Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elias, Diogo André Pinto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/19225
Resumo: O presente relatório é o resultado da experiência da Prática de Ensino Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico, levada a cabo no ano letivo 2016/2017, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Através de diversas estratégias baseadas em abordagens pedagógico-musicais ativas, aliadas ao modelo de Aprendizagem por Descoberta, tentou-se que os alunos experienciassem uma vivência musical ativa e participativa, alargando os seus conhecimentos musicais. A componente empírica do trabalho teve como base metodológica a investigação-ação. Partindo da análise e reflexão do contexto em que decorreu a Prática de Ensino Supervisionada, planificou-se toda a prática letiva, a fim de concretizar os objetivos previamente traçados. A análise e discussão dos resultados descritos sugerem um incremento na motivação pessoal dos alunos para a Educação Musical, considerando as práticas pedagógicas utilizadas.
id RCAP_be524909b80f821f9c9d88401bf4c235
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19225
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino BásicoEducação MusicalAbordagens pedagógico-musicais ativasAprendizagem por descobertaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório é o resultado da experiência da Prática de Ensino Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico, levada a cabo no ano letivo 2016/2017, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Através de diversas estratégias baseadas em abordagens pedagógico-musicais ativas, aliadas ao modelo de Aprendizagem por Descoberta, tentou-se que os alunos experienciassem uma vivência musical ativa e participativa, alargando os seus conhecimentos musicais. A componente empírica do trabalho teve como base metodológica a investigação-ação. Partindo da análise e reflexão do contexto em que decorreu a Prática de Ensino Supervisionada, planificou-se toda a prática letiva, a fim de concretizar os objetivos previamente traçados. A análise e discussão dos resultados descritos sugerem um incremento na motivação pessoal dos alunos para a Educação Musical, considerando as práticas pedagógicas utilizadas.The present report is the result of the Supervised Teaching Practice experience in the 2nd Cycle of Basic Education, carried out in the academic year 2016/2017, integrated in the Master in Music Education Teaching in Basic Education. Through several strategies based on active pedagogic-musical approaches, along with the Discovery Learning model, the students were given the opportunity to have an active and participative musical experience, broadening their musical knowledge. The empirical component of the report was based on the research-action methodology. Based on the analysis and reflection of the context in which the Supervised Teaching Practice was held, the teaching practice was planned in order to achieve the objectives previously outlined. The analysis and discussion of the described results suggest an increase in students’ personal motivation for Music Education, considering the used pedagogical practices.Alves, Vasco Paulo CecílioBiblioteca Digital do IPBElias, Diogo André Pinto2019-04-10T09:06:15Z201820172018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19225TID:202190609porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:43:45Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19225Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:33.696017Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Elias, Diogo André Pinto
Educação Musical
Abordagens pedagógico-musicais ativas
Aprendizagem por descoberta
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_full Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_sort Prática de Ensino Supervisionada Em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
author Elias, Diogo André Pinto
author_facet Elias, Diogo André Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Vasco Paulo Cecílio
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Elias, Diogo André Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Abordagens pedagógico-musicais ativas
Aprendizagem por descoberta
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Educação Musical
Abordagens pedagógico-musicais ativas
Aprendizagem por descoberta
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente relatório é o resultado da experiência da Prática de Ensino Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico, levada a cabo no ano letivo 2016/2017, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Através de diversas estratégias baseadas em abordagens pedagógico-musicais ativas, aliadas ao modelo de Aprendizagem por Descoberta, tentou-se que os alunos experienciassem uma vivência musical ativa e participativa, alargando os seus conhecimentos musicais. A componente empírica do trabalho teve como base metodológica a investigação-ação. Partindo da análise e reflexão do contexto em que decorreu a Prática de Ensino Supervisionada, planificou-se toda a prática letiva, a fim de concretizar os objetivos previamente traçados. A análise e discussão dos resultados descritos sugerem um incremento na motivação pessoal dos alunos para a Educação Musical, considerando as práticas pedagógicas utilizadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-04-10T09:06:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/19225
TID:202190609
url http://hdl.handle.net/10198/19225
identifier_str_mv TID:202190609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135358770741248