Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica do 2º e 3º ciclo Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma E do 9º ano no ano letivo 2020/2021 – As motivações dos alunos do ensino básico para a educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Filipe Jorge dos Santos Ribeiro Mira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97416
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_eab06d3f27a4c83b974df27285c05787
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97416
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica do 2º e 3º ciclo Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma E do 9º ano no ano letivo 2020/2021 – As motivações dos alunos do ensino básico para a educação físicaTEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT THE DR.ª MARIA ALICE GOUVEIA'S BASIC SCHOOL OF THE 2nd AND 3rd CYCLE WITH THE CLASS E OF THE 9TH GRADE IN THE 2020/2021 SCHOOL YEAR - THE MOTIVATIONS OF BASIC EDUCATION STUDENTS FOR PHYSICAL EDUCATIONEducação FísicaEstágio PedagógicoMotivaçãoEnsino BásicoPhysical EducationTeacher TrainingMotivationBasic EducationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO Relatório de Estágio apresentado surge no âmbito do Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica do 2º e 3º Ciclo Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da Turma E do 9º ano de escolaridade, com vista à conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.O Estágio Pedagógico é considerado o momento mais crucial do processo formativo, pela aplicação prática num contexto profissional de todo o conhecimento teórico aprendido anteriormente. É neste momento, que o Estagiário adequa a sua intervenção pedagógica, consoante o contexto encontrado, da mesma maneira que põe em prática as suas ideias e convicções com o objetivo de se desenvolver enquanto docente. Neste documento irão ser descritos, através de uma reflexão crítica estruturada e fundamentada, todos os desenvolvimentos vivenciados nas diferentes áreas do processo ensino-aprendizagem durante o Estágio. De modo a seguir uma sequência lógica e coerente, o Relatório de Estágio divide-se em três capítulos principais, sendo que no primeiro capítulo é abordada a Contextualização da Prática Desenvolvida, no segundo capítulo é evidenciada a Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica e para finalizar é aprofundado um Tema-Problema no terceiro capítulo. O aprofundamento do Tema-Problema, procura investigar as motivações que os alunos têm para as aulas de Educação Física, junto de uma turma do Ensino Básico, neste caso da turma E do 9º ano de Escolaridade.This Report is part of the Pedagogical Practice developed at the Basic School of the 2nd and 3rd Cycle Dr. ª Maria Alice Gouveia together with Class E of the 9th grade, with a view to completing the Master’s in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education by the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. The Teacher Training is considered the most crucial moment of the training process, due to its practical application in a professional context of all the theoretical knowledge previously learned. It is at this moment, that the trainee adapts his pedagogical intervention, depending on the context found, in the same way that he puts into practice his ideas and beliefs with the aim of developing as a teacher.In this document, all the developments experienced in the different areas of the teaching-learning process during the Teacher Training will be described, through a structured and reasoned critical reflection. To follow a logical and coherent sequence, the Report is divided into three main chapters: In the first chapter the Contextualization of the Developed Practice is approached, in the second chapter the Reflective Analysis on the Pedagogical Practice is evidenced and to in the third chapter a problem theme is deepened.The deepening of the Problem-Theme seeks to investigate the motivations that students have for Physical Education classes, along with a class of Basic Education of the school, in this case of class E of the 9th grade.2021-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97416http://hdl.handle.net/10316/97416TID:202809293porMarques, Filipe Jorge dos Santos Ribeiro Mirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:58Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97416Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:28.225766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica do 2º e 3º ciclo Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma E do 9º ano no ano letivo 2020/2021 – As motivações dos alunos do ensino básico para a educação física
TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT THE DR.ª MARIA ALICE GOUVEIA'S BASIC SCHOOL OF THE 2nd AND 3rd CYCLE WITH THE CLASS E OF THE 9TH GRADE IN THE 2020/2021 SCHOOL YEAR - THE MOTIVATIONS OF BASIC EDUCATION STUDENTS FOR PHYSICAL EDUCATION
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica do 2º e 3º ciclo Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma E do 9º ano no ano letivo 2020/2021 – As motivações dos alunos do ensino básico para a educação física
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica do 2º e 3º ciclo Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma E do 9º ano no ano letivo 2020/2021 – As motivações dos alunos do ensino básico para a educação física
Marques, Filipe Jorge dos Santos Ribeiro Mira
Educação Física
Estágio Pedagógico
Motivação
Ensino Básico
Physical Education
Teacher Training
Motivation
Basic Education
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica do 2º e 3º ciclo Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma E do 9º ano no ano letivo 2020/2021 – As motivações dos alunos do ensino básico para a educação física
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica do 2º e 3º ciclo Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma E do 9º ano no ano letivo 2020/2021 – As motivações dos alunos do ensino básico para a educação física
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica do 2º e 3º ciclo Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma E do 9º ano no ano letivo 2020/2021 – As motivações dos alunos do ensino básico para a educação física
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica do 2º e 3º ciclo Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma E do 9º ano no ano letivo 2020/2021 – As motivações dos alunos do ensino básico para a educação física
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica do 2º e 3º ciclo Dr.ª Maria Alice Gouveia junto da turma E do 9º ano no ano letivo 2020/2021 – As motivações dos alunos do ensino básico para a educação física
author Marques, Filipe Jorge dos Santos Ribeiro Mira
author_facet Marques, Filipe Jorge dos Santos Ribeiro Mira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Filipe Jorge dos Santos Ribeiro Mira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Motivação
Ensino Básico
Physical Education
Teacher Training
Motivation
Basic Education
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Motivação
Ensino Básico
Physical Education
Teacher Training
Motivation
Basic Education
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97416
http://hdl.handle.net/10316/97416
TID:202809293
url http://hdl.handle.net/10316/97416
identifier_str_mv TID:202809293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134051563470848