Educação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar: o caso da Escola Secundária da Ilha da Boa Vista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/10022 |
Resumo: | Este trabalho é o resultado de uma aventura que teve início aquando da identificação de um problema: a existência do espaço de uma Biblioteca ao abandono, que provocava o descontentamento de uma inteira comunidade educativa. Na linha mais positivista do pensamento humano, problemas são desafios e esse foi o ponto de viragem no destino da Biblioteca onde decidimos intervir. No percurso investigativo que construímos, abordamos inicialmente um conjunto de elementos que enquadram a problemática, nomeadamente o papel e a importância da biblioteca escolar e aspetos relacionados com os desafios educativos de um jovem país como Cabo Verde. No estudo empírico apresentamos os procedimentos seguidos para o percurso de transformação da biblioteca: análise da situação da biblioteca (análise SWOT) e propostas de melhoria, aplicação de um questionário aos professores e desenvolvimento de algumas atividades de promoção da biblioteca. Os dados recolhidos mostram que a mudança necessária para termos uma Biblioteca Escolar, no liceu em estudo, está ao alcance de uma estreita colaboração entre a direção, o corpo docente e os parceiros adequados. |
id |
RCAP_8a5d7687f8ce22dcc0e6a3b74d9f0360 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10022 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar: o caso da Escola Secundária da Ilha da Boa VistaEducação para todosEducação colaborativaBibliotecas escolaresProfessor bibliotecárioEnsino secundárioObjetivos de Desenvolvimento SustentávelEstudo de casosCabo VerdeSchool libraryCape VerdeSustainable Development GoalsODS::04:Educação de QualidadeEste trabalho é o resultado de uma aventura que teve início aquando da identificação de um problema: a existência do espaço de uma Biblioteca ao abandono, que provocava o descontentamento de uma inteira comunidade educativa. Na linha mais positivista do pensamento humano, problemas são desafios e esse foi o ponto de viragem no destino da Biblioteca onde decidimos intervir. No percurso investigativo que construímos, abordamos inicialmente um conjunto de elementos que enquadram a problemática, nomeadamente o papel e a importância da biblioteca escolar e aspetos relacionados com os desafios educativos de um jovem país como Cabo Verde. No estudo empírico apresentamos os procedimentos seguidos para o percurso de transformação da biblioteca: análise da situação da biblioteca (análise SWOT) e propostas de melhoria, aplicação de um questionário aos professores e desenvolvimento de algumas atividades de promoção da biblioteca. Os dados recolhidos mostram que a mudança necessária para termos uma Biblioteca Escolar, no liceu em estudo, está ao alcance de uma estreita colaboração entre a direção, o corpo docente e os parceiros adequados.This work is the result of an adventure that began when a problem was identified: the existence of an abandoned Library space, which caused the discontent of an entire educational community. In the most positivist line of human thought, problems are challenges and this was the turning point in the destiny of the Library where we decided to intervene. In the investigative path we have built, we initially approached a set of elements that fit the problem, namely the role and importance of the school library and aspects related to the educational challenges of a young country like Cape Verde. In the empirical study, we present the procedures followed for the library transformation path: analysis of the library situation (SWOT analysis) and proposals for improvement, application of a questionnaire to teachers and development of some activities to promote the library. The data collected shows that the necessary change to have a School Library, in the high school under study, is within reach of a close collaboration between the direction, the faculty and the appropriate partners.Bastos, GlóriaRepositório AbertoDuarte, Helena Margarida Casal2020-09-21T14:25:20Z2020-07-202020-09-212020-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10022TID:202521699porDuarte, Helena Margarida Casal - Educação para todos em Cabo Verde [Em linha]: o contributo da biblioteca escolar: o caso da Escola Secundária da Ilha da Boa Vista. Lisboa: [s.n.], 2020. 170 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:09Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:40.982034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar: o caso da Escola Secundária da Ilha da Boa Vista |
title |
Educação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar: o caso da Escola Secundária da Ilha da Boa Vista |
spellingShingle |
Educação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar: o caso da Escola Secundária da Ilha da Boa Vista Duarte, Helena Margarida Casal Educação para todos Educação colaborativa Bibliotecas escolares Professor bibliotecário Ensino secundário Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Estudo de casos Cabo Verde School library Cape Verde Sustainable Development Goals ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Educação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar: o caso da Escola Secundária da Ilha da Boa Vista |
title_full |
Educação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar: o caso da Escola Secundária da Ilha da Boa Vista |
title_fullStr |
Educação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar: o caso da Escola Secundária da Ilha da Boa Vista |
title_full_unstemmed |
Educação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar: o caso da Escola Secundária da Ilha da Boa Vista |
title_sort |
Educação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar: o caso da Escola Secundária da Ilha da Boa Vista |
author |
Duarte, Helena Margarida Casal |
author_facet |
Duarte, Helena Margarida Casal |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bastos, Glória Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Helena Margarida Casal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação para todos Educação colaborativa Bibliotecas escolares Professor bibliotecário Ensino secundário Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Estudo de casos Cabo Verde School library Cape Verde Sustainable Development Goals ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Educação para todos Educação colaborativa Bibliotecas escolares Professor bibliotecário Ensino secundário Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Estudo de casos Cabo Verde School library Cape Verde Sustainable Development Goals ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
Este trabalho é o resultado de uma aventura que teve início aquando da identificação de um problema: a existência do espaço de uma Biblioteca ao abandono, que provocava o descontentamento de uma inteira comunidade educativa. Na linha mais positivista do pensamento humano, problemas são desafios e esse foi o ponto de viragem no destino da Biblioteca onde decidimos intervir. No percurso investigativo que construímos, abordamos inicialmente um conjunto de elementos que enquadram a problemática, nomeadamente o papel e a importância da biblioteca escolar e aspetos relacionados com os desafios educativos de um jovem país como Cabo Verde. No estudo empírico apresentamos os procedimentos seguidos para o percurso de transformação da biblioteca: análise da situação da biblioteca (análise SWOT) e propostas de melhoria, aplicação de um questionário aos professores e desenvolvimento de algumas atividades de promoção da biblioteca. Os dados recolhidos mostram que a mudança necessária para termos uma Biblioteca Escolar, no liceu em estudo, está ao alcance de uma estreita colaboração entre a direção, o corpo docente e os parceiros adequados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-21T14:25:20Z 2020-07-20 2020-09-21 2020-07-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/10022 TID:202521699 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/10022 |
identifier_str_mv |
TID:202521699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Duarte, Helena Margarida Casal - Educação para todos em Cabo Verde [Em linha]: o contributo da biblioteca escolar: o caso da Escola Secundária da Ilha da Boa Vista. Lisboa: [s.n.], 2020. 170 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135082583162880 |