A inclusão da diversidade linguística no interior rural de Portugal. Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Cristina
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Fialho, Isabel
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/3517
Resumo: É num quadro internacional caracterizado pela crescente multi/interculturalidade das populações escolares, que surge a presente comunicação, cujo tema é a inclusão da diversidade linguística no ensino básico, no contexto específico de uma escola do interior rural de Portugal. A pesquisa caracterizou-se por um estudo de caso, tendo como principal fonte de recolha de dados as entrevistas em profundidade, realizadas a docentes e encarregados de educação imigrantes. Entre os objectivos do estudo encontravam-se a identificação das respostas educativas organizadas da escola, no âmbito da sua autonomia, com vista a inclusão dos alunos migrantes e dos principais factores de favorecimento e de obstrução à sua inclusão. A análise e interpretação dos resultados revelaram o esforço da comunidade educativa com vista à inclusão da diversidade linguística, apesar das dificuldades com que se debate. Também permitiu comprovar alguns dados apontados pela investigação, nomeadamente a disseminação desta população por todo o território nacional e a generalização da prática denominada por «desclassificação». Entre os factores que mais contribuíram para a sua inclusão sobressaiu o estabelecimento de relações afectivas sólidas e a necessidade de aplicar metodologias progressivas e flexíveis, capazes de lhes garantirem um nível adequado de proficiência da língua portuguesa.
id RCAP_8abcf7505a2af24eb17be9252f7143ec
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/3517
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A inclusão da diversidade linguística no interior rural de Portugal. Um estudo de casoDiversidade linguísticalíngua maternamulti/interculturalidadeeducação interculturalinclusãoÉ num quadro internacional caracterizado pela crescente multi/interculturalidade das populações escolares, que surge a presente comunicação, cujo tema é a inclusão da diversidade linguística no ensino básico, no contexto específico de uma escola do interior rural de Portugal. A pesquisa caracterizou-se por um estudo de caso, tendo como principal fonte de recolha de dados as entrevistas em profundidade, realizadas a docentes e encarregados de educação imigrantes. Entre os objectivos do estudo encontravam-se a identificação das respostas educativas organizadas da escola, no âmbito da sua autonomia, com vista a inclusão dos alunos migrantes e dos principais factores de favorecimento e de obstrução à sua inclusão. A análise e interpretação dos resultados revelaram o esforço da comunidade educativa com vista à inclusão da diversidade linguística, apesar das dificuldades com que se debate. Também permitiu comprovar alguns dados apontados pela investigação, nomeadamente a disseminação desta população por todo o território nacional e a generalização da prática denominada por «desclassificação». Entre os factores que mais contribuíram para a sua inclusão sobressaiu o estabelecimento de relações afectivas sólidas e a necessidade de aplicar metodologias progressivas e flexíveis, capazes de lhes garantirem um nível adequado de proficiência da língua portuguesa.2012-01-13T12:42:43Z2012-01-132010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/3517http://hdl.handle.net/10174/3517porZamoraXVII CONGRESO INTERNACIONAL INFAD - “Dificultades Sociales y Psicología Positiva de la Vida”simnaonaoDPEcriserra7@gmail.comifialho@uevora.pt229Serra, CristinaFialho, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:40:42Zoai:dspace.uevora.pt:10174/3517Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:58:57.217492Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão da diversidade linguística no interior rural de Portugal. Um estudo de caso
title A inclusão da diversidade linguística no interior rural de Portugal. Um estudo de caso
spellingShingle A inclusão da diversidade linguística no interior rural de Portugal. Um estudo de caso
Serra, Cristina
Diversidade linguística
língua materna
multi/interculturalidade
educação intercultural
inclusão
title_short A inclusão da diversidade linguística no interior rural de Portugal. Um estudo de caso
title_full A inclusão da diversidade linguística no interior rural de Portugal. Um estudo de caso
title_fullStr A inclusão da diversidade linguística no interior rural de Portugal. Um estudo de caso
title_full_unstemmed A inclusão da diversidade linguística no interior rural de Portugal. Um estudo de caso
title_sort A inclusão da diversidade linguística no interior rural de Portugal. Um estudo de caso
author Serra, Cristina
author_facet Serra, Cristina
Fialho, Isabel
author_role author
author2 Fialho, Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, Cristina
Fialho, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade linguística
língua materna
multi/interculturalidade
educação intercultural
inclusão
topic Diversidade linguística
língua materna
multi/interculturalidade
educação intercultural
inclusão
description É num quadro internacional caracterizado pela crescente multi/interculturalidade das populações escolares, que surge a presente comunicação, cujo tema é a inclusão da diversidade linguística no ensino básico, no contexto específico de uma escola do interior rural de Portugal. A pesquisa caracterizou-se por um estudo de caso, tendo como principal fonte de recolha de dados as entrevistas em profundidade, realizadas a docentes e encarregados de educação imigrantes. Entre os objectivos do estudo encontravam-se a identificação das respostas educativas organizadas da escola, no âmbito da sua autonomia, com vista a inclusão dos alunos migrantes e dos principais factores de favorecimento e de obstrução à sua inclusão. A análise e interpretação dos resultados revelaram o esforço da comunidade educativa com vista à inclusão da diversidade linguística, apesar das dificuldades com que se debate. Também permitiu comprovar alguns dados apontados pela investigação, nomeadamente a disseminação desta população por todo o território nacional e a generalização da prática denominada por «desclassificação». Entre os factores que mais contribuíram para a sua inclusão sobressaiu o estabelecimento de relações afectivas sólidas e a necessidade de aplicar metodologias progressivas e flexíveis, capazes de lhes garantirem um nível adequado de proficiência da língua portuguesa.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2012-01-13T12:42:43Z
2012-01-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/3517
http://hdl.handle.net/10174/3517
url http://hdl.handle.net/10174/3517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Zamora
XVII CONGRESO INTERNACIONAL INFAD - “Dificultades Sociales y Psicología Positiva de la Vida”
sim
nao
nao
DPE
criserra7@gmail.com
ifialho@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136472287150080