Aquisição da língua gestual portuguesa em crianças em idade pré-escolar com deficiência auditiva num jardim de infância bilingue na Região Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Teresa Moutinho Ribeiro Veloso
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/30208
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
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spelling Aquisição da língua gestual portuguesa em crianças em idade pré-escolar com deficiência auditiva num jardim de infância bilingue na Região NorteVocabulárioDeficiência auditivaLinguagemLínguaVocabularyHearing impairmentLanguageSpeech376.33Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)Este estudo tem como finalidade a análise dos vocábulos nomeados verbal e/ou gestualmente, em crianças com diferentes tipos e graus de deficiência auditiva (DA), de forma a perceber qual a língua primária escolhida por estas crianças. Para tal serão consideradas as variáveis independentes: a idade, o género, o tipo e o grau de DA. Para a elaboração deste estudo foi construído e desenvolvido um instrumento de avaliação, designado por Bateria de Nomeação Semântica. Esta bateria é constituída per 100 vocábulos e imagens correspondentes, existentes dentro das duas categorias e com a finalidade de avaliar a aquisição do léxico e da escolha da primeira língua, a Língua Portuguesa (LP) ou a Língua Gestual Portuguesa (LGP). Esta escolha será feita após as crianças terem sido expostas às duas línguas (LP e LGP). Como variáveis dependentes serão considerados os resultados brutos das duas categorias (nomes e verbos) da bateria. A amostra é constituída por 10 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos, que frequentam um jardim de infância de referência para crianças com DA, na região Norte. Os resultados deste estudo indicam que: a) as crianças com DA moderada nomearam 80% vocábulos espontaneamente e as crianças com DA severa nomearam 79% vocábulos, utilizando a LP e a LGP em simultâneo, podemos, também, salientar que quando nomeiam empregando, apenas, uma língua as crianças com DA moderada usam a língua oral e as de DA severa usam a língua gestual; b) existem diferenças estatisticamente significativas na aquisição de novos gestos ou no desenvolvimento da oralidade de acordo com a língua que menos utilizam, após um ano no Jardim-de- Infância de referência; c) o tipo e o grau de DA influenciam a escolha da criança para a sua primeira língua, nomeadamente as crianças com DA moderada utilizam mais frequentemente a LP e as crianças com DA severa utilizam a LGP; e d) no que refere à aquisição de novos gestos ou de novos vocábulos, verificou-se um aumento progressivo no desempenho das crianças com DA moderada e DA severa, ou seja, uma diminuição no uso de pistas (visual, semântica e/ou fonológica) fornecidas às crianças. Estas pistas têm objectivo auxiliar as crianças caso tivessem dificuldades em nomear o vocábulo.This exploratory study aims to analyse the oral and/or sign language named vocabulary in children with different types and degrees of hearing loss (HL) in order to understand what the primary language is chosen by these children. For such independent variables will be considered: age, gender, the type and degree of HL. An assessment tool was developed, referred to as Semantic Naming Battery. This battery consists of 100 words and corresponding images existing within the two categories (nouns and verbs), with the aim of assessing the acquisition of the lexicon and the choice of first language, Portuguese Language (PL) or the Portuguese Sign Language (PSL). This choice will be made after the children have been exposed to two languages (PL and PSL). The dependent variables considered will be the battery raw results. The sample consisted of ten pre-school children, aged between four and five years old who attend a pre-school of reference to children with HL, in the North Region of Portugal. The results of this study indicate that: a) children with moderate HL spontaneously named 80% and children with severe HL named 79% of the vocabulary, using the PL and PSL simultaneously, we also noted that when employing only one, children with moderate HL use oral language and severe HL use sign language; b) there are statistically significant differences in the acquisition of new signs or the development of oral language according to the language they use less, after a year in pre-school; c) the type and degree of HL influence the choice of the child to their first language, particularly children with moderate HL use more often the PL and children with severe HL use the PSL; and d) as regards of the acquisition of new signs or new words, there was a progressive increase in the performance of children with moderate and severe HL, in other words, a decrease in the use of cues (visual, semantic and/or phonological) provided to children. These clues help children if they have difficulties in naming the target word.Santos, Anabela Cruz dosUniversidade do MinhoRodrigues, Maria Teresa Moutinho Ribeiro Veloso20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30208por201407523info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:59.111111Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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