Educação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar: o caso da Escola Secundária da Ilha da Boa Vista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Helena Margarida Casal
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10022
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma aventura que teve início aquando da identificação de um problema: a existência do espaço de uma Biblioteca ao abandono, que provocava o descontentamento de uma inteira comunidade educativa. Na linha mais positivista do pensamento humano, problemas são desafios e esse foi o ponto de viragem no destino da Biblioteca onde decidimos intervir. No percurso investigativo que construímos, abordamos inicialmente um conjunto de elementos que enquadram a problemática, nomeadamente o papel e a importância da biblioteca escolar e aspetos relacionados com os desafios educativos de um jovem país como Cabo Verde. No estudo empírico apresentamos os procedimentos seguidos para o percurso de transformação da biblioteca: análise da situação da biblioteca (análise SWOT) e propostas de melhoria, aplicação de um questionário aos professores e desenvolvimento de algumas atividades de promoção da biblioteca. Os dados recolhidos mostram que a mudança necessária para termos uma Biblioteca Escolar, no liceu em estudo, está ao alcance de uma estreita colaboração entre a direção, o corpo docente e os parceiros adequados.
id RCAP_8a5d7687f8ce22dcc0e6a3b74d9f0360
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10022
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar: o caso da Escola Secundária da Ilha da Boa VistaEducação para todosEducação colaborativaBibliotecas escolaresProfessor bibliotecárioEnsino secundárioObjetivos de Desenvolvimento SustentávelEstudo de casosCabo VerdeSchool libraryCape VerdeSustainable Development GoalsODS::04:Educação de QualidadeEste trabalho é o resultado de uma aventura que teve início aquando da identificação de um problema: a existência do espaço de uma Biblioteca ao abandono, que provocava o descontentamento de uma inteira comunidade educativa. Na linha mais positivista do pensamento humano, problemas são desafios e esse foi o ponto de viragem no destino da Biblioteca onde decidimos intervir. No percurso investigativo que construímos, abordamos inicialmente um conjunto de elementos que enquadram a problemática, nomeadamente o papel e a importância da biblioteca escolar e aspetos relacionados com os desafios educativos de um jovem país como Cabo Verde. No estudo empírico apresentamos os procedimentos seguidos para o percurso de transformação da biblioteca: análise da situação da biblioteca (análise SWOT) e propostas de melhoria, aplicação de um questionário aos professores e desenvolvimento de algumas atividades de promoção da biblioteca. Os dados recolhidos mostram que a mudança necessária para termos uma Biblioteca Escolar, no liceu em estudo, está ao alcance de uma estreita colaboração entre a direção, o corpo docente e os parceiros adequados.This work is the result of an adventure that began when a problem was identified: the existence of an abandoned Library space, which caused the discontent of an entire educational community. In the most positivist line of human thought, problems are challenges and this was the turning point in the destiny of the Library where we decided to intervene. In the investigative path we have built, we initially approached a set of elements that fit the problem, namely the role and importance of the school library and aspects related to the educational challenges of a young country like Cape Verde. In the empirical study, we present the procedures followed for the library transformation path: analysis of the library situation (SWOT analysis) and proposals for improvement, application of a questionnaire to teachers and development of some activities to promote the library. The data collected shows that the necessary change to have a School Library, in the high school under study, is within reach of a close collaboration between the direction, the faculty and the appropriate partners.Bastos, GlóriaRepositório AbertoDuarte, Helena Margarida Casal2020-09-21T14:25:20Z2020-07-202020-09-212020-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10022TID:202521699porDuarte, Helena Margarida Casal - Educação para todos em Cabo Verde [Em linha]: o contributo da biblioteca escolar: o caso da Escola Secundária da Ilha da Boa Vista. Lisboa: [s.n.], 2020. 170 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:09Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:40.982034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar: o caso da Escola Secundária da Ilha da Boa Vista
title Educação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar: o caso da Escola Secundária da Ilha da Boa Vista
spellingShingle Educação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar: o caso da Escola Secundária da Ilha da Boa Vista
Duarte, Helena Margarida Casal
Educação para todos
Educação colaborativa
Bibliotecas escolares
Professor bibliotecário
Ensino secundário
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Estudo de casos
Cabo Verde
School library
Cape Verde
Sustainable Development Goals
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Educação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar: o caso da Escola Secundária da Ilha da Boa Vista
title_full Educação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar: o caso da Escola Secundária da Ilha da Boa Vista
title_fullStr Educação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar: o caso da Escola Secundária da Ilha da Boa Vista
title_full_unstemmed Educação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar: o caso da Escola Secundária da Ilha da Boa Vista
title_sort Educação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar: o caso da Escola Secundária da Ilha da Boa Vista
author Duarte, Helena Margarida Casal
author_facet Duarte, Helena Margarida Casal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Glória
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Helena Margarida Casal
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para todos
Educação colaborativa
Bibliotecas escolares
Professor bibliotecário
Ensino secundário
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Estudo de casos
Cabo Verde
School library
Cape Verde
Sustainable Development Goals
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Educação para todos
Educação colaborativa
Bibliotecas escolares
Professor bibliotecário
Ensino secundário
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Estudo de casos
Cabo Verde
School library
Cape Verde
Sustainable Development Goals
ODS::04:Educação de Qualidade
description Este trabalho é o resultado de uma aventura que teve início aquando da identificação de um problema: a existência do espaço de uma Biblioteca ao abandono, que provocava o descontentamento de uma inteira comunidade educativa. Na linha mais positivista do pensamento humano, problemas são desafios e esse foi o ponto de viragem no destino da Biblioteca onde decidimos intervir. No percurso investigativo que construímos, abordamos inicialmente um conjunto de elementos que enquadram a problemática, nomeadamente o papel e a importância da biblioteca escolar e aspetos relacionados com os desafios educativos de um jovem país como Cabo Verde. No estudo empírico apresentamos os procedimentos seguidos para o percurso de transformação da biblioteca: análise da situação da biblioteca (análise SWOT) e propostas de melhoria, aplicação de um questionário aos professores e desenvolvimento de algumas atividades de promoção da biblioteca. Os dados recolhidos mostram que a mudança necessária para termos uma Biblioteca Escolar, no liceu em estudo, está ao alcance de uma estreita colaboração entre a direção, o corpo docente e os parceiros adequados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-21T14:25:20Z
2020-07-20
2020-09-21
2020-07-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10022
TID:202521699
url http://hdl.handle.net/10400.2/10022
identifier_str_mv TID:202521699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Duarte, Helena Margarida Casal - Educação para todos em Cabo Verde [Em linha]: o contributo da biblioteca escolar: o caso da Escola Secundária da Ilha da Boa Vista. Lisboa: [s.n.], 2020. 170 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135082583162880