Utilização do Physical Etoys como interface de programação da placa Arduino : um estudo no ensino profissional de informática na Escola Secundária da Lixa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/29212 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática |
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Utilização do Physical Etoys como interface de programação da placa Arduino : um estudo no ensino profissional de informática na Escola Secundária da Lixa681.3:372.868.13372.868.13:681.3Relatório de estágio de mestrado em Ensino de InformáticaO ensino de programação de hardware ou de protótipos no Ensino Secundário, não é uma tarefa fácil de concretizar, quer pelas dificuldades intrínsecas, levantadas pela programação de computadores, quer pela recetividade dos alunos, que a consideram uma tarefa fastidiosa. Sob este ponto de vista, a utilização de metodologias e de ferramentas que facilitem a abordagem das tarefas de programação são, em regra, bem recebidas no meio escolar. Foi com essa preocupação em vista que organizei o meu projeto de intervenção na escola, cuja experiência apresento neste relatório. O projeto foi implementado numa turma do 12.º ano do ensino profissional do Curso Profissional Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos do Sistema de Ensino Português, na disciplina de Instalação e Manutenção de Equipamentos Informáticos. Os trabalhos, desenvolvidos através da utilização combinada da placa Arduino com o software de programação visual Physical Etoys, consistiram em pequenos projetos pessoais, compreendendo projetos de controlo de componentes eletrónicos, tais como sensores de luminosidade, motores, botões de pressão, semáforos e automatismos associados ao controlo de tráfego, realizados por estudantes do 12.º ano do ensino profissional, com reduzidos conhecimentos de programação. No decurso do projeto foi possível observar que, ao contrário do que habitualmente ouvimos dizer, os estudantes entusiasmam-se com os conteúdos curriculares e envolvem-se empenhadamente nas aulas ditas de “programação”. Este relatório cobre as diversas fases do projeto de investigação associado ao estágio, incluindo as fases de observação, planeamento, implementação e monitorização, recolha e análise de dados, e as conclusões a que cheguei. Destaco também as metodologias de aprendizagem baseadas na resolução de problemas apoiadas por recursos tecnológicos com interfaces mais fáceis de utilizar e de compreender, de onde parece resultar uma melhoria do ambiente de aprendizagem e dos resultados obtidos pelos estudantes. Concluo ainda que a elevada aplicabilidade dos recursos experimentados em contexto de sala de aula fomenta a aquisição e o desenvolvimento de aprendizagens, o raciocínio lógico e o pensamento computacional, para além de potenciar a autonomia dos estudantes na utilização de componentes eletrónicos em protótipos e em projetos de sua iniciativa.Teaching programming of hardware or prototypes in Secondary Education is not an easy task to accomplish, either due to the intrinsic difficulty, raised by computer programming, or the receptivity of the students, who consider it a tedious task. From this point of view, the use of tools and methodologies to facilitate the approach of programming tasks are generally well received at schools. It was with this in mind that I organized my intervention project in the school, whose experience I present in this report. The project was implemented in a class of the 12th grade of vocational education in the professional course of Management Computer Equipment of the Portuguese Teaching System, in the curricula of Installation and Maintenance Equipment Computers. The work, developed through the combined use of the Arduino board with the visual programming tool Physical Etoys, consisted in small personal projects, including projects for control of electronic components, such as light sensors, motors, pushbuttons, automatic lights and associated traffic control, performed by students in 12th grade of vocational education, with reduced programming knowledge. During the project it was possible to observe that, contrary to what it is usually heard, students were enthusiastic with the curriculum content and have engaged themselves, thoroughly, in lessons called "programming lessons". The report covers the various stages of my research associated with the project, including the phases of observation, planning, implementation and monitoring, collection and analysis of data, and the conclusions reached. I truly wish to emphasize the learning methodologies based on problem solving supported by technological resources with interfaces easier to use and understand, which seems to result in an improvement of the learning environment and the results obtained by the students. Finally, i conclude that the high applicability of resources experimented in the context of the classroom fosters the acquisition and development of learning, logical reasoning and computational thinking, in addition to promoting the autonomy of the students in the use of electronic components in prototypes and projects of their own initiative.Valente, LuísUniversidade do MinhoSilva, Rui Miguel Bento de Carvalho e20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29212por201216850info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:26.681944Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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