Análise do “uso de recursos” nos manuais escolares portugueses e moçambicanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tracana, Rosa Branca
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Ferreira, Cláudia, Ferreira, Maria Eduarda, Carvalho, Graça Simões de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/9694
Resumo: Os recursos naturais são cruciais para o funcionamento da economia e para a qualidade de vida das populações. O objectivo do presente estudo foi proceder a uma análise comparativa da abordagem do tema “Uso de recursos” no ensino básico Português e Moçambicano, dando especial atenção à análise de duas concepções: (i) “Responsabilidade Individual vs Social”, dando ênfase às “estratégias de prevenção no desperdício dos recursos e na gestão dos mesmos”, e (ii) “Homem como convidado da natureza e ambiente vs Homem como Dono da Natureza e Ambiente”, examinando a “disponibilidade dos recursos, sustentabilidade e equidade”. Os resultados mostraram que nos manuais escolares não é dada ênfase à responsabilidade individual e social nas questões ambientais e que o conceito de sustentabilidade não é evidenciado. Nestes aspectos não se encontraram grandes diferenças entre os manuais de Ciências e os de Geografia. Os manuais portugueses dão maior ênfase à Poluição e Uso de Recursos enquanto que os moçambicanos apresentam maior preocupação e envolvimento na Gestão do Uso dos Recursos.
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