Marca Portugal e a sua repercussão na conjuntura contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Ricardo Filipe Pimentel.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/18053
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes de Matos Coelho.
id RCAP_8a1d81cb28ce099ab477ccae1fbee40d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/18053
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marca Portugal e a sua repercussão na conjuntura contemporâneaIdentidade de marcaMarca PortugalEstratégiaCrise financeiraInternacionalInérciaImagemDissertação de mestrado em Marketing, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes de Matos Coelho.Os princípios fundadores de muitas marcas tiveram a sua origem numa época distante, cujos parâmetros chave da respectiva construção possuem uma relação muito frágil, quer com os observados hoje quer com os que amanha se utilizarão para o efeito, muito embora a lógica de muitas marcas continue, globalmente, a mesma. Esta é basicamente centrada nas noções de diferenciação, identidade da marca, a imagem da marca para com terceiros, valor da marca, inovação e relacionamento. O projecto de promoção da Marca Portugal é já uma realidade, ainda que tenha atravessado, na sua curta história alguns períodos de indecisão, nomeadamente, em relação à melhor estratégia a seguir. Hoje em dia é evidente que a imagem e reputação internacional do nosso país (e da Marca Portugal) estão a ser afectadas pela crise financeira e toda a conjuntura de mercado dela decorrente, algo que, tendo sido construído ao longo de anos, se desmorona ao fim de dias, tal como a confiança entre as pessoas. Aparentemente parece que o nosso destino está traçado para um ciclo negativo cavado por interesses diversos a nível internacional. As marcas dos países são também construídas sobre a reputação, confiança, associações positivas sendo estes os pilares da Marca Portugal que estão a ser desvirtuados. Todos nós temos o dever de contrariar esta inércia para a qual a Marca do nosso país está a ser conduzida, tal como fazemos com o nosso bom nome e reputação pessoal quando estes são atacados. Está na altura de colocarmos estes recursos ao serviço do nosso país. Cada um de nós deve assumir o papel de contrariar estas forças e rescrever o fado que nos foi traçado, não só dando o nosso contributo para que o país melhore a sua performance económico-financeira, mas também agindo como dissuasores de uma imagem negativa que vai-se construindo sobre nós nas opiniões públicas internacionais.FEUC2011-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/18053http://hdl.handle.net/10316/18053porFonseca, Ricardo Filipe Pimentel - Marca Portugal e a sua repercussão na conjuntura contemporânea. Coimbra, 2011Fonseca, Ricardo Filipe Pimentel.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:39Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/18053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:28.814459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marca Portugal e a sua repercussão na conjuntura contemporânea
title Marca Portugal e a sua repercussão na conjuntura contemporânea
spellingShingle Marca Portugal e a sua repercussão na conjuntura contemporânea
Fonseca, Ricardo Filipe Pimentel.
Identidade de marca
Marca Portugal
Estratégia
Crise financeira
Internacional
Inércia
Imagem
title_short Marca Portugal e a sua repercussão na conjuntura contemporânea
title_full Marca Portugal e a sua repercussão na conjuntura contemporânea
title_fullStr Marca Portugal e a sua repercussão na conjuntura contemporânea
title_full_unstemmed Marca Portugal e a sua repercussão na conjuntura contemporânea
title_sort Marca Portugal e a sua repercussão na conjuntura contemporânea
author Fonseca, Ricardo Filipe Pimentel.
author_facet Fonseca, Ricardo Filipe Pimentel.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Ricardo Filipe Pimentel.
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade de marca
Marca Portugal
Estratégia
Crise financeira
Internacional
Inércia
Imagem
topic Identidade de marca
Marca Portugal
Estratégia
Crise financeira
Internacional
Inércia
Imagem
description Dissertação de mestrado em Marketing, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes de Matos Coelho.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/18053
http://hdl.handle.net/10316/18053
url http://hdl.handle.net/10316/18053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fonseca, Ricardo Filipe Pimentel - Marca Portugal e a sua repercussão na conjuntura contemporânea. Coimbra, 2011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FEUC
publisher.none.fl_str_mv FEUC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551218275254272