O software GeoGebra na aprendizagem da matemática : estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/2633 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação com uma criança com Necessidades Educativas Especiais. Depois da caraterização da criança e dos contextos, partimos para uma intervenção estruturada, numa dinâmica de planificação, ação, avaliação e reflexão, geradora de práticas educativas diferenciadas e impulsionadoras do uso das tecnologias de informação e comunicação, através da utilização do software GeoGebra, como facilitador na aprendizagem da matemática, na qualidade de software educativo. Pretendemos aumentar a eficiência na realização de tarefas, diminuir as limitações e desenvolver ao máximo as capacidades da criança. Os resultados alcançados indicam-nos que a criança ao longo das sessões conseguiu ultrapassar com mais facilidade algumas das suas limitações, pelo que o software GeoGebra se revelou promotora de sucesso nas aulas de matemática |
id |
RCAP_8a3957c04d0cf4e66895d26445343078 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2633 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O software GeoGebra na aprendizagem da matemática : estudo de casoThe GeoGebra software in mathematics : case studyTecnologias de Informação e ComunicaçãoNecessidades Educativas EspeciaisMatemáticaSoftware educativo GeoGebraInformation and Communication TechnologiesSpecial NeedsMathematicsEducational Software GeogebraO presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação com uma criança com Necessidades Educativas Especiais. Depois da caraterização da criança e dos contextos, partimos para uma intervenção estruturada, numa dinâmica de planificação, ação, avaliação e reflexão, geradora de práticas educativas diferenciadas e impulsionadoras do uso das tecnologias de informação e comunicação, através da utilização do software GeoGebra, como facilitador na aprendizagem da matemática, na qualidade de software educativo. Pretendemos aumentar a eficiência na realização de tarefas, diminuir as limitações e desenvolver ao máximo as capacidades da criança. Os resultados alcançados indicam-nos que a criança ao longo das sessões conseguiu ultrapassar com mais facilidade algumas das suas limitações, pelo que o software GeoGebra se revelou promotora de sucesso nas aulas de matemáticaAbstract - This article aims to present the results of an investigation with a child Special Educational Needs. After the characterization of children and contexts, we left for a structured intervention in a dynamic planning, action, evaluation and reflection, generating differentiated educational practices and driving the use of information and communication technologies through the use of GeoGebra software, as facilitator in the learning of mathematics (educational software). We intend to increase the efficiency in performing tasks, reducing the limitations and to fully develop the capacities of the child. The results indicate us that the child throughout the sessions could more easily overcome some of their limitations, so the GeoGebra software revealed a promoter of success in math classes.Instituto da Educação da Universidade de LisboaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGil, HenriqueCosta, SofiaJorge, Sofia2014-11-27T15:16:09Z2014-112014-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2633porGIL, Henrique ; COSTA, Sofia ; JORGE, Sofia (2014) - O software GeoGebra na aprendizagem da matemática : estudo de caso. In III Congresso Internacional das TIC na Educação., Lisboa, 14-16 de Novembro - Aprendizagem online : atas. Lisboa. p. 712-722.978-989-8753-07-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:31Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2633Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:51.423400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O software GeoGebra na aprendizagem da matemática : estudo de caso The GeoGebra software in mathematics : case study |
title |
O software GeoGebra na aprendizagem da matemática : estudo de caso |
spellingShingle |
O software GeoGebra na aprendizagem da matemática : estudo de caso Gil, Henrique Tecnologias de Informação e Comunicação Necessidades Educativas Especiais Matemática Software educativo GeoGebra Information and Communication Technologies Special Needs Mathematics Educational Software Geogebra |
title_short |
O software GeoGebra na aprendizagem da matemática : estudo de caso |
title_full |
O software GeoGebra na aprendizagem da matemática : estudo de caso |
title_fullStr |
O software GeoGebra na aprendizagem da matemática : estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O software GeoGebra na aprendizagem da matemática : estudo de caso |
title_sort |
O software GeoGebra na aprendizagem da matemática : estudo de caso |
author |
Gil, Henrique |
author_facet |
Gil, Henrique Costa, Sofia Jorge, Sofia |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Sofia Jorge, Sofia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Henrique Costa, Sofia Jorge, Sofia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação Necessidades Educativas Especiais Matemática Software educativo GeoGebra Information and Communication Technologies Special Needs Mathematics Educational Software Geogebra |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação Necessidades Educativas Especiais Matemática Software educativo GeoGebra Information and Communication Technologies Special Needs Mathematics Educational Software Geogebra |
description |
O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação com uma criança com Necessidades Educativas Especiais. Depois da caraterização da criança e dos contextos, partimos para uma intervenção estruturada, numa dinâmica de planificação, ação, avaliação e reflexão, geradora de práticas educativas diferenciadas e impulsionadoras do uso das tecnologias de informação e comunicação, através da utilização do software GeoGebra, como facilitador na aprendizagem da matemática, na qualidade de software educativo. Pretendemos aumentar a eficiência na realização de tarefas, diminuir as limitações e desenvolver ao máximo as capacidades da criança. Os resultados alcançados indicam-nos que a criança ao longo das sessões conseguiu ultrapassar com mais facilidade algumas das suas limitações, pelo que o software GeoGebra se revelou promotora de sucesso nas aulas de matemática |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-27T15:16:09Z 2014-11 2014-11-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/2633 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/2633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
GIL, Henrique ; COSTA, Sofia ; JORGE, Sofia (2014) - O software GeoGebra na aprendizagem da matemática : estudo de caso. In III Congresso Internacional das TIC na Educação., Lisboa, 14-16 de Novembro - Aprendizagem online : atas. Lisboa. p. 712-722. 978-989-8753-07-6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto da Educação da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto da Educação da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130799425978368 |