Síntese e caracterização de um polímero biodegradável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Ângela Maria Puga Caridade de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/18454
Resumo: Dissertação de mestrado em Química - Formação Contínua de Professores
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spelling Síntese e caracterização de um polímero biodegradável54:372.854372.854:54373.5Dissertação de mestrado em Química - Formação Contínua de ProfessoresUma das formas de articular ensino e motivação nas escolas secundárias, reside na integração dos alunos em projectos de investigação, desenvolvendo competências de construção e disseminação do conhecimento em ciência. É neste contexto que se desenvolveu o presente trabalho, no qual se pretendeu construir uma ferramenta educativa que possa ser utilizada na leccionação do programa da disciplina de Química 12º ano, na Unidade 3: Plásticos, Vidros e Novos Materiais. Neste trabalho foi sintetizado o ácido poliláctico (PLA) um polímero biodegradável, conhecido por ser um dos biomateriais mais utilizados, devido a vantagens tais como baixa densidade, resistência química, etc. O material sintetizado foi caracterizado por técnicas espectroscópicas (espectroscopia de infravermelho e ressonância magnética nuclear de protão) e técnicas térmicas (calorimetria diferencial de varrimento e termogravimetria). Para avaliar a biodegradabilidade do polímero sintetizado, foi medida a quantidade de oxigénio consumida por via biológica utilizando o método da carência bioquímica de oxigénio. Os resultados obtidos foram comparados com os de um PLA comercial. Assim, comprovou-se que, uma ligeira alteração de condições reaccionais (temperatura e quantidade de catalisador) influencia as características e propriedades do polímero obtido. Um aumento da temperatura reaccional e da quantidade de catalisador (ácido sulfúrico) originam um polímero de mais baixa cristalinidade, 15,35 % e maior percentagem de biodegradabilidade, 34,6 % (síntese B). Paralelamente, e como forma de avaliar o impacto da actividade experimental na compreensão, aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências, no sentido de mostrar a preocupação existente no seio da Química em desenvolver práticas e procedimentos amigos do ambiente, sintetizou-se e procedeu-se a biodegradação, por compostagem, de PLA, transmitindo-se os princípios de Química Verde, com uma das turmas de 12º ano da Escola Secundária de Ponte de Lima. Através de um inquérito, pode-se inferir que, a turma à qual o grupo de trabalho fez a sua abordagem, manifestou maior sensibilidade, 91%, face aos 87% da outra turma, para perceber as preocupações actuais em se desenvolver praticas de Química Verde.The best way to evaluate and improve teaching and motivation on secondary schools, is to integrate students into research projects, in order to develop competences and spread science knowledge. The present work was developed to build a teaching skill to be used on teaching chemistry at 12th year, on Unit 3: Plastics, Glass and New Materials. In this work polylactic acid (PLA) a biodegradable polymer was synthesized, known to be one of the most used biopolymers due to advantages such as low density, chemical resistance etc… The synthesized material was characterized by spectroscopic techniques (fourier transform infrared spectroscopy and proton nuclear magnetic resonance spectroscopy) and thermal techniques (differential scanning calorimetry and thermogravimetry). In order to evaluate the biodegradability of the synthesized polymer, the oxygen consumed through biological way was measured using the method of biochemical oxygen demand. The results obtained were compared with the ones obtained for a commercial PLA. It was proved that a small change on the reaction conditions (temperature and catalyst amount) influence the polymer characteristics and properties. An increase in temperature and in the catalyst amount (sulfuric acid) leads to a polymer with lower crystallinity (15.35 %) and higher biodegradability, 34.6% (synthesis B). On the same way and in order to evaluate the impact of the experimental activity in the knowledge understanding, acquisition and competences development, to show the existence of actual concern in chemistry to develop practices and proceedings environmental friendly, PLA synthesis and biodegradation in the field was performed, spreading green chemistry principles to one group of student of 12th year in the Ponte de Lima secondary school. Using an inquiry it was possible to conclude that to the students group were this study was applied, a large number of students (91%) against 87 % of other students group demonstrate higher sensibility to understand the actual concerns to develop practices of green chemistry.Botelho, GabrielaSilva, Maria ManuelaUniversidade do MinhoBarros, Ângela Maria Puga Caridade de20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/18454porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18454Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:44.472360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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