Da tarefa ao projeto : uma visão construtivista do ensino da programação orientada a objetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Nuno Miguel Machado
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29162
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
id RCAP_8a090949e39ee2a96f501629de63e05c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29162
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da tarefa ao projeto : uma visão construtivista do ensino da programação orientada a objetos681.3:372.868.13372.868.13:681.3Relatório de estágio de mestrado em Ensino de InformáticaEste estudo teve como objetivos perceber a contribuição de uma abordagem construtivista no processo de ensino-aprendizagem da Programação Orientada a Objetos num curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e compreender até que ponto esta abordagem contribui para fomentar a autonomia e a motivação dos alunos. Durante esta investigação procurou-se estabelecer um equilíbrio entre a tecnologia, a metodologia e as características e necessidades de aprendizagem dos alunos concebendo-se assim um ambiente concretizador de aprendizagens. Este ambiente permitiu melhorias significativas num conjunto de alunos que à partida demonstravam um quadro de desinteresse pela aprendizagem, problemas de comportamento e autonomia. Tendo por base as metodologias stepwise improvement e worked example utilizadas no ensino da programação na Dinamarca e metodologias baseadas em princípios construtivistas, inclusive a teoria da flexibilidade cognitiva e aprendizagem baseada em problemas e projetos, desenvolveu-se um conjunto de materiais didáticos e estratégias, que permitiram aos alunos, tarefa a tarefa, concretizarem com sucesso as aprendizagens pretendidas. Tendo em vista o sucesso desta concretização procurou-se durante este processo promover o gosto pelo aprender e fazer através da diversificação de estratégias e da participação ativa dos alunos. Os resultados do estudo mostram que a metodologia aplicada é uma boa prática no ensino da programação nos cursos de formação profissional.The objective of this study is understanding the contribution of the constructivist approach in the learning process of object-oriented programming in a professional course of Technical management and programming systems and realize how this approach contributes to improve the students autonomy and motivation. During this investigation, a balance between technology, methodology and the students’ characteristics and learning needs was established to conceive a concretizing environment of learning. This environment allowed significant improvements in a students’ group that showed lack of interest, autonomy and behavior problems. Based on Stepwise improvement and Worked example methodologies used in the teaching of programming language in Denmark and methodologies based in constructivist approach, including problem-based learning, project-based learning and cognitive flexibility, have developed a set of teaching materials and strategies that allowed the students to successfully achieve the intended learning step by step was developed. Aiming the success, during this process, the pleasure of learning and doing, through diversification strategies and active participation of students is highly promoted. The study results show that the methodology used is quite effective in the teaching of programming in vocational courses.Silva, Bento Duarte daUniversidade do MinhoAfonso, Nuno Miguel Machado20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29162por201205327info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:18:35.195378Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da tarefa ao projeto : uma visão construtivista do ensino da programação orientada a objetos
title Da tarefa ao projeto : uma visão construtivista do ensino da programação orientada a objetos
spellingShingle Da tarefa ao projeto : uma visão construtivista do ensino da programação orientada a objetos
Afonso, Nuno Miguel Machado
681.3:372.868.13
372.868.13:681.3
title_short Da tarefa ao projeto : uma visão construtivista do ensino da programação orientada a objetos
title_full Da tarefa ao projeto : uma visão construtivista do ensino da programação orientada a objetos
title_fullStr Da tarefa ao projeto : uma visão construtivista do ensino da programação orientada a objetos
title_full_unstemmed Da tarefa ao projeto : uma visão construtivista do ensino da programação orientada a objetos
title_sort Da tarefa ao projeto : uma visão construtivista do ensino da programação orientada a objetos
author Afonso, Nuno Miguel Machado
author_facet Afonso, Nuno Miguel Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Bento Duarte da
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Nuno Miguel Machado
dc.subject.por.fl_str_mv 681.3:372.868.13
372.868.13:681.3
topic 681.3:372.868.13
372.868.13:681.3
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/29162
url http://hdl.handle.net/1822/29162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201205327
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132641431126016