Supervisão pedagógica e crescimento profissional no processo de avaliação de desempenho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Paula Arnaud
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ribeiro, Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/23041
Resumo: A supervisão pedagógica é considerada, por muitos autores e legisladores, como uma mais-valia e um contributo imprescindível para o crescimento e (re)qualificação das organizações escolares, bem como para a melhoria contínua do serviço educativo que prestam. Assim, deverá ser encarada como uma ferramenta pedagógica ao serviço dos professores, ao longo de toda a sua carreira (formação contínua), bem como da organização escolar, promovendo, no seu interior, uma abordagem reflexiva e dialogante entre todos os atores educativos: escola aprendente. Os dados apresentados evidenciam que a supervisão deve ser concebida como um instrumento de formação ao longo da vida, que potencializa a inovação, a autonomia e o crescimento profissional dos professores, consubstanciada numa aprendizagem que, apesar de possuir uma vertente individual (autorreflexão, autoavaliação, autoformação,…), deverá focalizar-se num contexto coletivo de partilha de saberes, de experiências, de vivências, caminhando, desta forma, para a promoção de uma escola reflexiva e detentora de professores igualmente reflexivos. A Avaliação de Desempenho Docente (ADD) deve ser concebida como mais um processo de aprendizagem, de melhoria e de crescimento profissional, onde a supervisão surge como uma ferramenta ao serviço dessa melhoria e crescimento profissional.
id RCAP_da4d340dbe19bdaace5bcc4905335c93
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23041
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão pedagógica e crescimento profissional no processo de avaliação de desempenho docentePedagogical supervision and professional growth in the process of teacher performance evaluationOrganização aprendenteEscola reflexivaSupervisão pedagógicaFormaçãoMelhoriaAvaliaçãoDesenvolvimento profissionalLearning organisationThinking schoolEducational supervisionTrainingImprovementAssessmentProfessional developmentA supervisão pedagógica é considerada, por muitos autores e legisladores, como uma mais-valia e um contributo imprescindível para o crescimento e (re)qualificação das organizações escolares, bem como para a melhoria contínua do serviço educativo que prestam. Assim, deverá ser encarada como uma ferramenta pedagógica ao serviço dos professores, ao longo de toda a sua carreira (formação contínua), bem como da organização escolar, promovendo, no seu interior, uma abordagem reflexiva e dialogante entre todos os atores educativos: escola aprendente. Os dados apresentados evidenciam que a supervisão deve ser concebida como um instrumento de formação ao longo da vida, que potencializa a inovação, a autonomia e o crescimento profissional dos professores, consubstanciada numa aprendizagem que, apesar de possuir uma vertente individual (autorreflexão, autoavaliação, autoformação,…), deverá focalizar-se num contexto coletivo de partilha de saberes, de experiências, de vivências, caminhando, desta forma, para a promoção de uma escola reflexiva e detentora de professores igualmente reflexivos. A Avaliação de Desempenho Docente (ADD) deve ser concebida como mais um processo de aprendizagem, de melhoria e de crescimento profissional, onde a supervisão surge como uma ferramenta ao serviço dessa melhoria e crescimento profissional.Educational supervision is considered by many authors and lawmakers, as an asset and an essential contribution to the growth and (re)qualification of school organizations, as well as to the continuous improvement of the educational service it provides. Therefore, it should be understood as an educational tool at the service of teachers throughout their career (lifelong training), along with the school organization, promoting within a reflective thinking and a dialoguing approach, among all educational stakeholders towards a learning school. By performing their purposes, they should apply the standard(s), the setting(s) and the supervision style(s) they realize as filling the needs and uniqueness of each teacher/school organization, always within an environment of action-thought that upholds learning and the improvement of the educational action of all the interlocutors. Every supervising action (including teachers’ performance assessment (ADD) should be applied within processes where supervision and appraisal go "side by side", making synergies and complement, in favour of development and improvement of the educational service that the organization provides (to the students and to all of its professionals). The presented data proves that supervision should be designed as an instrument of lifelong training, that enhances innovation, teachers autonomy and professional growth, based on learning that, despite having an individual