A inclusão da diversidade linguística no interior rural de Portugal. Um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/3517 |
Resumo: | É num quadro internacional caracterizado pela crescente multi/interculturalidade das populações escolares, que surge a presente comunicação, cujo tema é a inclusão da diversidade linguística no ensino básico, no contexto específico de uma escola do interior rural de Portugal. A pesquisa caracterizou-se por um estudo de caso, tendo como principal fonte de recolha de dados as entrevistas em profundidade, realizadas a docentes e encarregados de educação imigrantes. Entre os objectivos do estudo encontravam-se a identificação das respostas educativas organizadas da escola, no âmbito da sua autonomia, com vista a inclusão dos alunos migrantes e dos principais factores de favorecimento e de obstrução à sua inclusão. A análise e interpretação dos resultados revelaram o esforço da comunidade educativa com vista à inclusão da diversidade linguística, apesar das dificuldades com que se debate. Também permitiu comprovar alguns dados apontados pela investigação, nomeadamente a disseminação desta população por todo o território nacional e a generalização da prática denominada por «desclassificação». Entre os factores que mais contribuíram para a sua inclusão sobressaiu o estabelecimento de relações afectivas sólidas e a necessidade de aplicar metodologias progressivas e flexíveis, capazes de lhes garantirem um nível adequado de proficiência da língua portuguesa. |
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