Educação de adultos e literacia digital - Caminhos para a inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/52737 |
Resumo: | Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022 |
id |
RCAP_89ed073a4aefe8507152d569a3877057 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/52737 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação de adultos e literacia digital - Caminhos para a inclusãoEducação de adultosModelos educativosLiteracia digitalInclusãoRelatórios de estágio de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022O presente relatório foi produzido como consequência do estágio resultante do Mestrado de Educação e Formação, com a especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural. Este estágio curricular decorreu na Câmara Municipal de Lisboa (CMLisboa), no Departamento de Desenvolvimento e Formação (DDF) e ainda, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa), na unidade curricular de Políticas e Práticas de Educação de Adultos. Com o objetivo de acompanhar os orientadores nas suas tarefas diárias, participar nas atividades e compreender o dia a dia de um profissional de educação e formação, estes dois estágios foram complementares. Devido ao panorama pandémico, o estágio realizado na CMLisboa ficou impossibilitado de ter contacto com formandos e, por tal, o estágio desenvolvido no IE-ULisboa veio colmatar essa necessidade, dando a hipótese de lidar com os alunos da unidade curricular. Durante o trabalho desenvolvido no DDF, integrando a equipa do Programa para a Inclusão e Literacia Digital (PILD), foram realizadas tarefas de análise, pesquisa e criação. Tanto as tarefas de análise como as de pesquisa possibilitaram e facilitaram a compreensão sobre o trabalho desenvolvido pela equipa e sobre algumas teorias acarinhadas, que estiveram na base do projeto. Estas, também foram úteis para a criação de materiais que foram desenvolvidos, com o intuito de chegar ao público online, matérias como posters nas redes sociais, duas formações sendo uma, por exemplo, relativa a uma plataforma de criação de conteúdos – Genially. No segundo estágio, no contexto Universitário, foi possível contactar diretamente com os alunos da unidade curricular, realizando tarefas de acompanhamento dos trabalhos que cada aluno estava a desenvolver.This report was elaborated following the Master of Education and Training’s internship, with major in Social and Cultural Development. This curricular internship took place in the City Hall of Lisbon (CMLisboa), in the Department of Development and Training (DDF) and also, in the Institute of Education of the University of Lisbon (IE-ULisboa), in the curricular unit of Policies and Practices of Adult Education. In order to follow the advisors in their daily tasks, participate in the activities and understand the daily life of an Education and Training professional, these two internships become complementary. Due to the pandemic context, during the internship held at CMLisboa it was impossible to have contact with trainees, therefore, the internship developed at IE-ULisboa came to fill this need, giving the possibility of dealing with the students of the curricular unit. During the work developed in the DDF, and integrating the team of the Program for Inclusion and Digital Literacy (PILD) there were performed tasks of analysis, research and creation. Both the analysis and the research tasks have enabled and eased the understanding of the work developed by the team, and also about some of the cherished theories that were at the basis of the project. These were also useful for the creation of materials that were developed, in order to reach the online public, such as posters on social networks, two training, for instance, one related to a platform for content creation – Genially. During the second internship it was possible to directly get in contact with the students of the curricular unit, performing tasks as monitoring the work that each student was developing.Cavaco, Carmen, 1970-Guimarães, Paula, 1967-Repositório da Universidade de LisboaGonçalves, Gisela Alexandra Martins2022-05-05T13:49:52Z20222021-12-092022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52737TID:203059824porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:58:09Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:47.479810Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação de adultos e literacia digital - Caminhos para a inclusão |
title |
Educação de adultos e literacia digital - Caminhos para a inclusão |
spellingShingle |
Educação de adultos e literacia digital - Caminhos para a inclusão Gonçalves, Gisela Alexandra Martins Educação de adultos Modelos educativos Literacia digital Inclusão Relatórios de estágio de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Educação de adultos e literacia digital - Caminhos para a inclusão |
title_full |
Educação de adultos e literacia digital - Caminhos para a inclusão |
title_fullStr |
Educação de adultos e literacia digital - Caminhos para a inclusão |
title_full_unstemmed |
Educação de adultos e literacia digital - Caminhos para a inclusão |
title_sort |
Educação de adultos e literacia digital - Caminhos para a inclusão |
author |
Gonçalves, Gisela Alexandra Martins |
author_facet |
Gonçalves, Gisela Alexandra Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cavaco, Carmen, 1970- Guimarães, Paula, 1967- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Gisela Alexandra Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de adultos Modelos educativos Literacia digital Inclusão Relatórios de estágio de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação de adultos Modelos educativos Literacia digital Inclusão Relatórios de estágio de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-09 2022-05-05T13:49:52Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/52737 TID:203059824 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/52737 |
identifier_str_mv |
TID:203059824 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134588596912128 |