Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cadima, Joana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Leal, Teresa, Peixoto, Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.599
Resumo: A Escala de Interacção do Prestador de Cuidados, na sua versão original, Caregiver Interaction Scale (CIS), é um sistema de observação que pretende avaliar a qualidade e o conteúdo das interacções, em termos da sensibilidade, aspereza e permissividade dos prestadores de cuidados. Com o intuito de apresentar esta escala e algumas qualidades métricas para o contexto português, realizámos um conjunto de análises com base numa amostra de 115 salas do 1.º ano de escolaridade. Os resultados mostram que a escala é um instrumento útil para recolher informação acerca dos processos interactivos dos educadores e professores. Os resultados revelaram ainda que os professores observados tendem a estabelecer interacções moderadamente positivas e com um elevado grau de envolvimento.
id RCAP_89fab4779e83dcd2b1b9c7bd6ce20f60
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/599
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidadosContextos educativos, Prestador de cuidados, Processos interactivos, Sistemas de observaçãoA Escala de Interacção do Prestador de Cuidados, na sua versão original, Caregiver Interaction Scale (CIS), é um sistema de observação que pretende avaliar a qualidade e o conteúdo das interacções, em termos da sensibilidade, aspereza e permissividade dos prestadores de cuidados. Com o intuito de apresentar esta escala e algumas qualidades métricas para o contexto português, realizámos um conjunto de análises com base numa amostra de 115 salas do 1.º ano de escolaridade. Os resultados mostram que a escala é um instrumento útil para recolher informação acerca dos processos interactivos dos educadores e professores. Os resultados revelaram ainda que os professores observados tendem a estabelecer interacções moderadamente positivas e com um elevado grau de envolvimento.ISPA - Instituto Universitário2013-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.599https://doi.org/10.14417/ap.599Análise Psicológica; Vol 30, No 4 (2012); 373-386Análise Psicológica; Vol 30, No 4 (2012); 373-3861646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/599http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/599/pdfCadima, JoanaLeal, TeresaPeixoto, Carlainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:31Zoai:ojs.localhost:article/599Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:24.276276Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados
title Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados
spellingShingle Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados
Cadima, Joana
Contextos educativos, Prestador de cuidados, Processos interactivos, Sistemas de observação
title_short Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados
title_full Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados
title_fullStr Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados
title_full_unstemmed Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados
title_sort Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados
author Cadima, Joana
author_facet Cadima, Joana
Leal, Teresa
Peixoto, Carla
author_role author
author2 Leal, Teresa
Peixoto, Carla
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cadima, Joana
Leal, Teresa
Peixoto, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Contextos educativos, Prestador de cuidados, Processos interactivos, Sistemas de observação
topic Contextos educativos, Prestador de cuidados, Processos interactivos, Sistemas de observação
description A Escala de Interacção do Prestador de Cuidados, na sua versão original, Caregiver Interaction Scale (CIS), é um sistema de observação que pretende avaliar a qualidade e o conteúdo das interacções, em termos da sensibilidade, aspereza e permissividade dos prestadores de cuidados. Com o intuito de apresentar esta escala e algumas qualidades métricas para o contexto português, realizámos um conjunto de análises com base numa amostra de 115 salas do 1.º ano de escolaridade. Os resultados mostram que a escala é um instrumento útil para recolher informação acerca dos processos interactivos dos educadores e professores. Os resultados revelaram ainda que os professores observados tendem a estabelecer interacções moderadamente positivas e com um elevado grau de envolvimento.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.599
https://doi.org/10.14417/ap.599
url https://doi.org/10.14417/ap.599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/599
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/599/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 30, No 4 (2012); 373-386
Análise Psicológica; Vol 30, No 4 (2012); 373-386
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131591857930240