Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/5597 |
Resumo: | No Ensino Superior, algumas experiências iniciais podem dificultar o envolvimento no novo ambiente académico. Este estudo analisa a relação entre a perceção sobre a entrada no Ensino Superior e o envolvimento do estudante. 784 estudantes do Ensino Superior responderam a um questionário sociodemográfico, a uma subescala do BES e à EAE-E4D. Os itens da subescala do BES foram organizados em três categorias: “Integração e acolhimento”, “Nível de participação” e “Praxe”. Os resultados indicam: diferenças significativas (teste t) entre os estudantes em função da idade, com os mais velhos mais envolvidos; correlações (Pearson) positivas e estatisticamente significativas entre as categorias do BES e a EAE-E4D; modelos ajustados (regressão linear múltipla) globalmente significativos e os coeficientes das variáveis “Integração e acolhimento” e “Nível de participação” estatisticamente significativos para a EAE-E4D global e dimensão afetiva. O processo de entrada tem efeito preditivo no envolvimento. |
id |
RCAP_8ab1bddd9b20b9e5de622c6ce92c4234 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5597 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Entrada no ensino superior e envolvimento do estudanteHigher education entering and student engagementIngreso a la educación superior y participación estudantilAdaptação ao Ensino SuperiorAjustamento EscolarEnsino SuperiorEstudante do Ensino SuperiorAdaptation to Higher EducationEngagementHigher Education StudentsSchool AdjustmentAdaptación a la Enseñanza SuperiorAdaptación EscolarEnseñanza SuperiorNo Ensino Superior, algumas experiências iniciais podem dificultar o envolvimento no novo ambiente académico. Este estudo analisa a relação entre a perceção sobre a entrada no Ensino Superior e o envolvimento do estudante. 784 estudantes do Ensino Superior responderam a um questionário sociodemográfico, a uma subescala do BES e à EAE-E4D. Os itens da subescala do BES foram organizados em três categorias: “Integração e acolhimento”, “Nível de participação” e “Praxe”. Os resultados indicam: diferenças significativas (teste t) entre os estudantes em função da idade, com os mais velhos mais envolvidos; correlações (Pearson) positivas e estatisticamente significativas entre as categorias do BES e a EAE-E4D; modelos ajustados (regressão linear múltipla) globalmente significativos e os coeficientes das variáveis “Integração e acolhimento” e “Nível de participação” estatisticamente significativos para a EAE-E4D global e dimensão afetiva. O processo de entrada tem efeito preditivo no envolvimento.ABSTRACT: In Higher Education some early experiences may make it difficult to get engaged in the new academic setting. This study analyzes the relationship between the perception of entering higher education and student engagement. 784 higher education students answered to a sociodemographic questionnaire, a BES ́ subscale and the EAE-E4D. The BES ́ subscale items were organized into three categories: “Integration and Reception”, “Participation Level” and “Hazing”. The results indicate: significant differences (t-test) between students according to age, with the oldest more engaged; positive and statistically significant correlations (Pearson) between BES ́ categories and EAE-E4D; globally significant adjusted models (multiple linear regression) and the coefficients of the variables “Integration and reception” and “Level of participation” statistically significant for the global EAE- E4D and its affective dimension. The entry process has a predictive effect on engagement.RESUMEN: la enseñanza superior, algunas experiencias iniciales pueden dificultar la participación en el nuevo entorno académico. Este estudio analiza la relación entre la percepción sobre el ingreso a la enseñanza superior y la participación de los estudiantes. 784 estudiantes de enseñanza superior respondieron un cuestionario sociodemográfico, una subescala del BES y a la EAE-E4D. Los itens de la subescala BES se organizaron en tres categorías: "Integración y acogida", "Nivel de participación" y "Hábitos". Los resultados indican: diferencias significativas (test t) entre los estudiantes según la edad, con los mayores más involucrados; correlaciones positivas y estadísticamente significativas (Pearson) entre las categorías del BES y la EAE-E4D; modelos ajustados globalmente significativos (regresión lineal múltiple) y los coeficientes de las variables "Integración y acogida" y "Nivel de participación" estadísticamente significativos para el EAE-E4D global y la dimensión afectiva. El proceso de entrada tiene un efecto predictivo sobre la participación.Universidade Federal de Juiz de ForaRepositório da Universidade dos AçoresCaldeira, Suzana NunesSousa, ÁureaMendes, MariaSilva, Osvaldo Dias Lopes daMartins, Maria José D.2020-07-16T11:13:56Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5597porCaldeira, S. N., Sousa, Á., Mendes, M., & Silva, O., Martins, M. J. (2020) Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante, Revista Psicologia Pesquisa, 14(1), 96-113.1982-124710.34019/1982-1247.2020.v14.29042info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:56Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:45.516842Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante Higher education entering and student engagement Ingreso a la educación superior y participación estudantil |
title |
Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante |
spellingShingle |
Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante Caldeira, Suzana Nunes Adaptação ao Ensino Superior Ajustamento Escolar Ensino Superior Estudante do Ensino Superior Adaptation to Higher Education Engagement Higher Education Students School Adjustment Adaptación a la Enseñanza Superior Adaptación Escolar Enseñanza Superior |
title_short |
Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante |
title_full |
Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante |
title_fullStr |
Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante |
title_full_unstemmed |
Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante |
title_sort |
Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante |
author |
Caldeira, Suzana Nunes |
author_facet |
Caldeira, Suzana Nunes Sousa, Áurea Mendes, Maria Silva, Osvaldo Dias Lopes da Martins, Maria José D. |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Áurea Mendes, Maria Silva, Osvaldo Dias Lopes da Martins, Maria José D. |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caldeira, Suzana Nunes Sousa, Áurea Mendes, Maria Silva, Osvaldo Dias Lopes da Martins, Maria José D. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adaptação ao Ensino Superior Ajustamento Escolar Ensino Superior Estudante do Ensino Superior Adaptation to Higher Education Engagement Higher Education Students School Adjustment Adaptación a la Enseñanza Superior Adaptación Escolar Enseñanza Superior |
topic |
Adaptação ao Ensino Superior Ajustamento Escolar Ensino Superior Estudante do Ensino Superior Adaptation to Higher Education Engagement Higher Education Students School Adjustment Adaptación a la Enseñanza Superior Adaptación Escolar Enseñanza Superior |
description |
No Ensino Superior, algumas experiências iniciais podem dificultar o envolvimento no novo ambiente académico. Este estudo analisa a relação entre a perceção sobre a entrada no Ensino Superior e o envolvimento do estudante. 784 estudantes do Ensino Superior responderam a um questionário sociodemográfico, a uma subescala do BES e à EAE-E4D. Os itens da subescala do BES foram organizados em três categorias: “Integração e acolhimento”, “Nível de participação” e “Praxe”. Os resultados indicam: diferenças significativas (teste t) entre os estudantes em função da idade, com os mais velhos mais envolvidos; correlações (Pearson) positivas e estatisticamente significativas entre as categorias do BES e a EAE-E4D; modelos ajustados (regressão linear múltipla) globalmente significativos e os coeficientes das variáveis “Integração e acolhimento” e “Nível de participação” estatisticamente significativos para a EAE-E4D global e dimensão afetiva. O processo de entrada tem efeito preditivo no envolvimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-16T11:13:56Z 2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/5597 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/5597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Caldeira, S. N., Sousa, Á., Mendes, M., & Silva, O., Martins, M. J. (2020) Entrada no ensino superior e envolvimento do estudante, Revista Psicologia Pesquisa, 14(1), 96-113. 1982-1247 10.34019/1982-1247.2020.v14.29042 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130734364983296 |