Fluência da leitura em voz alta: contributo da ultilização de Podcast para o desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Filipa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/4669
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_8aa4dcafdd2eab10d50ba0e686669700
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/4669
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fluência da leitura em voz alta: contributo da ultilização de Podcast para o desenvolvimentoLeitura oralFluência de leituraPodcastWeb 2.0Relatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioReading aloudReading fluencyPodcastWeb 2.0Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo insere-se globalmente na temática do desenvolvimento da fluência de leitura em voz alta no 1.º Ciclo do Ensino Básico, através do recurso a uma ferramenta da Web 2.0, o podcast. O seu objetivo foi, pois, compreender de que forma a gravação de podcasts por crianças pode influenciar a sua fluência de leitura oral, tendo sido desenvolvido com uma turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este projeto, pretendeu-se criar um ambiente motivador para o desenvolvimento da fluência de leitura em voz alta, através do recurso às TIC, mais especificamente a uma das ferramentas da Web 2.0 – podcasting – e à participação no concurso dinamizado pelo Ministério da Educação e Ciência – “Conta-nos uma história…” Na fase inicial do projeto, o referido concurso foi apresentado às crianças, bem como desenvolvidas as primeiras noções acerca dos podcasts. Numa segunda etapa, os alunos, em grupo, construíram os contos a partir dos quais realizariam os seus podcasts, reviram e treinaram a sua leitura. Posteriormente, cada grupo gravou o seu conto, de acordo com a divisão das falas, previamente estipulada. A partir da discussão gerada entre os grupos, puderam debater as suas leituras e as dos colegas, ajudando-se mutuamente e selecionando as gravações que fariam parte do produto final. Por fim, realizaram a avaliação do trabalho realizado. No final da implementação deste projeto, foi possível perceber que o trabalho desenvolvido contribuiu para a reflexão dos alunos sobre a leitura oral e que o recurso às ferramentas da Web 2.0, neste caso, ao podcasting, pode constituir-se como um importante motor de aprendizagem e desenvolvimento da fluência da leitura em voz alta pela tomada de consciência dos aspetos associados à mesma – velocidade de leitura, precisão de leitura e entoação.This study concerns the theme of the development of reading fluency aloud in Elementary School through the use of podcasting, a Web 2.0 tool. Its objective was therefore to understand how the recording of podcasts by children can influence their reading aloud fluency. It was developed with a group of 3.rd graders of Elementary School. This project was intended to create a motivating environment for the development of reading aloud fluency, through the use of ICT, specifically the use of one of the Web 2.0 tools - podcasting - and the participation in a competition spurred by the Ministry of Education and Science- "Conta-nos uma história ..." In the initial phase of the project, said contest was presented to the children as well as developed the first notions about the podcasts. In a second step, the students, in groups, built the tales from which they would construct their podcasts; they revise the texts and trained their reading. Later, each group recorded their story, according to the division of statements previously stipulated. From the discussion generated among groups the students discussed their readings and those of their colleagues, helping each other and selecting the recordings that would be part of the final product. Finally, the students evaluated the work they performed. At the end of the implementation of this project, I was able to conclude that this work contributed to the reflection on the students' oral reading and that the use of Web 2.0 tools, in this case, podcasting, can establish itself as an important learning device and contribute to the development of reading aloud fluency by the awareness of aspects associated with it - speed and accuracy of reading and intonation.Rodrigues, Maria do RosárioBotelho, FernandaRepositório ComumSilva, Filipa2013-09-03T10:24:14Z2013-072013-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/4669porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:49:52Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/4669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:03.622443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fluência da leitura em voz alta: contributo da ultilização de Podcast para o desenvolvimento
title Fluência da leitura em voz alta: contributo da ultilização de Podcast para o desenvolvimento
spellingShingle Fluência da leitura em voz alta: contributo da ultilização de Podcast para o desenvolvimento
Silva, Filipa
Leitura oral
Fluência de leitura
Podcast
Web 2.0
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Reading aloud
Reading fluency
Podcast
Web 2.0
title_short Fluência da leitura em voz alta: contributo da ultilização de Podcast para o desenvolvimento
title_full Fluência da leitura em voz alta: contributo da ultilização de Podcast para o desenvolvimento
title_fullStr Fluência da leitura em voz alta: contributo da ultilização de Podcast para o desenvolvimento
title_full_unstemmed Fluência da leitura em voz alta: contributo da ultilização de Podcast para o desenvolvimento
title_sort Fluência da leitura em voz alta: contributo da ultilização de Podcast para o desenvolvimento
author Silva, Filipa
author_facet Silva, Filipa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Maria do Rosário
Botelho, Fernanda
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura oral
Fluência de leitura
Podcast
Web 2.0
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Reading aloud
Reading fluency
Podcast
Web 2.0
topic Leitura oral
Fluência de leitura
Podcast
Web 2.0
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Reading aloud
Reading fluency
Podcast
Web 2.0
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-03T10:24:14Z
2013-07
2013-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/4669
url http://hdl.handle.net/10400.26/4669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135312784392192