Framework para análise de dados viários na cidade do Porto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/23606 |
Resumo: | A criação de meios de transporte revela-se como um dos mais importantes marcos históricos da humanidade. Destaca-se a invenção do automóvel que levou à proliferação das estradas e infraestruturas adjacentes usadas para suportar estes. Com a crescente utilização dos veículos dentro das cidades, principalmente nos últimos 100 anos, a engenharia de tráfego para regulação das condições de circulação urbanas assumiu cada vez um papel de maior relevo. Com o avanço tecnológico, foram desenvolvidos os sistemas inteligentes de transportes, implementando, entre outros dispositivos, detetores de tráfego para medições do comportamento dos veículos nas vias de circulação. Estes registos resultam numa grande quantidade de dados que por vezes carecem de análise e tratamento lógico. A presente dissertação, realizada na Divisão Municipal de Gestão da Mobilidade da Câmara Municipal do Porto, propõe e desenvolve uma ferramenta para análise, tratamento e visualização dos dados viários provenientes do sistema de gestão central de tráfego implementado na cidade do Porto. Este sistema, que veio substituir um modelo prévio, inclui atualmente 153 controladores de tráfego, dos quais 3 novos em cruzamentos centralizados, com tendência crescente. Cada controlador de tráfego regista as medições efetuadas pelos sensores de tráfego adjacentes às interseções, as espiras eletromagnéticas, fornecendo informação acerca do débito de tráfego, assim como a percentagem de ocupação de cada detetor. Deste trabalho culminou a implementação da aplicação VIA, desenvolvida na linguagem de programação Python. Numa primeira fase, através de uma interface gráfica, apresenta-se ao utilizador os cruzamentos centralizados. Refere-se que este é um projeto-piloto, implementado sobre os controladores de tráfego da Rua da Constituição, disponibilizando efetivamente apenas 8 cruzamentos para consulta. De seguida, apresenta-se um menu para inserir os parâmetros de consulta, como o intervalo de consulta, formato de apresentação e se pretende corrigir as leituras excessivas, designadas como registos outliers. De forma simultânea, apresenta-se uma janela com a planta do cruzamento, disponibilizando a seleção de uma ou mais espiras a consultar. O utilizador, ao confirmar a sua seleção, faz com que o programa prossiga a recolha dos dados a partir do sistema de gestão central de tráfego e após o tratamento para valores outliers ou em falta, apresenta uma janela com um gráfico referente à percentagem de ocupação e outro com a contagem dos veículos da(s) espira(s) selecionada(s). Os resultados obtidos com esta aplicação encontram-se demonstrados neste relatório, cumprindo com os objetivos inicialmente propostos e validando o trabalho desenvolvido. Salienta-se que cada passo do processo de consulta é sujeito a verificações internas por parte do programa. |
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Framework para análise de dados viários na cidade do PortoEngenharia de tráfegoSistemas Inteligentes de TransporteAnálise de grandes volumes de dadosPythonCâmara Municipal do PortoVIATraffic engineeringIntelligent Transportation SystemsBig data analysisPorto City HallA criação de meios de transporte revela-se como um dos mais importantes marcos históricos da humanidade. Destaca-se a invenção do automóvel que levou à proliferação das estradas e infraestruturas adjacentes usadas para suportar estes. Com a crescente utilização dos veículos dentro das cidades, principalmente nos últimos 100 anos, a engenharia de tráfego para regulação das condições de circulação urbanas assumiu cada vez um papel de maior relevo. Com o avanço tecnológico, foram desenvolvidos os sistemas inteligentes de transportes, implementando, entre outros dispositivos, detetores de tráfego para medições do comportamento dos veículos nas vias de circulação. Estes registos resultam numa grande quantidade de dados que por vezes carecem de análise e tratamento lógico. A presente dissertação, realizada na Divisão Municipal de Gestão da Mobilidade da Câmara Municipal do Porto, propõe e desenvolve uma ferramenta para análise, tratamento e visualização dos dados viários provenientes do sistema de gestão central de tráfego implementado na cidade do Porto. Este sistema, que veio substituir um modelo prévio, inclui atualmente 153 controladores de tráfego, dos quais 3 novos em cruzamentos centralizados, com tendência crescente. Cada controlador de tráfego regista as medições efetuadas pelos sensores de tráfego adjacentes às interseções, as espiras