Investigando números racionais com o software GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wolffenbüttel, Reni
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133653
Resumo: A presente pesquisa tem como foco o ensino dos números racionais no Ensino Fundamental. Seu objetivo é analisar as potencialidades e proposta de ensino que utiliza o computador, em particular do so fltiwmaitraeç dõee sg edoem uemtriaa dinâmica GeoGebra, e a metodologia de aulas de matemática investigativa. Essa proposta de ensino foi aplicada em turmas de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada na cidade de Sapucaia do Sul/RS. Esses estudantes já traziam conhecimentos sobre números racionais e, diante disso, esse campo numérico foi retomado com a intenção de verificar e contornar possíveis déficits de aprendizagem, assim como de ampliar o conhecimento sobre esses números por meio de investigações em que pudessem ser observadas algumas de suas características. Para isso, propusemos atividades que articulavam simultaneamente diferentes representações dos números racionais. A metodologia de pesquisa empregada foi a qualitativa. A proposta de ensino apresentada no final deste texto como alternativa de trabalho para o ensino de números racionais, e para professores, diante da análise realizada, poderem refletir acerca de suas vpiostueanicsi adliod asdoefstw ea rliem GitaeçoõGese.b Drao, sq ruees uflatavdooresc oebratimdo sa,o pso daelumnooss dae sctoamcaprr eoesn rseãcou rdsooss números racionais e suas regularidades, e o cenário investigativo-tecnológico, que fez com que eles se mantivessem engajados na investigação como agentes de seu aprendizado.
id URGS_7d670faf53de4804ac5d940ed1df1163
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133653
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Wolffenbüttel, ReniSoares, Débora da Silva2016-03-11T02:05:21Z2015http://hdl.handle.net/10183/133653000985952A presente pesquisa tem como foco o ensino dos números racionais no Ensino Fundamental. Seu objetivo é analisar as potencialidades e proposta de ensino que utiliza o computador, em particular do so fltiwmaitraeç dõee sg edoem uemtriaa dinâmica GeoGebra, e a metodologia de aulas de matemática investigativa. Essa proposta de ensino foi aplicada em turmas de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada na cidade de Sapucaia do Sul/RS. Esses estudantes já traziam conhecimentos sobre números racionais e, diante disso, esse campo numérico foi retomado com a intenção de verificar e contornar possíveis déficits de aprendizagem, assim como de ampliar o conhecimento sobre esses números por meio de investigações em que pudessem ser observadas algumas de suas características. Para isso, propusemos atividades que articulavam simultaneamente diferentes representações dos números racionais. A metodologia de pesquisa empregada foi a qualitativa. A proposta de ensino apresentada no final deste texto como alternativa de trabalho para o ensino de números racionais, e para professores, diante da análise realizada, poderem refletir acerca de suas vpiostueanicsi adliod asdoefstw ea rliem GitaeçoõGese.b Drao, sq ruees uflatavdooresc oebratimdo sa,o pso daelumnooss dae sctoamcaprr eoesn rseãcou rdsooss números racionais e suas regularidades, e o cenário investigativo-tecnológico, que fez com que eles se mantivessem engajados na investigação como agentes de seu aprendizado.This research focuses on the teaching of rational numbers in Elementary School. It's aim is to analyse The potentialities and limitations of a teaching approach which proposes the use of the computer, particularly the dynamic geometry software GeoGebra, and the methodology of investigative math classes. This teaching approach was applied to students of the 8th year of an Elementary Education public school located at Sapucaia do Sul/RS, Brazil. These students already studied rational numbers at school in previous years. Thus this numerical field has been taken into account with the intention to check and bypass possible learning deficits, as well as increase knowledge of these numbers through investigations in which it could be observed some your characteristics. For this purpose, we proposed activities that simultaneously articulated different representations of rational numbers. The research is based in a qualitative paradigm. The teaching approach is presented at the end of this text as an alternative way for teaching rational numbers and other teachers in view of the analysis can consider its potentialities and limitations. From the results, we can highlight