Transferência da formação: o papel moderador da cultura organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cacela, Ana Rita Arêde Soveral
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6337
Resumo: A presente investigação tem por objetivo testar os eventuais efeitos de moderação que a cultura organizacional poderá exercer na relação entre transferência da formação e a apren-dizagem organizacional. Com esta finalidade foi usada uma amostra composta por 292 indi-víduos, de duas empresas direcionadas por uma cultura de objetivos e regras, respetivamente (Quinn & Rohrbaugh, 1983). As respostas a um questionário, composto pelas escalas Lear-ning Transfer System Inventory (LTSI) e Questionário de Capacidade de Aprendizagem Or-ganizacional, mostram que a cultura hierarquia está associada a menor capacidade de aprendi-zagem organizacional e de transferência quando comparada com a cultura de mercado. Mos-traram igualmente que os preditores de transferência da formação que predizem a AO diferem consoante a cultura assim indicando que as dinâmicas de transferência da formação são sensí-veis à cultura organizacional.
id RCAP_8ae076989f83863607ab349f5ac13664
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6337
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transferência da formação: o papel moderador da cultura organizacionalAvaliação da formaçãoTransferência da formaçãoAprendizagem organizacionalCultura organizacionalFormação profissional em contexto de trabalhoEvaluation of trainingTraining transferOrganizational learningOrganizational cultureProfessional training in work environmentA presente investigação tem por objetivo testar os eventuais efeitos de moderação que a cultura organizacional poderá exercer na relação entre transferência da formação e a apren-dizagem organizacional. Com esta finalidade foi usada uma amostra composta por 292 indi-víduos, de duas empresas direcionadas por uma cultura de objetivos e regras, respetivamente (Quinn & Rohrbaugh, 1983). As respostas a um questionário, composto pelas escalas Lear-ning Transfer System Inventory (LTSI) e Questionário de Capacidade de Aprendizagem Or-ganizacional, mostram que a cultura hierarquia está associada a menor capacidade de aprendi-zagem organizacional e de transferência quando comparada com a cultura de mercado. