Satisfação e lealdade dos estudantes que frequentam os Cursos Técnicos Superiores Profissionais: o caso do Instituto Politécnico de Bragança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Inês S.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14241
Resumo: Mestrado APNOR
id RCAP_8a5dcc244d5a0138f0a83ba11aaf7bdf
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14241
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfação e lealdade dos estudantes que frequentam os Cursos Técnicos Superiores Profissionais: o caso do Instituto Politécnico de BragançaSatisfaçãoLealdadePolitécnico de BragançaCursos técnicos superiores profissionaisMestrado APNORCom o aumento do número de estudantes que frequentam o ensino superior e a competitividade existente entre estas mesmas instituições, é necessário que exista por parte das instituições um conhecimento sobre a perceção dos seus clientes em relação à satisfação e à lealdade. A presente investigação empírica tem como objetivo principal analisar a satisfação e a lealdade dos estudantes que frequentam os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) do Instituto Politécnico de Bragança. Este estudo adotou uma abordagem quantitativa através da aplicação de um inquérito por questionário aos estudantes dos CTeSP. Aplicaram-se inquéritos aos 370 estudantes matriculados nos referidos cursos, tendo-se assumido um erro amostral final de 3,1% e um nível de significância de 5%. Os resultados revelaram que a localização geográfica é o fator mais importante na escolha da instituição; a principal via de informação para terem conhecimento dos CTeSP foram os colegas/amigos; revelam que estudantes se encontram bem informados no momento da candidatura; a maioria dos estudantes recomendaria o Instituto Politécnico de Bragança a um amigo e uma percentagem elevada pretende continuar o seu percurso académico no Instituto Politécnico de Bragança. Em termos globais, verificou-se que não existem diferenças estatisticamente significativas por unidade orgânica nem por variável sociodemográfica relativamente à Satisfação Global, ou seja, não existem diferenças logo as hipóteses não são validadas. Em concreto, no que diz respeito ao local/CTeSP onde é ministrado o CTeSP existem diferenças quanto à Satisfação Global. Quanto à escolha do IPB não interessa estar informado para ter escolhido este como primeira opção, mas para a escolha do CTeSP é necessário estar informados para a escolha deste. Confirmou-se ainda a existência de uma associação positiva entre as variáveis “relação do CTeSP com o Instituto Politécnico de Bragança” e “Satisfação Global” e as variáveis “recomendaria o Instituto Politécnico de Bragança a um amigo”, “pretende continuar o seu percurso no IPB” e “Satisfação Global”, tal significa que se encontram relacionadas, uma variável depende da outra. Por último, verificou-se que não existe uma associação entre a “residência à data de candidatura no Instituto Politécnico de Bragança” e o “CTeSP que frequenta”, ou seja, não existe relação entre estas variáveis, pois os estudantes não escolhem o CTeSP que frequentam tendo em conta a residência que tinham à data de candidatura.With the increase of the number of students attending higher education and the competitiveness existing between these same institutions, it is necessary for the Institutions to have knowledge about the perception of their clients in relation to satisfaction and loyalty. The main objective of the present empirical research is to analyse the satisfaction and loyalty of students who attend the Professional Technical Higher Courses (CTeSP) at the Polytechnic Institute of Bragança. This study adopted a quantitative approach through the application of a survey to students from CTeSP. Surveys were applied to the 370 students enrolled in these courses, with a final sample error of 3.1% and a significance level of 5%. The results showed that the geographical location is the most important factor in the choice of the institution; the main way of information was colleagues/friends; reveal that students are well informed at the time of application; most of the students would recommend the Polytechnic Institute of Bragança to a friend and a high percentage intends to continue their academic course in the Polytechnic Institute of Bragança. Overall, it was found that there are no statistically significant differences per school or sociodemographic variable with respect to Global satisfaction, that is, there are no differences as soon as the hypotheses are not validated. Specifically, with respect to the location/CTeSP where the CTeSP is administered there are differences regarding Global Satisfaction. Regarding the choice of the Polytechnic Institute of Bragança does not matter to be informed to have chosen this as the first option but for the choice of the CTeSP it is necessary to be informed for the choice of this one. It was also confirmed the existence of a positive association between the variables “relation of the CTeSP with the Polytechnic Institute of Bragança” and “Global Satisfaction” and the variables “would recommend the Polytechnic Institute of Bragança to a friend”, “intends to continue its course in the Polytechnic Institute of Bragança” and “Global Satisfaction”, this means that they are related, one variable depends on the other. Finally, it was verified that there is no association between the “residence at the date of application in the Polytechnic Institute of Bragança” and the "CTeSP that attends", that is to say there is no relation between these variables, since the students do not choose the CTeSP that they attend taking into account the residence they had at the time of application.Nogueira, Sónia P.Fernandes, Paula O.Biblioteca Digital do IPBFerreira, Inês S.2017-04-28T14:38:24Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14241TID:201783908porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:33:31Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:07.661948Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação e lealdade dos estudantes que frequentam os Cursos Técnicos Superiores Profissionais: o caso do Instituto Politécnico de Bragança
title Satisfação e lealdade dos estudantes que frequentam os Cursos Técnicos Superiores Profissionais: o caso do Instituto Politécnico de Bragança
spellingShingle Satisfação e lealdade dos estudantes que frequentam os Cursos Técnicos Superiores Profissionais: o caso do Instituto Politécnico de Bragança
Ferreira, Inês S.
Satisfação
Lealdade
Politécnico de Bragança
Cursos técnicos superiores profissionais
title_short Satisfação e lealdade dos estudantes que frequentam os Cursos Técnicos Superiores Profissionais: o caso do Instituto Politécnico de Bragança
title_full Satisfação e lealdade dos estudantes que frequentam os Cursos Técnicos Superiores Profissionais: o caso do Instituto Politécnico de Bragança
title_fullStr Satisfação e lealdade dos estudantes que frequentam os Cursos Técnicos Superiores Profissionais: o caso do Instituto Politécnico de Bragança
title_full_unstemmed Satisfação e lealdade dos estudantes que frequentam os Cursos Técnicos Superiores Profissionais: o caso do Instituto Politécnico de Bragança
title_sort Satisfação e lealdade dos estudantes que frequentam os Cursos Técnicos Superiores Profissionais: o caso do Instituto Politécnico de Bragança
author Ferreira, Inês S.
author_facet Ferreira, Inês S.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Sónia P.
Fernandes, Paula O.
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Inês S.
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação
Lealdade
Politécnico de Bragança
Cursos técnicos superiores profissionais
topic Satisfação
Lealdade
Politécnico de Bragança
Cursos técnicos superiores profissionais
description Mestrado APNOR
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-28T14:38:24Z
2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14241
TID:201783908
url http://hdl.handle.net/10198/14241
identifier_str_mv TID:201783908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135287184457728