Centralidade e diversidade do português: para uma educação linguística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/33548 |
Resumo: | A publicação que ora se apresenta “Centralidade e Diversidade do Português – para uma Educação Linguística, Série Temas nº 6, foi organizada com o apoio da lnéia Abreu, - a quem agrade o vivamente todo o empenho e cuidado colocados neste trabalho. Retoma algumas preocupações encontradas em Ançã & Macário (2015), como sejam a promoção da Língua Portuguesa (LP) através do seu ensino, pelo seu efeito multiplicador, e o seu imbricamento epistemológico na Educação Linguística. Este Caderno parte ainda da constatação de que uma língua não vive sozinha, mas entre outras que com ela se cruzam e, por esse facto, se torna central. Mencionando uma das 'qualidades' que De Swaan (2001) aponta para o potencial comunicativo de uma língua: quantos mais falantes de uma língua falarem outras línguas, mais aquela se torna central. |
id |
RCAP_b066849604dcffdc910e01058624cccb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/33548 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Centralidade e diversidade do português: para uma educação linguísticaLíngua portuguesa - Ensino de uma segunda línguaDiversidade linguísticaLíngua materna - Ensino básico 1º cicloEducação interculturalA publicação que ora se apresenta “Centralidade e Diversidade do Português – para uma Educação Linguística, Série Temas nº 6, foi organizada com o apoio da lnéia Abreu, - a quem agrade o vivamente todo o empenho e cuidado colocados neste trabalho. Retoma algumas preocupações encontradas em Ançã & Macário (2015), como sejam a promoção da Língua Portuguesa (LP) através do seu ensino, pelo seu efeito multiplicador, e o seu imbricamento epistemológico na Educação Linguística. Este Caderno parte ainda da constatação de que uma língua não vive sozinha, mas entre outras que com ela se cruzam e, por esse facto, se torna central. Mencionando uma das 'qualidades' que De Swaan (2001) aponta para o potencial comunicativo de uma língua: quantos mais falantes de uma língua falarem outras línguas, mais aquela se torna central.UA Editora2022-03-18T18:31:20Z2018-08-01T00:00:00Z2018-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33548por978-972-789-558-8Ançã, Maria Helena (org.)Abreu, Inéia (org.)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:04:04Zoai:ria.ua.pt:10773/33548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:45.897368Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Centralidade e diversidade do português: para uma educação linguística |
title |
Centralidade e diversidade do português: para uma educação linguística |
spellingShingle |
Centralidade e diversidade do português: para uma educação linguística Ançã, Maria Helena (org.) Língua portuguesa - Ensino de uma segunda língua Diversidade linguística Língua materna - Ensino básico 1º ciclo Educação intercultural |
title_short |
Centralidade e diversidade do português: para uma educação linguística |
title_full |
Centralidade e diversidade do português: para uma educação linguística |
title_fullStr |
Centralidade e diversidade do português: para uma educação linguística |
title_full_unstemmed |
Centralidade e diversidade do português: para uma educação linguística |
title_sort |
Centralidade e diversidade do português: para uma educação linguística |
author |
Ançã, Maria Helena (org.) |
author_facet |
Ançã, Maria Helena (org.) Abreu, Inéia (org.) |
author_role |
author |
author2 |
Abreu, Inéia (org.) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ançã, Maria Helena (org.) Abreu, Inéia (org.) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa - Ensino de uma segunda língua Diversidade linguística Língua materna - Ensino básico 1º ciclo Educação intercultural |
topic |
Língua portuguesa - Ensino de uma segunda língua Diversidade linguística Língua materna - Ensino básico 1º ciclo Educação intercultural |
description |
A publicação que ora se apresenta “Centralidade e Diversidade do Português – para uma Educação Linguística, Série Temas nº 6, foi organizada com o apoio da lnéia Abreu, - a quem agrade o vivamente todo o empenho e cuidado colocados neste trabalho. Retoma algumas preocupações encontradas em Ançã & Macário (2015), como sejam a promoção da Língua Portuguesa (LP) através do seu ensino, pelo seu efeito multiplicador, e o seu imbricamento epistemológico na Educação Linguística. Este Caderno parte ainda da constatação de que uma língua não vive sozinha, mas entre outras que com ela se cruzam e, por esse facto, se torna central. Mencionando uma das 'qualidades' que De Swaan (2001) aponta para o potencial comunicativo de uma língua: quantos mais falantes de uma língua falarem outras línguas, mais aquela se torna central. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-01T00:00:00Z 2018-08 2022-03-18T18:31:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/33548 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/33548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-972-789-558-8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137702670499840 |