Autoavaliação da leitura oral com recurso ao registo audiovisual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ornelas, Carolina Gomes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11048
Resumo: O presente relatório dá conta do projeto de intervenção pedagógica desenvolvido durante a unidade curricular estágio III do curso de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A intervenção pedagógica teve como objetivo desenvolver a competência de leitura oral dos alunos de uma turma do 1º Ciclo do Ensino Básico, promovendo a consciencialização dos parâmetros inerentes à mesma, recorrendo às potencialidades da autoavaliação e ao registo audiovisual. A leitura em voz alta assume um papel essencial no desenvolvimento e no sucesso do aluno, ao nível escolar, pessoal e social. É no 1º Ciclo do Ensino Básico que se inicia formalmente a aprendizagem e desenvolvimento desta competência, constituindo um momento fundamental para o aluno. É necessário estarmos conscientes da sua importância e desenvolver uma prática que dedique tempo às atividades de leitura oral. A autoavaliação surge, assim, como um momento crucial no processo de ensino-aprendizagem, sendo que permite a (auto)consciencialização dos parâmetros a melhorar na leitura em voz alta. O projeto foi desenvolvido a partir de quatro sessões de leitura e respetiva autoavaliação para o grupo de intervenção e duas sessões para o grupo de controlo. Cada sessão contou com três momentos distintos. No primeiro momento, os alunos realizavam uma leitura silenciosa/treino. No segundo momento, liam em voz alta perante a turma e era feito o registo audiovisual da leitura. E, finalmente, no terceiro momento, os alunos visualizavam individualmente a sua leitura e procediam à sua autoavaliação. O percurso metodológico do projeto enquadra-se num paradigma socio- -crítico, sendo que o seu desenvolvimento foi inspirado na investigação-ação e a sua metodologia possui um cariz qualitativo. A investigação foi desenvolvida numa turma do 2º ano do Ensino Básico, sendo a amostra constituída por seis alunos. A recolha dos dados foi realizada através da observação, das notas de campo e de inquéritos por questionário. A análise dos dados recolhidos permitiu concluir que a autoavaliação tem um papel fundamental na consciencialização dos parâmetros a melhorar na leitura em voz alta.
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É necessário estarmos conscientes da sua importância e desenvolver uma prática que dedique tempo às atividades de leitura oral. A autoavaliação surge, assim, como um momento crucial no processo de ensino-aprendizagem, sendo que permite a (auto)consciencialização dos parâmetros a melhorar na leitura em voz alta. O projeto foi desenvolvido a partir de quatro sessões de leitura e respetiva autoavaliação para o grupo de intervenção e duas sessões para o grupo de controlo. Cada sessão contou com três momentos distintos. No primeiro momento, os alunos realizavam uma leitura silenciosa/treino. No segundo momento, liam em voz alta perante a turma e era feito o registo audiovisual da leitura. E, finalmente, no terceiro momento, os alunos visualizavam individualmente a sua leitura e procediam à sua autoavaliação. O percurso metodológico do projeto enquadra-se num paradigma socio- -crítico, sendo que o seu desenvolvimento foi inspirado na investigação-ação e a sua metodologia possui um cariz qualitativo. A investigação foi desenvolvida numa turma do 2º ano do Ensino Básico, sendo a amostra constituída por seis alunos. A recolha dos dados foi realizada através da observação, das notas de campo e de inquéritos por questionário. A análise dos dados recolhidos permitiu concluir que a autoavaliação tem um papel fundamental na consciencialização dos parâmetros a melhorar na leitura em voz alta.This report accounts for the pedagogical intervention project developed during the curricular unit internship III of the master’s degree course in Pre-School Education and the 1st cycle of basic education teaching. The pedagogical intervention aimed to develop the reading aloud competence of students in a class of the 1st cycle of basic education, promoting the awareness of the parameters inherent to it, using the potentialities of self-evaluation and audiovisual recording. Reading aloud plays an essential role in the development and success of the student at the school, personal and social level. It is in the 1st cycle of basic education that the learning and development of this competence formally starts, constituting a fundamental moment for the student. We must be aware of its importance and develop a practice that dedicates time to the reading aloud activities. The self-evaluation appears thus as a crucial moment in the teachinglearning process, allowing the (self) awareness of the parameters to improve in reading aloud. The project was developed from four reading sessions and respective selfevaluation for the intervention group and two sessions for the control group. Each session featured three different moments. At first, the students held a silent reading/training. In the second moment they read aloud to the class and the audiovisual recording of the reading was made. And finally, in the third moment, the students individually visualized their reading and proceeded to their selfevaluation. The methodological route of the project fits in a socio-critic paradigm, its development is inspired in the research-action and its methodology has a qualitative nature. The research was developed in a class of the 2nd year of basic education, and the sample consisted in six students. Data collection was held through observation, field notes and questionnaire surveys. Analysis of the collected data showed that self-evaluation plays a key role in raising awareness of the parameters to improve in reading aloud.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPinto, Paulo FeytorRepositório ComumOrnelas, Carolina Gomes2016-01-21T11:19:41Z2015-122016-012015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11048TID:201600870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11048Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:05.430466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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