Estudo sobre o abandono escolar nos cursos do 1.º e 2.º ciclos de estudos do Instituto Politécnico de Bragança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sérgio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14479
Resumo: Mestrado APNOR
id RCAP_99659b60c279bff928cf975cedea460c
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14479
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo sobre o abandono escolar nos cursos do 1.º e 2.º ciclos de estudos do Instituto Politécnico de BragançaEstudantesEnsino SuperiorMotivos/razões do abandonoInstituto Politécnico de BragançaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado APNORTemáticas como o abandono escolar no Ensino Superior têm sido uma crescente preocupação por parte das Instituições do Ensino Superior (IES), pelo que o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) não é exceção. Neste sentido, o principal objetivo do presente trabalho de investigação assenta em conhecer os motivos do abandono escolar nos cursos do 1.º e 2.º ciclos de estudos do Instituto Politécnico de Bragança, conhecer os níveis de abandono, por unidade orgânica, ciclo de estudos e anos curriculares, identificar em que momento ocorre o abandono nas diferentes unidades orgânicas e identificar do perfil dos estudantes que abandonam os estudos, para o período de 2008 a 2012. Recolheu-se informação de 4107 estudantes que abandonaram o IPB e destes apenas foram trabalhados, aleatoriamente, 350 inquiridos. A recolha de dados, dos 350 inquiridos, foi realizada via telefone no período de março a maio de 2014. Os principais resultados permitem concluir o registo de uma elevada taxa de abandono que ronda os 20% anuais. Os estudantes que abandonaram o IPB e foram frequentar outra IES estava relacionada com a distância, ou seja, optaram por frequentar IES mais próximas do local de residência. As razões/motivos que levaram o estudante a abandonar o IPB centram-se e essencialmente em: incompatibilidade profissional; incompatibilidade de horário; estar longe de casa – distância; inserção no mercado de trabalho; transferência para outra instituição de ensino; dificuldades económicas e problemas pessoais, familiares. Ainda, 72,57% manifestaram a intenção de continuar a frequentar o curso caso o mesmo fosse ministrado via e-learning. Foram identificados dois perfis de estudantes, o Perfil de estudantes no mercado de trabalho e o Perfil de estudantes em contexto de residência e trajetória escolar.Issues such as school dropouts in higher education has been a growing concern on the part of Higher Education Institutions (HEI), and the Polytechnic Institute of Bragança (IPB) is no exception. In this sense, the main objective of this research is to know the reasons for dropping out in the 1st and 2nd cycle programmes of the Polytechnic Institute of Bragança. To know the levels of dropout, by organic unit, cycle of studies and curricular years. Identify when abandonment occurs in the different organic unit and identify the profile of students who drop out of school in the period 2008 to 2012. The information was collected from 4107 students who dropped out of the IPB, between 2008 and 2012. The sample size was 350, of the 4107, and were chosen probabilistically using the random sampling process. The data collection of the 350 respondents was carried out by telephone from March to May 2014. The main results showed that a high dropout rate is around 20% per year. Students who left the IPB and were attending another HEI was related to the distance, or have chosen to attend the nearest HEI place of residence. The reasons/motives that led the student to leave the IPB are focus mainly on professional incompatibility, time incompatibility, being away from home – distance, insertion in the labour market, transfer to another educational institution, economic difficulties and personal problems, with family. Still, 72.57% expressed their intention to continue attending the course if it was taught via e-learning. Two profiles of students were identified, the Profile of students in the labour market and the Profile of students in context of residence and school trajectory.Fernandes, Paula O.Alves, AlbanoBiblioteca Digital do IPBFerreira, Sérgio2017-09-14T15:26:22Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14479TID:201731550porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:34:02Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:20.080196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre o abandono escolar nos cursos do 1.º e 2.º ciclos de estudos do Instituto Politécnico de Bragança
title Estudo sobre o abandono escolar nos cursos do 1.º e 2.º ciclos de estudos do Instituto Politécnico de Bragança
spellingShingle Estudo sobre o abandono escolar nos cursos do 1.º e 2.º ciclos de estudos do Instituto Politécnico de Bragança
Ferreira, Sérgio
Estudantes
Ensino Superior
Motivos/razões do abandono
Instituto Politécnico de Bragança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Estudo sobre o abandono escolar nos cursos do 1.º e 2.º ciclos de estudos do Instituto Politécnico de Bragança
title_full Estudo sobre o abandono escolar nos cursos do 1.º e 2.º ciclos de estudos do Instituto Politécnico de Bragança
title_fullStr Estudo sobre o abandono escolar nos cursos do 1.º e 2.º ciclos de estudos do Instituto Politécnico de Bragança
title_full_unstemmed Estudo sobre o abandono escolar nos cursos do 1.º e 2.º ciclos de estudos do Instituto Politécnico de Bragança
title_sort Estudo sobre o abandono escolar nos cursos do 1.º e 2.º ciclos de estudos do Instituto Politécnico de Bragança
author Ferreira, Sérgio
author_facet Ferreira, Sérgio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Paula O.
Alves, Albano
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes
Ensino Superior
Motivos/razões do abandono
Instituto Politécnico de Bragança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estudantes
Ensino Superior
Motivos/razões do abandono
Instituto Politécnico de Bragança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Mestrado APNOR
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-14T15:26:22Z
2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14479
TID:201731550
url http://hdl.handle.net/10198/14479
identifier_str_mv TID:201731550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135290593378304