the visuals of the GeoGebra software, which favored students the understanding of rational numbers and their regularities and the investigative - technological scenario, which caused them to remain engaged in research as their learning agents.application/pdfporEnsino de matemáticaGeoGebra : SoftwareInvestigative lessonsMathematics teachingRational numbersGeoGebra softwareInvestigando números racionais com o software GeoGebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985952.pdf000985952.pdfTexto completoapplication/pdf10185109http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133653/1/000985952.pdf289ea7cf3e7fe49231f102a6c048349aMD51TEXT000985952.pdf.txt000985952.pdf.txtExtracted Texttext/plain338145http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133653/2/000985952.pdf.txt2c090b6b2b62512d4af332af467a3974MD52THUMBNAIL000985952.pdf.jpg000985952.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133653/3/000985952.pdf.jpg4772aeb66aabb3a403f6a5685658e8fbMD5310183/1336532022-02-22 04:50:34.039022oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133653Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:50:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Investigando números racionais com o software GeoGebra
title Investigando números racionais com o software GeoGebra
spellingShingle Investigando números racionais com o software GeoGebra
Wolffenbüttel, Reni
Ensino de matemática
GeoGebra : Software
Investigative lessons
Mathematics teaching
Rational numbers
GeoGebra software
title_short Investigando números racionais com o software GeoGebra
title_full Investigando números racionais com o software GeoGebra
title_fullStr Investigando números racionais com o software GeoGebra
title_full_unstemmed Investigando números racionais com o software GeoGebra
title_sort Investigando números racionais com o software GeoGebra
author Wolffenbüttel, Reni
author_facet Wolffenbüttel, Reni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wolffenbüttel, Reni
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Débora da Silva
contributor_str_mv Soares, Débora da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
GeoGebra : Software
topic Ensino de matemática
GeoGebra : Software
Investigative lessons
Mathematics teaching
Rational numbers
GeoGebra software
dc.subject.eng.fl_str_mv Investigative lessons
Mathematics teaching
Rational numbers
GeoGebra software
description A presente pesquisa tem como foco o ensino dos números racionais no Ensino Fundamental. Seu objetivo é analisar as potencialidades e proposta de ensino que utiliza o computador, em particular do so fltiwmaitraeç dõee sg edoem uemtriaa dinâmica GeoGebra, e a metodologia de aulas de matemática investigativa. Essa proposta de ensino foi aplicada em turmas de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada na cidade de Sapucaia do Sul/RS. Esses estudantes já traziam conhecimentos sobre números racionais e, diante disso, esse campo numérico foi retomado com a intenção de verificar e contornar possíveis déficits de aprendizagem, assim como de ampliar o conhecimento sobre esses números por meio de investigações em que pudessem ser observadas algumas de suas características. Para isso, propusemos atividades que articulavam simultaneamente diferentes representações dos números racionais. A metodologia de pesquisa empregada foi a qualitativa. A proposta de ensino apresentada no final deste texto como alternativa de trabalho para o ensino de números racionais, e para professores, diante da análise realizada, poderem refletir acerca de suas vpiostueanicsi adliod asdoefstw ea rliem GitaeçoõGese.b Drao, sq ruees uflatavdooresc oebratimdo sa,o pso daelumnooss dae sctoamcaprr eoesn rseãcou rdsooss números racionais e suas regularidades, e o cenário investigativo-tecnológico, que fez com que eles se mantivessem engajados na investigação como agentes de seu aprendizado.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-11T02:05:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133653
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000985952
url http://hdl.handle.net/10183/133653
identifier_str_mv 000985952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133653/1/000985952.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133653/2/000985952.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133653/3/000985952.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 289ea7cf3e7fe49231f102a6c048349a
2c090b6b2b62512d4af332af467a3974
4772aeb66aabb3a403f6a5685658e8fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085352817295360