A supervisão pedagógica como processo de desenvolvimento profissional e organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, José Ilídio Paiva Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17746
Resumo: O presente estudo analisa a supervisão pedagógica enquanto processo de desenvolvimento profissional e organizacional dos professores. É um estudo desenvolvido num agrupamento de escolas, onde se procurou a perceção dos professores acerca desta relação. Deste modo, o objetivo central do estudo é perceber o entendimento dos professores acerca das práticas da supervisão pedagógica e dos respetivos impactos, quer na sua formação profissional, quer na cultura organizacional. Procura-se, assim, responder à questão: Qual a perceção dos professores sobre as práticas de supervisão pedagógica no âmbito do seu desenvolvimento profissional? Recorrendo-se a uma metodologia mista, foi aplicado um questionário a um conjunto de professores de um Agrupamento de Escolas situado na transição do norte litoral para o interior norte, triangulando-se os dados obtidos com os dados recolhidos a partir de uma entrevista a três Coordenadores de Departamento Curricular e ao Diretor do Agrupamento. Foram inquiridos professores desde a Educação Pré-escolar ao 3.º ciclo, numa amostra que rondou os 60% do universo do Agrupamento. Os dados recolhidos através do questionário evidenciam que os professores reconhecem a importância da supervisão no seu desenvolvimento profissional e na própria organização escola, considerando-a como um processo gerador de processos, nomeadamente do da sua formação profissional e da melhoria da aprendizagem dos alunos. Enquadram, assim, as funções da supervisão sobretudo no processo de avaliação de desempenho e na monitorização e coordenação curricular, reconhecendo ainda a importância da prática reflexiva e de cooperação. Todavia, tal entendimento contrasta, em parte, com os dados recolhidos através das entrevistas, que realçam as dificuldades práticas da cooperação e a perpetuação de uma cultura de escola baseada num certo individualismo e balcanização, evidenciando-se uma certa contradição entre a teoria e a prática, entre o que se deseja e o que se faz. Ou seja, se teoricamente os professores reconhecem as principais potencialidades da supervisão pedagógica, aqueles que a coordenam recordam que embora haja progressos e sinais positivos, a supervisão enquanto sustentáculo de uma prática pedagógica mais consciente, enquanto base de uma reflexão partilhada e alicerçada na e sobre a ação, enquanto base de uma ‘escola que aprende’, está ainda longe de ser uma realidade no quotidiano das escolas.
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Recorrendo-se a uma metodologia mista, foi aplicado um questionário a um conjunto de professores de um Agrupamento de Escolas situado na transição do norte litoral para o interior norte, triangulando-se os dados obtidos com os dados recolhidos a partir de uma entrevista a três Coordenadores de Departamento Curricular e ao Diretor do Agrupamento. Foram inquiridos professores desde a Educação Pré-escolar ao 3.º ciclo, numa amostra que rondou os 60% do universo do Agrupamento. Os dados recolhidos através do questionário evidenciam que os professores reconhecem a importância da supervisão no seu desenvolvimento profissional e na própria organização escola, considerando-a como um processo gerador de processos, nomeadamente do da sua formação profissional e da melhoria da aprendizagem dos alunos. Enquadram, assim, as funções da supervisão sobretudo no processo de avaliação de desempenho e na monitorização e coordenação curricular, reconhecendo ainda a importância da prática reflexiva e de cooperação. Todavia, tal entendimento contrasta, em parte, com os dados recolhidos através das entrevistas, que realçam as dificuldades práticas da cooperação e a perpetuação de uma cultura de escola baseada num certo individualismo e balcanização, evidenciando-se uma certa contradição entre a teoria e a prática, entre o que se deseja e o que se faz. Ou seja, se teoricamente os professores reconhecem as principais potencialidades da supervisão pedagógica, aqueles que a coordenam recordam que embora haja progressos e sinais positivos, a supervisão enquanto sustentáculo de uma prática pedagógica mais consciente, enquanto base de uma reflexão partilhada e alicerçada na e sobre a ação, enquanto base de uma ‘escola que aprende’, está ainda longe de ser uma realidade no quotidiano das escolas.The present study examines the pedagogical supervision as a process of professional and organizational development. This study was developed in a school grouping and sought to understand teachers’ perception about this relationship. Thus, the main objective of the study is to understand teacher’s perception about pedagogical supervision practices and about their impacts, both in their training and in the organizational culture. The study looks for an answer to the following question: what is the perception of teachers on pedagogical supervision practices within the framework of its professional development? Using a mixed methodology, a questionnaire was applied to a set of teachers of a school grouping located in the North Coastal transition into the interior North, triangulating the data obtained with the data collected from an interview to the three Curricular Department coordinators and the Director of the school grouping. The respondents were teachers from pre-school education to the 3rd cycle of basic schooling. The sample was about 60% of the universe of the teachers. The data collected through the questionnaire shows that teachers recognize the importance of supervision in professional and organizational development, considering it as a process that generates processes, namely the process of their training and of improving students' learning. The functions of supervision are framed especially in the performance evaluation process and in the monitoring and curriculum coordination, recognizing the importance of reflective practice and cooperation. However, such understanding contrasts, in part, with the data collected through interviews, which enhances the practical difficulties of cooperation and the perpetuation of a school based on a certain individualism and balkanization, showing a certain contradiction between theory and practice, between what you want and what you do. That means that, if theoretically teachers recognize the major potential of pedagogical supervision, those who coordinate it point out that although there is progress and positive signs, supervision, as a tool that promotes a more conscious pedagogical practice, as a basis for a shared reflection, rooted in and about action, as the basis of a ' learning school ', is still far from being a reality in the daily life of schools.Cabral, IlídiaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRamos, José Ilídio Paiva Silva2015-05-26T15:35:33Z2015-02-0620152015-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17746TID:201491133porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-23T01:39:38Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:49.772293Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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