Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Suzana Nunes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sousa, Áurea, Mendes, Maria, Silva, Osvaldo Dias Lopes da, Martins, Maria José D.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/5597
Resumo: No Ensino Superior, algumas experiências iniciais podem dificultar o envolvimento no novo ambiente académico. Este estudo analisa a relação entre a perceção sobre a entrada no Ensino Superior e o envolvimento do estudante. 784 estudantes do Ensino Superior responderam a um questionário sociodemográfico, a uma subescala do BES e à EAE-E4D. Os itens da subescala do BES foram organizados em três categorias: “Integração e acolhimento”, “Nível de participação” e “Praxe”. Os resultados indicam: diferenças significativas (teste t) entre os estudantes em função da idade, com os mais velhos mais envolvidos; correlações (Pearson) positivas e estatisticamente significativas entre as categorias do BES e a EAE-E4D; modelos ajustados (regressão linear múltipla) globalmente significativos e os coeficientes das variáveis “Integração e acolhimento” e “Nível de participação” estatisticamente significativos para a EAE-E4D global e dimensão afetiva. O processo de entrada tem efeito preditivo no envolvimento.
id RCAP_8ab1bddd9b20b9e5de622c6ce92c4234
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5597
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entrada no ensino superior e envolvimento do estudanteHigher education entering and student engagementIngreso a la educación superior y participación estudantilAdaptação ao Ensino SuperiorAjustamento EscolarEnsino SuperiorEstudante do Ensino SuperiorAdaptation to Higher EducationEngagementHigher Education StudentsSchool AdjustmentAdaptación a la Enseñanza SuperiorAdaptación EscolarEnseñanza SuperiorNo Ensino Superior, algumas experiências iniciais podem dificultar o envolvimento no novo ambiente académico. Este estudo analisa a relação entre a perceção sobre a entrada no Ensino Superior e o envolvimento do estudante. 784 estudantes do Ensino Superior responderam a um questionário sociodemográfico, a uma subescala do BES e à EAE-E4D. Os itens da subescala do BES foram organizados em três categorias: “Integração e acolhimento”, “Nível de participação” e “Praxe”. Os resultados indicam: diferenças significativas (teste t) entre os estudantes em função da idade, com os mais velhos mais envolvidos; correlações (Pearson) positivas e estatisticamente significativas entre as categorias do BES e a EAE-E4D; modelos ajustados (regressão linear múltipla) globalmente significativos e os coeficientes das variáveis “Integração e acolhimento” e “Nível de participação” estatisticamente significativos para a EAE-E4D global e dimensão afetiva. O processo de entrada tem efeito preditivo no envolvimento.ABSTRACT: In Higher Education some early experiences may make it difficult to get engaged in the new academic setting. This study analyzes the relationship between the perception of entering higher education and student engagement. 784 higher education students answered to a sociodemographic questionnaire, a BES ́ subscale and the EAE-E4D. The BES ́ subscale items were organized into three categories: “Integration and Reception”, “Participation Level” and “Hazing”. The results indicate: significant differences (t-test) between students according to age, with the oldest more engaged; positive and statistically significant correlations (Pearson) between BES ́ categories and EAE-E4D; globally significant adjusted models (multiple linear regression) and the coefficients of the variables “Integration and reception” and “Level of participation” statistically significant for the global EAE- E4D and its affective dimension. The entry process has a predictive effect on engagement.RESUMEN: la enseñanza superior, algunas experiencias iniciales pueden dificultar la participación en el nuevo entorno académico. Este estudio analiza la relación entre la percepción sobre el ingreso a la enseñanza superior y la participación de los estudiantes. 