Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.599 |
Resumo: | A Escala de Interacção do Prestador de Cuidados, na sua versão original, Caregiver Interaction Scale (CIS), é um sistema de observação que pretende avaliar a qualidade e o conteúdo das interacções, em termos da sensibilidade, aspereza e permissividade dos prestadores de cuidados. Com o intuito de apresentar esta escala e algumas qualidades métricas para o contexto português, realizámos um conjunto de análises com base numa amostra de 115 salas do 1.º ano de escolaridade. Os resultados mostram que a escala é um instrumento útil para recolher informação acerca dos processos interactivos dos educadores e professores. Os resultados revelaram ainda que os professores observados tendem a estabelecer interacções moderadamente positivas e com um elevado grau de envolvimento. |
id |
RCAP_89fab4779e83dcd2b1b9c7bd6ce20f60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/599 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidadosContextos educativos, Prestador de cuidados, Processos interactivos, Sistemas de observaçãoA Escala de Interacção do Prestador de Cuidados, na sua versão original, Caregiver Interaction Scale (CIS), é um sistema de observação que pretende avaliar a qualidade e o conteúdo das interacções, em termos da sensibilidade, aspereza e permissividade dos prestadores de cuidados. Com o intuito de apresentar esta escala e algumas qualidades métricas para o contexto português, realizámos um conjunto de análises com base numa amostra de 115 salas do 1.º ano de escolaridade. Os resultados mostram que a escala é um instrumento útil para recolher informação acerca dos processos interactivos dos educadores e professores. Os resultados revelaram ainda que os professores observados tendem a estabelecer interacções moderadamente positivas e com um elevado grau de envolvimento.ISPA - Instituto Universitário2013-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.599https://doi.org/10.14417/ap.599Análise Psicológica; Vol 30, No 4 (2012); 373-386Análise Psicológica; Vol 30, No 4 (2012); 373-3861646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/599http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/599/pdfCadima, JoanaLeal, TeresaPeixoto, Carlainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:31Zoai:ojs.localhost:article/599Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:24.276276Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados |
title |
Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados |
spellingShingle |
Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados Cadima, Joana Contextos educativos, Prestador de cuidados, Processos interactivos, Sistemas de observação |
title_short |
Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados |
title_full |
Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados |
title_fullStr |
Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados |
title_full_unstemmed |
Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados |
title_sort |
Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados |
author |
Cadima, Joana |
author_facet |
Cadima, Joana Leal, Teresa Peixoto, Carla |
author_role |
author |
author2 |
Leal, Teresa Peixoto, Carla |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cadima, Joana Leal, Teresa Peixoto, Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contextos educativos, Prestador de cuidados, Processos interactivos, Sistemas de observação |
topic |
Contextos educativos, Prestador de cuidados, Processos interactivos, Sistemas de observação |
description |
A Escala de Interacção do Prestador de Cuidados, na sua versão original, Caregiver Interaction Scale (CIS), é um sistema de observação que pretende avaliar a qualidade e o conteúdo das interacções, em termos da sensibilidade, aspereza e permissividade dos prestadores de cuidados. Com o intuito de apresentar esta escala e algumas qualidades métricas para o contexto português, realizámos um conjunto de análises com base numa amostra de 115 salas do 1.º ano de escolaridade. Os resultados mostram que a escala é um instrumento útil para recolher informação acerca dos processos interactivos dos educadores e professores. Os resultados revelaram ainda que os professores observados tendem a estabelecer interacções moderadamente positivas e com um elevado grau de envolvimento. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14417/ap.599 https://doi.org/10.14417/ap.599 |
url |
https://doi.org/10.14417/ap.599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/599 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/599/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica; Vol 30, No 4 (2012); 373-386 Análise Psicológica; Vol 30, No 4 (2012); 373-386 1646-6020 0870-8231 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131591857930240 |