Centralidade e diversidade do português: para uma educação linguística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ançã, Maria Helena (org.)
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Abreu, Inéia (org.)
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33548
Resumo: A publicação que ora se apresenta “Centralidade e Diversidade do Português – para uma Educação Linguística, Série Temas nº 6, foi organizada com o apoio da lnéia Abreu, - a quem agrade o vivamente todo o empenho e cuidado colocados neste trabalho. Retoma algumas preocupações encontradas em Ançã & Macário (2015), como sejam a promoção da Língua Portuguesa (LP) através do seu ensino, pelo seu efeito multiplicador, e o seu imbricamento epistemológico na Educação Linguística. Este Caderno parte ainda da constatação de que uma língua não vive sozinha, mas entre outras que com ela se cruzam e, por esse facto, se torna central. Mencionando uma das 'qualidades' que De Swaan (2001) aponta para o potencial comunicativo de uma língua: quantos mais falantes de uma língua falarem outras línguas, mais aquela se torna central.
id RCAP_b066849604dcffdc910e01058624cccb
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/33548
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Centralidade e diversidade do português: para uma educação linguísticaLíngua portuguesa - Ensino de uma segunda línguaDiversidade linguísticaLíngua materna - Ensino básico 1º cicloEducação interculturalA publicação que ora se apresenta “Centralidade e Diversidade do Português – para uma Educação Linguística, Série Temas nº 6, foi organizada com o apoio da lnéia Abreu, - a quem agrade o vivamente todo o empenho e cuidado colocados neste trabalho. Retoma algumas preocupações encontradas em Ançã & Macário (2015), como sejam a promoção da Língua Portuguesa (LP) através do seu ensino, pelo seu efeito multiplicador, e o seu imbricamento epistemológico na Educação Linguística. Este Caderno parte ainda da constatação de que uma língua não vive sozinha, mas entre outras que com ela se cruzam e, por esse facto, se torna central. Mencionando uma das 'qualidades' que De Swaan (2001) aponta para o potencial comunicativo de uma língua: quantos mais falantes de uma língua falarem outras línguas, mais aquela se torna central.UA Editora2022-03-18T18:31:20Z2018-08-01T00:00:00Z2018-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33548por978-972-789-558-8Ançã, Maria Helena (org.)Abreu, Inéia (org.)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:04:04Zoai:ria.ua.pt:10773/33548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:45.897368Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Centralidade e diversidade do português: para uma educação linguística
title Centralidade e diversidade do português: para uma educação linguística
spellingShingle Centralidade e diversidade do português: para uma educação linguística
Ançã, Maria Helena (org.)
Língua portuguesa - Ensino de uma segunda língua
Diversidade linguística
Língua materna - Ensino básico 1º ciclo
Educação intercultural
title_short Centralidade e diversidade do português: para uma educação linguística
title_full Centralidade e diversidade do português: para uma educação linguística
title_fullStr Centralidade e diversidade do português: para uma educação linguística
title_full_unstemmed Centralidade e diversidade do português: para uma educação linguística
title_sort Centralidade e diversidade do português: para uma educação linguística
author Ançã, Maria Helena (org.)
author_facet Ançã, Maria Helena (org.)
Abreu, Inéia (org.)
author_role author
author2 Abreu, Inéia (org.)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ançã, Maria Helena (org.)
Abreu, Inéia (org.)
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Ensino de uma segunda língua
Diversidade linguística
Língua materna - Ensino básico 1º ciclo
Educação intercultural
topic Língua portuguesa - Ensino de uma segunda língua
Diversidade linguística
Língua materna - Ensino básico 1º ciclo
Educação intercultural
description A publicação que ora se apresenta “Centralidade e Diversidade do Português – para uma Educação Linguística, Série Temas nº 6, foi organizada com o apoio da lnéia Abreu, - a quem agrade o vivamente todo o empenho e cuidado colocados neste trabalho. Retoma algumas preocupações encontradas em Ançã & Macário (2015), como sejam a promoção da Língua Portuguesa (LP) através do seu ensino, pelo seu efeito multiplicador, e o seu imbricamento epistemológico na Educação Linguística. Este Caderno parte ainda da constatação de que uma língua não vive sozinha, mas entre outras que com ela se cruzam e, por esse facto, se torna central. Mencionando uma das 'qualidades' que De Swaan (2001) aponta para o potencial comunicativo de uma língua: quantos mais falantes de uma língua falarem outras línguas, mais aquela se torna central.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-01T00:00:00Z
2018-08
2022-03-18T18:31:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/33548
url http://hdl.handle.net/10773/33548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-972-789-558-8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UA Editora
publisher.none.fl_str_mv UA Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137702670499840