784 estudiantes de enseñanza superior respondieron un cuestionario sociodemográfico, una subescala del BES y a la EAE-E4D. Los itens de la subescala BES se organizaron en tres categorías: "Integración y acogida", "Nivel de participación" y "Hábitos". Los resultados indican: diferencias significativas (test t) entre los estudiantes según la edad, con los mayores más involucrados; correlaciones positivas y estadísticamente significativas (Pearson) entre las categorías del BES y la EAE-E4D; modelos ajustados globalmente significativos (regresión lineal múltiple) y los coeficientes de las variables "Integración y acogida" y "Nivel de participación" estadísticamente significativos para el EAE-E4D global y la dimensión afectiva. El proceso de entrada tiene un efecto predictivo sobre la participación.Universidade Federal de Juiz de ForaRepositório da Universidade dos AçoresCaldeira, Suzana NunesSousa, ÁureaMendes, MariaSilva, Osvaldo Dias Lopes daMartins, Maria José D.2020-07-16T11:13:56Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5597porCaldeira, S. N., Sousa, Á., Mendes, M., & Silva, O., Martins, M. J. (2020) Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante, Revista Psicologia Pesquisa, 14(1), 96-113.1982-124710.34019/1982-1247.2020.v14.29042info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:56Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:45.516842Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante
Higher education entering and student engagement
Ingreso a la educación superior y participación estudantil
title Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante
spellingShingle Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante
Caldeira, Suzana Nunes
Adaptação ao Ensino Superior
Ajustamento Escolar
Ensino Superior
Estudante do Ensino Superior
Adaptation to Higher Education
Engagement
Higher Education Students
School Adjustment
Adaptación a la Enseñanza Superior
Adaptación Escolar
Enseñanza Superior
title_short Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante
title_full Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante
title_fullStr Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante
title_full_unstemmed Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante
title_sort Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante
author Caldeira, Suzana Nunes
author_facet Caldeira, Suzana Nunes
Sousa, Áurea
Mendes, Maria
Silva, Osvaldo Dias Lopes da
Martins, Maria José D.
author_role author
author2 Sousa, Áurea
Mendes, Maria
Silva, Osvaldo Dias Lopes da
Martins, Maria José D.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldeira, Suzana Nunes
Sousa, Áurea
Mendes, Maria
Silva, Osvaldo Dias Lopes da
Martins, Maria José D.
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação ao Ensino Superior
Ajustamento Escolar
Ensino Superior
Estudante do Ensino Superior
Adaptation to Higher Education
Engagement
Higher Education Students
School Adjustment
Adaptación a la Enseñanza Superior
Adaptación Escolar
Enseñanza Superior
topic Adaptação ao Ensino Superior
Ajustamento Escolar
Ensino Superior
Estudante do Ensino Superior
Adaptation to Higher Education
Engagement
Higher Education Students
School Adjustment
Adaptación a la Enseñanza Superior
Adaptación Escolar
Enseñanza Superior
description No Ensino Superior, algumas experiências iniciais podem dificultar o envolvimento no novo ambiente académico. Este estudo analisa a relação entre a perceção sobre a entrada no Ensino Superior e o envolvimento do estudante. 784 estudantes do Ensino Superior responderam a um questionário sociodemográfico, a uma subescala do BES e à EAE-E4D. Os itens da subescala do BES foram organizados em três categorias: “Integração e acolhimento”, “Nível de participação” e “Praxe”. Os resultados indicam: diferenças significativas (teste t) entre os estudantes em função da idade, com os mais velhos mais envolvidos; correlações (Pearson) positivas e estatisticamente significativas entre as categorias do BES e a EAE-E4D; modelos ajustados (regressão linear múltipla) globalmente significativos e os coeficientes das variáveis “Integração e acolhimento” e “Nível de participação” estatisticamente significativos para a EAE-E4D global e dimensão afetiva. O processo de entrada tem efeito preditivo no envolvimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-16T11:13:56Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/5597
url http://hdl.handle.net/10400.3/5597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Caldeira, S. N., Sousa, Á., Mendes, M., & Silva, O., Martins, M. J. (2020) Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante, Revista Psicologia Pesquisa, 14(1), 96-113.
1982-1247
10.34019/1982-1247.2020.v14.29042
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130734364983296