side (self-thinking, self-assessment, self-training ...), should be focused in a context of collective sharing of know-hows, of practices, of life-experiences, thus evolving the promotion of a thinking school which holds equally thinking teachers. Teacher’s assessment must also be considered as another learning, improvement and professional growth process, where educational monitoring appears as a tool in service of that same improvement and professional growth.Universidade Católica PortuguesaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaDias, Paula ArnaudRibeiro, Célia2017-10-12T13:42:48Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/23041porDIAS, Paula Arnaud; RIBEIRO, Célia - Supervisão pedagógica e crescimento profissional no processo de avaliação de desempenho docente. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 23 (2015), p. 125-154.0872-556X10.7559/gestaoedesenvolvimento.2015.275info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:13Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23041Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:05.482803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão pedagógica e crescimento profissional no processo de avaliação de desempenho docente
Pedagogical supervision and professional growth in the process of teacher performance evaluation
title Supervisão pedagógica e crescimento profissional no processo de avaliação de desempenho docente
spellingShingle Supervisão pedagógica e crescimento profissional no processo de avaliação de desempenho docente
Dias, Paula Arnaud
Organização aprendente
Escola reflexiva
Supervisão pedagógica
Formação
Melhoria
Avaliação
Desenvolvimento profissional
Learning organisation
Thinking school
Educational supervision
Training
Improvement
Assessment
Professional development
title_short Supervisão pedagógica e crescimento profissional no processo de avaliação de desempenho docente
title_full Supervisão pedagógica e crescimento profissional no processo de avaliação de desempenho docente
title_fullStr Supervisão pedagógica e crescimento profissional no processo de avaliação de desempenho docente
title_full_unstemmed Supervisão pedagógica e crescimento profissional no processo de avaliação de desempenho docente
title_sort Supervisão pedagógica e crescimento profissional no processo de avaliação de desempenho docente
author Dias, Paula Arnaud
author_facet Dias, Paula Arnaud
Ribeiro, Célia
author_role author
author2 Ribeiro, Célia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Paula Arnaud
Ribeiro, Célia
dc.subject.por.fl_str_mv Organização aprendente
Escola reflexiva
Supervisão pedagógica
Formação
Melhoria
Avaliação
Desenvolvimento profissional
Learning organisation
Thinking school
Educational supervision
Training
Improvement
Assessment
Professional development
topic Organização aprendente
Escola reflexiva
Supervisão pedagógica
Formação
Melhoria
Avaliação
Desenvolvimento profissional
Learning organisation
Thinking school
Educational supervision
Training
Improvement
Assessment
Professional development
description A supervisão pedagógica é considerada, por muitos autores e legisladores, como uma mais-valia e um contributo imprescindível para o crescimento e (re)qualificação das organizações escolares, bem como para a melhoria contínua do serviço educativo que prestam. Assim, deverá ser encarada como uma ferramenta pedagógica ao serviço dos professores, ao longo de toda a sua carreira (formação contínua), bem como da organização escolar, promovendo, no seu interior, uma abordagem reflexiva e dialogante entre todos os atores educativos: escola aprendente. Os dados apresentados evidenciam que a supervisão deve ser concebida como um instrumento de formação ao longo da vida, que potencializa a inovação, a autonomia e o crescimento profissional dos professores, consubstanciada numa aprendizagem que, apesar de possuir uma vertente individual (autorreflexão, autoavaliação, autoformação,…), deverá focalizar-se num contexto coletivo de partilha de saberes, de experiências, de vivências, caminhando, desta forma, para a promoção de uma escola reflexiva e detentora de professores igualmente reflexivos. A Avaliação de Desempenho Docente (ADD) deve ser concebida como mais um processo de aprendizagem, de melhoria e de crescimento profissional, onde a supervisão surge como uma ferramenta ao serviço dessa melhoria e crescimento profissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2017-10-12T13:42:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/23041
url http://hdl.handle.net/10400.14/23041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DIAS, Paula Arnaud; RIBEIRO, Célia - Supervisão pedagógica e crescimento profissional no processo de avaliação de desempenho docente. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 23 (2015), p. 125-154.
0872-556X
10.7559/gestaoedesenvolvimento.2015.275
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131884354011136