Novas atividades experimentais para o ensino básico - secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria de La Salete Viana
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19518
Resumo: Dissertação de mestrado em Química – Formação Contínua de Professores
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spelling Novas atividades experimentais para o ensino básico - secundário54:372.854372.854:54Dissertação de mestrado em Química – Formação Contínua de ProfessoresO objetivo primordial deste trabalho consistiu no desenvolvimento de técnicas simples, com impacto visual e em que os materiais utilizados, para além de acessíveis e de baixa toxicidade, fossem produtos do quotidiano. A separação dos pigmentos vegetais carotenoides, clorofilas a e b e flavonoides por cromatografia em coluna e em papel foi o tema central da investigação apresentada. Foram realizados vários estudos em que se investigou vários adsorventes não tóxicos do quotidiano, solventes de fácil acesso e procurou-se contornar os problemas encontrados recorrendo sempre a procedimentos experimentais simples de modo a evitar técnicas e equipamentos tipicamente laboratoriais. Os resultados obtidos permitiram desenvolver técnicas de cromatografia em coluna e em papel muito simples e eficazes na separação das bandas coloridas típicas destes pigmentos, que obedecem estritamente aos requisitos estabelecidos. Prosseguiu-se o estudo com a cromatografia dos pigmentos carotenoides existentes no pimento vermelho, na cenoura e na polpa de tomate. Realizou-se um estudo comparativo entre a maceração dos alimentos em acetona e a sua desidratação prévia em etanol. Realizou-se ainda algumas atividades com pigmentos flavonoides, nomeadamente a preparação de “bolas camaleão” para determinar o caráter ácidobase de soluções e o tingimento de tecidos com pétalas de rosa. No Ensino Básico e Secundário é fundamental motivar os alunos para o ensino das ciências. A realização de atividades laboratoriais é um dos meios mais eficazes para atingir esses objetivos. Assim e tendo por base o estudo realizado elaborou-se propostas de atividades laboratoriais para o Ensino Básico e Secundário, que pudessem ser realizadas em laboratórios com pouco equipamento e mesmo em salas de aulas normais.The primary objetive of this work was the development of simple techniques, with attractive visual impact, by the use of materials, not only accessible and with a low-toxicity, but also easily found in our everyday lives The separation of plant pigments carotenoids, chlorophylls a and b and flavonoids by column and paper chromatography was the central theme of this research project.A series of studies were carried out, where several everyday adsorbents, nontoxic and easily accessible solvents were investigated and in order to circumvent research problems, simple experimental procedures were always carried out in order to avoid typically laboratory techniques and equipment. The obtained results allowed the development of very simple column chromatography techniques that demonstrated to be very effective in the separation of the typical colored bands of these pigments and that strictly matched the primary objetives of the proposed work. The study proceeded with the chromatography of carotenoid pigments existing in red pepper, carrot and tomato paste. A comparative study was performed involving methods of food maceration in acetone and methods that used a previous food dehydration step with ethanol. A few activities using the flavonoid pigments were also done, particularly the preparation of "chameleon balls" to determine the acid-base character of solutions, and the dyeing of fabrics with rose petals. In primary and secondary school it is crucial to motivate students for the teaching of science. Carrying out laboratory activities is one of the most effective ways to achieve those goals. Thus, based on the research studies, proposals for laboratory activities for primary and secondary school were elaborated, so that they could be performed in laboratories without much equipment and even in normal classrooms.Dias, AliceUniversidade do MinhoFerreira, Maria de La Salete Viana20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19518porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19518Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:44.787841Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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