Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr.ª Alice Gouveia com a turma 9ºA no Ano Letivo de 2020/2021 As Motivações dos Alunos do Ensino Básico para a Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Cláudia Botelho Carneiro de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97407
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_8aa84b61f3c37c6c8fdaa94d97f14f2b
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97407
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr.ª Alice Gouveia com a turma 9ºA no Ano Letivo de 2020/2021 As Motivações dos Alunos do Ensino Básico para a Educação FísicaPedagogical Internship Report developed in the Basic School 2nd and 3rd Cycles Dr.ª Alice Gouveia with the class 9ºA in the School Year 2020/2021 The Motivations of Basic School Students for Physical EducationEducação FísicaEstágio PedagógicoAtividade FísicaMotivaçãoPhysical EducationPedagogical InternshipPhysical ActivityMotivationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente relatório de estágio é um resumo de todo o processo desenvolvido ao longo deste Estágio Pedagógico, descrevendo todos os conhecimentos que foram sendo adquiridos e a forma como foram aplicados. Esta fase da formação académica, é o culminar de todo um caminho de aprendizagens que foram adquiridas, e aplicadas em contexto real, na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr.ª Mª Alice Gouveia, em Coimbra, com a turma A do 9º ano, no ano letivo de 2020/2021, no âmbito do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra. Assim, serve este documento, como forma de analisar e realizar um balanço de forma crítica, da prática docente, apresentando as decisões tomadas, estratégias adotadas, sucessos e fracassos, sentidos ao longo deste ano letivo. Numa primeira fase, é realizada uma caracterização do contexto da prática desenvolvida e uma exposição das expectativas iniciais. De seguida, é efetuada uma abordagem sob forma de reflexão, das atividades de ensino-aprendizagem, nomeadamente, o planeamento, a realização, a avaliação, as atividades de organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e, por fim, a atitude ético-profissional. De forma simultânea ao estágio pedagógico, foi desenvolvido o tema-problema, com o principal objetivo de analisar os fatores que motivam os alunos, a praticar atividade física em contexto escolar, independentemente, de o trabalho ser realizado de forma presencial ou à distância, em atividades de grupos homogéneos ou heterogéneos, com aulas em formato de circuito ou jogo, em modalidades individuais ou coletivas.This internship report is a summary of the entire process developed throughout this Pedagogical Internship, describing all the knowledge that was acquired and how it was applied. This phase of academic training is the culmination of a whole path of learning that were acquired and applied in a real context, in Basic School Dr.ª Mª Alice Gouveia, in Coimbra, with class A of 9th grade, in the school year 2020/2021, under the Pedagogical Internship of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, Faculty of Sports Science and Physical Education, University of Coimbra. Thus, this document serves as a way to analyze and critically evaluate the teaching practice, presenting the decisions taken, strategies adopted, successes and failures experienced during this school year. In the first phase, a characterization of the context of the practice developed and a presentation of initial expectations are made. Then, an approach is made in the form of reflection, the teaching-learning activities, including planning, implementation, evaluation, school organization and management activities, projects and educational partnerships and, finally, the ethical-professional attitude. Simultaneously with the pedagogical internship, the theme-problem was developed, with the main objective of analyzing the factors that motivate students to practice physical activity in a school context, regardless of whether the work is done face-to-face or remotely, in activities of homogeneous or heterogeneous groups, with classes in circuit or game format, in individual or collective modalities.2021-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97407http://hdl.handle.net/10316/97407TID:202809234porAndrade, Cláudia Botelho Carneiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:47:25Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:27.774644Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr.ª Alice Gouveia com a turma 9ºA no Ano Letivo de 2020/2021 As Motivações dos Alunos do Ensino Básico para a Educação Física
Pedagogical Internship Report developed in the Basic School 2nd and 3rd Cycles Dr.ª Alice Gouveia with the class 9ºA in the School Year 2020/2021 The Motivations of Basic School Students for Physical Education
title Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr.ª Alice Gouveia com a turma 9ºA no Ano Letivo de 2020/2021 As Motivações dos Alunos do Ensino Básico para a Educação Física
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr.ª Alice Gouveia com a turma 9ºA no Ano Letivo de 2020/2021 As Motivações dos Alunos do Ensino Básico para a Educação Física
Andrade, Cláudia Botelho Carneiro de
Educação Física
Estágio Pedagógico
Atividade Física
Motivação
Physical Education
Pedagogical Internship
Physical Activity
Motivation
title_short Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr.ª Alice Gouveia com a turma 9ºA no Ano Letivo de 2020/2021 As Motivações dos Alunos do Ensino Básico para a Educação Física
title_full Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr.ª Alice Gouveia com a turma 9ºA no Ano Letivo de 2020/2021 As Motivações dos Alunos do Ensino Básico para a Educação Física
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr.ª Alice Gouveia com a turma 9ºA no Ano Letivo de 2020/2021 As Motivações dos Alunos do Ensino Básico para a Educação Física
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr.ª Alice Gouveia com a turma 9ºA no Ano Letivo de 2020/2021 As Motivações dos Alunos do Ensino Básico para a Educação Física
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr.ª Alice Gouveia com a turma 9ºA no Ano Letivo de 2020/2021 As Motivações dos Alunos do Ensino Básico para a Educação Física
author Andrade, Cláudia Botelho Carneiro de
author_facet Andrade, Cláudia Botelho Carneiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Cláudia Botelho Carneiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Atividade Física
Motivação
Physical Education
Pedagogical Internship
Physical Activity
Motivation
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Atividade Física
Motivação
Physical Education
Pedagogical Internship
Physical Activity
Motivation
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97407
http://hdl.handle.net/10316/97407
TID:202809234
url http://hdl.handle.net/10316/97407
identifier_str_mv TID:202809234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134051540402176