Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cadima,Joana
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Leal,Teresa, Peixoto,Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312012000300002
Resumo: A Escala de Interacção do Prestador de Cuidados, na sua versão original, Caregiver Interaction Scale (CIS), é um sistema de observação que pretende avaliar a qualidade e o conteúdo das interacções, em termos da sensibilidade, aspereza e permissividade dos prestadores de cuidados. Com o intuito de apresentar esta escala e algumas qualidades métricas para o contexto português, realizámos um conjunto de análises com base numa amostra de 115 salas do 1.º ano de escolaridade. Os resultados mostram que a escala é um instrumento útil para recolher informação acerca dos processos interactivos dos educadores e professores. Os resultados revelaram ainda que os professores observados tendem a estabelecer interacções moderadamente positivas e com um elevado grau de envolvimento.
id RCAP_dd469906adc7a01e0efe876f1478d8b5
oai_identifier_str oai:scielo:S0870-82312012000300002
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidadosContextos educativosPrestador de cuidadosProcessos interactivosSistemas de observaçãoA Escala de Interacção do Prestador de Cuidados, na sua versão original, Caregiver Interaction Scale (CIS), é um sistema de observação que pretende avaliar a qualidade e o conteúdo das interacções, em termos da sensibilidade, aspereza e permissividade dos prestadores de cuidados. Com o intuito de apresentar esta escala e algumas qualidades métricas para o contexto português, realizámos um conjunto de análises com base numa amostra de 115 salas do 1.º ano de escolaridade. Os resultados mostram que a escala é um instrumento útil para recolher informação acerca dos processos interactivos dos educadores e professores. Os resultados revelaram ainda que os professores observados tendem a estabelecer interacções moderadamente positivas e com um elevado grau de envolvimento.ISPA-Instituto Universitário2012-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312012000300002Análise Psicológica v.30 n.4 2012reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312012000300002Cadima,JoanaLeal,TeresaPeixoto,Carlainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:00:35Zoai:scielo:S0870-82312012000300002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:16:25.053759Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados
title Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados
spellingShingle Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados
Cadima,Joana
Contextos educativos
Prestador de cuidados
Processos interactivos
Sistemas de observação
title_short Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados
title_full Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados
title_fullStr Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados
title_full_unstemmed Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados
title_sort Observação das interacções educador-criança: Escala de interacção do prestador de cuidados
author Cadima,Joana
author_facet Cadima,Joana
Leal,Teresa
Peixoto,Carla
author_role author
author2 Leal,Teresa
Peixoto,Carla
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cadima,Joana
Leal,Teresa
Peixoto,Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Contextos educativos
Prestador de cuidados
Processos interactivos
Sistemas de observação
topic Contextos educativos
Prestador de cuidados
Processos interactivos
Sistemas de observação
description A Escala de Interacção do Prestador de Cuidados, na sua versão original, Caregiver Interaction Scale (CIS), é um sistema de observação que pretende avaliar a qualidade e o conteúdo das interacções, em termos da sensibilidade, aspereza e permissividade dos prestadores de cuidados. Com o intuito de apresentar esta escala e algumas qualidades métricas para o contexto português, realizámos um conjunto de análises com base numa amostra de 115 salas do 1.º ano de escolaridade. Os resultados mostram que a escala é um instrumento útil para recolher informação acerca dos processos interactivos dos educadores e professores. Os resultados revelaram ainda que os professores observados tendem a estabelecer interacções moderadamente positivas e com um elevado grau de envolvimento.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312012000300002
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312012000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312012000300002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA-Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA-Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica v.30 n.4 2012
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137261250412544