monitorizando o seu impacto nas relações sociais e consolidação de conceitos musicais; (5) Identificar as conquistas e limitações das atividades desenvolvidas na sala de aula no âmbito da criação/composição na Educação Musical no 2.º ciclo do Ensino Básico; e (6) contribuir para a formação de sujeitos criadores e fruidores de Música. Para os objetivos estabelecidos recorremos à observação, às notas de campo, aos registos fotográficos e audiovisuais e também à análise das composições musicais dos alunos. A análise e cruzamento dos diferentes dados recolhidos durante o período de intervenção revelam que a participação nas aulas como compositores, interpretes e críticos, os alunos constroem a sua identidade no grupo, construindo o conhecimento de forma coletiva e cooperativa inerente à suas ideias musicais, que são constantemente atualizadas e ampliadas pelas explorações e experiências musicais. Neste contexto, cabe ao professor construir e proporcionar o ambiente necessário para a promoção, em contexto de sala de aula, de processos de aprendizagem marcados pela partilha de fazer e pensar música. Em relação ao processo composicional, os resultados revelaram uma centralidade em níveis de decisão e eixos de descoberta elementares, onde as estratégias demonstradas pelos alunos referentes ao surgimento de ideias musicais e sua exploração estão unicamente associadas à escolha dos sons (instrumentos musicais) que constituem as suas composições.
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Tendo como principio orientador a criação musical, as atividades desenvolvidas tiveram na base os seguintes objetivos: (1) diagnosticar as vivências musicais, em particular em atividades de criação/composição de alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico; (2) conhecer as perceções dos estudantes sobre a composição musical na sala de aula; (3) promover a experimentação/criação musical no contexto da Educação Musical no 2.º ciclo do Ensino Básico; (4) desenvolver atividades de promoção da criação musical dentro da sala de aula, monitorizando o seu impacto nas relações sociais e consolidação de conceitos musicais; (5) Identificar as conquistas e limitações das atividades desenvolvidas na sala de aula no âmbito da criação/composição na Educação Musical no 2.º ciclo do Ensino Básico; e (6) contribuir para a formação de sujeitos criadores e fruidores de Música. Para os objetivos estabelecidos recorremos à observação, às notas de campo, aos registos fotográficos e audiovisuais e também à análise das composições musicais dos alunos. A análise e cruzamento dos diferentes dados recolhidos durante o período de intervenção revelam que a participação nas aulas como compositores, interpretes e críticos, os alunos constroem a sua identidade no grupo, construindo o conhecimento de forma coletiva e cooperativa inerente à suas ideias musicais, que são constantemente atualizadas e ampliadas pelas explorações e experiências musicais. Neste contexto, cabe ao professor construir e proporcionar o ambiente necessário para a promoção, em contexto de sala de aula, de processos de aprendizagem marcados pela partilha de fazer e pensar música. Em relação ao processo composicional, os resultados revelaram uma centralidade em níveis de decisão e eixos de descoberta elementares, onde as estratégias demonstradas pelos alunos referentes ao surgimento de ideias musicais e sua exploração estão unicamente associadas à escolha dos sons (instrumentos musicais) que constituem as suas composições.This report, included in the scope of the Supervised Teaching Practice course, integrated in the study plan of the Master Course in Teaching Music Education in Basic Education, presents, in a contextualized and reflexive way, the learning experiences developed in context of the 2nd Cycle of Basic Education, with students between the ages of ten and eleven. Having as guiding principle the musical creation, the activities developed were based on the following objectives: (1) to diagnose the musical experiences, in particular in activities of creation / composition of students of the 2nd cycle of Basic Education; (2) to know the representations of the students about the musical composition in the classroom; (3) promote experimentation / musical creation in the context of Music Education in the 2nd cycle of Basic Education; (4) develop activities to promote musical creation within the classroom, driving its impact on social relations and consolidation of musical concepts; (5) To identify the potentialities and limitations of the activities developed in the classroom in the scope of creation / composition in Music Education in the 2nd cycle of Basic Education: and (6) to contribute to the formation of creative subjects and enjoyers of Music. For the established objectives, we used observation, field notes, photographic and audiovisual recordings and also the analysis of students' musical compositions. The analysis and triangulation of the different data collected during the intervention period reveal that participation in classes as composers, interpreters and critics, students construct their identity in the group, constructing collective and cooperative knowledge inherent to their musical ideas, which are constantly updated and expanded by explorations and musical experiences. In this context, it is up to the teacher to construct and provide the necessary environment for the promotion, in the context of the classroom, of learning processes marked by the sharing of making and thinking music. Regarding the compositional process, the results revealed a centrality in decision levels and elementary axes of discovery, where the strategies demonstrated by the students regarding the emergence of musical ideas and their exploration are only associated to the choice of the sounds (musical instruments) that constitute their compositions.Cardoso, MárioBiblioteca Digital do IPBCorreia, Stephanie Silva2019-04-10T09:54:50Z201820172018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19232TID:202190676porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:43:49Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19232Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:35.200192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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