Ciência forense na escola: a motivação para estudar química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Ilda Goreti da Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/25550
Resumo: Dissertação de mestrado em Química – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Química, Ensino de Química)
id RCAP_cf02abc1fc5d174be1f1c691e07400e9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25550
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ciência forense na escola: a motivação para estudar química54:372.854372.854:54343.983Dissertação de mestrado em Química – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Química, Ensino de Química)Este trabalho pretende acima de tudo tornar as aulas de Física e Química mais motivadoras, estimulantes e interessantes para os alunos. Atualmente, os alunos entram na sala de aula entusiasmados com algum episódio de uma série televisiva que viram no dia anterior e colocam sempre várias questões sobre a veracidade das técnicas utilizadas, a rapidez e a credibilidade dos resultados obtidos. Alguns destes cenários são aqui abordados e explorados para introduzir novos conteúdos de Física e Química na sala de aula, com o objetivo de tornar as aulas mais motivadoras, atrativas e estimulantes para os alunos, despertar o interesse pelo estudo da Física e/ou da Química, diminuir a indisciplina dentro da sala de aula e melhorar os resultados à disciplina. Os cenários possíveis são muitos e variados. Aqueles que são aqui abordados estão relacionados com a identificação e avaliação de sólidos e líquidos, a falsificação de óleos alimentares, a caracterização de documentos através da identificação de tintas e/ou o papel, a localização de manchas de sangue e a identificação de fibras têxteis.The objective of the project presented in this thesis is to make Physics and Chemistry classes more motivating, stimulating and interesting for students. Often our students enter the classroom enthused with an episode of a program they watched on television the day before. They ask their teacher if the methods used by the actors are real, if they provide results so quickly and if we really can believe the results... There is no single response to these questions, sometimes the answer is “yes, it really is possible for science to provide fast and correct answers”, in other cases the programs are little more than science fiction. The situations that are presented in this thesis have been proposed and exploited to introduce new concepts in the classroom in a manner that is intended to make the classes more motivating, attractive and stimulating for the students, to awaken their interest in studying this domain and to improve their understanding of science. The scenes that may be created are many and varied. Those that are presented here are related to the identification and evaluation of solids and liquids, the counterfeiting of edible oils, the characterization of documents by ink and paper analysis, the localization of blood samples and the identification of the chemical nature of textile fibers.Smith, Michael JohnUniversidade do MinhoVale, Ilda Goreti da Costa20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25550por201347156info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25550Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:44.677081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ciência forense na escola: a motivação para estudar química
title Ciência forense na escola: a motivação para estudar química
spellingShingle Ciência forense na escola: a motivação para estudar química
Vale, Ilda Goreti da Costa
54:372.854
372.854:54
343.983
title_short Ciência forense na escola: a motivação para estudar química
title_full Ciência forense na escola: a motivação para estudar química
title_fullStr Ciência forense na escola: a motivação para estudar química
title_full_unstemmed Ciência forense na escola: a motivação para estudar química
title_sort Ciência forense na escola: a motivação para estudar química
author Vale, Ilda Goreti da Costa
author_facet Vale, Ilda Goreti da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Smith, Michael John
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Ilda Goreti da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv 54:372.854
372.854:54
343.983
topic 54:372.854
372.854:54
343.983
description Dissertação de mestrado em Química – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Química, Ensino de Química)
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/25550
url http://hdl.handle.net/1822/25550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201347156
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132304521560064