UM ESTUDO SOBRE A AFETIVIDADE APLICADA AO FENÓMENO DO FUTEBOL: ABORDAGEM NA ÓTICA DOS CONSUMIDORES
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/1639 |
Resumo: | O futebol é um fenómeno de grande relevância em todo o mundo. O seu poder de influência é cada vez maior, o que o torna numa referência não só no setor social e cultural, mas também a nível económico ou turístico. O presente estudo tem como propósito apresentar uma reflexão em torno da relação entre o apego à marca (teoria do attachment) e o comportamento do consumidor (lealdade à marca, compromisso à marca, satisfação à marca, confiança à marca), sob a ótica dos adeptos de futebol em Portugal. Nesse sentido, será apresentado um modelo conceptual proposto a testar empiricamente. A recolha de dados recorreu no período do mês de maio de 2017, mediante a administração de inquérito por questionário online (477 respostas obtidas). Os resultados obtidos parecem evidenciar uma forte relação entre a afetividade (attachment) e o compromisso com a marca, confiança e intenções comportamentais. O apego à marca de um clube de futebol influencia positivamente todas as variáveis que compõem o modelo concetual da investigação. As variáveis apego à marca, compromisso à marca, confiança à marca e satisfação à marca tendem a influenciar positivamente a lealdade à marca. Isto significa que um adepto com um grau elevado de apego tende a estar mais satisfeito, confiante e comprometido com o seu clube e consequentemente o seu grau de lealdade torna-se mais elevado pelo seu clube. De notar, ainda, que poucos estudos avaliaram a relação do apego à marca com outras variáveis, sendo este um estudo original no contexto onde é aplicado. Numa perspetiva interdisciplinar, o presente estudo apresenta contributos para o marketing e gestão aplicada ao desporto. Serão apresentadas algumas linhas de investigação futura. |
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UM ESTUDO SOBRE A AFETIVIDADE APLICADA AO FENÓMENO DO FUTEBOL: ABORDAGEM NA ÓTICA DOS CONSUMIDORESApego à marcaLealdade à marcaCompromisso à marcaSatisfaçãoMarketing desportivoO futebol é um fenómeno de grande relevância em todo o mundo. O seu poder de influência é cada vez maior, o que o torna numa referência não só no setor social e cultural, mas também a nível económico ou turístico. O presente estudo tem como propósito apresentar uma reflexão em torno da relação entre o apego à marca (teoria do attachment) e o comportamento do consumidor (lealdade à marca, compromisso à marca, satisfação à marca, confiança à marca), sob a ótica dos adeptos de futebol em Portugal. Nesse sentido, será apresentado um modelo conceptual proposto a testar empiricamente. A recolha de dados recorreu no período do mês de maio de 2017, mediante a administração de inquérito por questionário online (477 respostas obtidas). Os resultados obtidos parecem evidenciar uma forte relação entre a afetividade (attachment) e o compromisso com a marca, confiança e intenções comportamentais. O apego à marca de um clube de futebol influencia positivamente todas as variáveis que compõem o modelo concetual da investigação. As variáveis apego à marca, compromisso à marca, confiança à marca e satisfação à marca tendem a influenciar positivamente a lealdade à marca. Isto significa que um adepto com um grau elevado de apego tende a estar mais satisfeito, confiante e comprometido com o seu clube e consequentemente o seu grau de lealdade torna-se mais elevado pelo seu clube. De notar, ainda, que poucos estudos avaliaram a relação do apego à marca com outras variáveis, sendo este um estudo original no contexto onde é aplicado. Numa perspetiva interdisciplinar, o presente estudo apresenta contributos para o marketing e gestão aplicada ao desporto. Serão apresentadas algumas linhas de investigação futura.PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review2019-02-26T12:16:22Z2019-02-26T12:16:22Z2018-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/1639oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1639porhttps://doi.org/Sousa, B., & Vieira, C. (2018). Um Estudo Sobre a Afetividade Aplicada ao Fenómeno do Futebol: Abordagemn na Ótica dos Consumidores. PODIUM Sport, Leisure And Tourism Review, 7(2), 293-312. https://doi.org/10.5585//podium.v7i2.282https://doi.org/10.5585//podium.v7i2.282http://hdl.handle.net/11110/1639Sousa, BrunoVieira, Carlainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:04Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1639Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:01.089378Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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