eletromagnéticas, fornecendo informação acerca do débito de tráfego, assim como a percentagem de ocupação de cada detetor. Deste trabalho culminou a implementação da aplicação VIA, desenvolvida na linguagem de programação Python. Numa primeira fase, através de uma interface gráfica, apresenta-se ao utilizador os cruzamentos centralizados. Refere-se que este é um projeto-piloto, implementado sobre os controladores de tráfego da Rua da Constituição, disponibilizando efetivamente apenas 8 cruzamentos para consulta. De seguida, apresenta-se um menu para inserir os parâmetros de consulta, como o intervalo de consulta, formato de apresentação e se pretende corrigir as leituras excessivas, designadas como registos outliers. De forma simultânea, apresenta-se uma janela com a planta do cruzamento, disponibilizando a seleção de uma ou mais espiras a consultar. O utilizador, ao confirmar a sua seleção, faz com que o programa prossiga a recolha dos dados a partir do sistema de gestão central de tráfego e após o tratamento para valores outliers ou em falta, apresenta uma janela com um gráfico referente à percentagem de ocupação e outro com a contagem dos veículos da(s) espira(s) selecionada(s). Os resultados obtidos com esta aplicação encontram-se demonstrados neste relatório, cumprindo com os objetivos inicialmente propostos e validando o trabalho desenvolvido. Salienta-se que cada passo do processo de consulta é sujeito a verificações internas por parte do programa.The creation of means of transportation proves to be one of humanity’s most important historical milestones. Noteworthy is the invention of the automobile which its success led to the proliferation of roads and adjacent infrastructure used to support these. With the increasing use of vehicles within cities, especially in the last 100 years, traffic engineering to regulate urban traffic conditions has taken on a greater and greater role. With technological advances, intelligent transportation systems have been developed, implementing, among other devices, traffic detectors for measuring the behavior of vehicles on the roadways. These records result in a large amount of data that sometimes needs analysis and logical treatment. This dissertation, carried out at the Municipal Mobility Management Division of the Porto City Hall, proposes and develops a platform for the analysis, processing and visualization of road data from the central traffic management system implemented in the city of Porto. This system, which replaced a previous model, currently includes 153 traffic controllers, of which 3 new ones at centralized intersections, with a growing trend. Each traffic controller registers the measurements made by traffic sensors adjacent to the intersections, the inductive loop sensor, providing information about the traffic flow, as well as the percentage of occupancy of each detector. This work culminated in the implementation of the VIA application, developed in Python programming language. In a first stage, through a graphical interface, the centralized intersections are presented to the user. It should be noted that this is a pilot project, implemented on the traffic controllers of Rua da Constituição, making only 8 intersections available for consultation. Next, a menu is presented to insert the query parameters, such as the query interval, display format and whether to correct readings of excessive value, designated as outlier records. Simultaneously, a window with the intersection is presented, allowing the selection of one or more inductive loop sensors to be consulted. The user, by confirming his selection, makes the program proceed to collect data from the central traffic management system and after treatment for outliers or missing values, presents a window with a graph referring to the percentage of occupancy and another with the vehicle count of the selected inductive loop sensor. The results obtained with this application are demonstrated in this report, fulfilling the initially proposed objectives and validating the developed work. It should be noted that each step of the query process is subject to internal checks of the program.Pinto, Carla Manuela AlvesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSantos, António Domingos Dias20232026-07-24T00:00:00Z2023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23606TID:203356489porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-27T01:46:24Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23606Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:31:20.078227Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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