Marca Portugal e a sua repercussão na conjuntura contemporânea
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/18053 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes de Matos Coelho. |
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Marca Portugal e a sua repercussão na conjuntura contemporâneaIdentidade de marcaMarca PortugalEstratégiaCrise financeiraInternacionalInérciaImagemDissertação de mestrado em Marketing, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes de Matos Coelho.Os princípios fundadores de muitas marcas tiveram a sua origem numa época distante, cujos parâmetros chave da respectiva construção possuem uma relação muito frágil, quer com os observados hoje quer com os que amanha se utilizarão para o efeito, muito embora a lógica de muitas marcas continue, globalmente, a mesma. Esta é basicamente centrada nas noções de diferenciação, identidade da marca, a imagem da marca para com terceiros, valor da marca, inovação e relacionamento. O projecto de promoção da Marca Portugal é já uma realidade, ainda que tenha atravessado, na sua curta história alguns períodos de indecisão, nomeadamente, em relação à melhor estratégia a seguir. Hoje em dia é evidente que a imagem e reputação internacional do nosso país (e da Marca Portugal) estão a ser afectadas pela crise financeira e toda a conjuntura de mercado dela decorrente, algo que, tendo sido construído ao longo de anos, se desmorona ao fim de dias, tal como a confiança entre as pessoas. Aparentemente parece que o nosso destino está traçado para um ciclo negativo cavado por interesses diversos a nível internacional. As marcas dos países são também construídas sobre a reputação, confiança, associações positivas sendo estes os pilares da Marca Portugal que estão a ser desvirtuados. Todos nós temos o dever de contrariar esta inércia para a qual a Marca do nosso país está a ser conduzida, tal como fazemos com o nosso bom nome e reputação pessoal quando estes são atacados. Está na altura de colocarmos estes recursos ao serviço do nosso país. Cada um de nós deve assumir o papel de contrariar estas forças e rescrever o fado que nos foi traçado, não só dando o nosso contributo para que o país melhore a sua performance económico-financeira, mas também agindo como dissuasores de uma imagem negativa que vai-se construindo sobre nós nas opiniões públicas internacionais.FEUC2011-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/18053http://hdl.handle.net/10316/18053porFonseca, Ricardo Filipe Pimentel - Marca Portugal e a sua repercussão na conjuntura contemporânea. Coimbra, 2011Fonseca, Ricardo Filipe Pimentel.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:39Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/18053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:28.814459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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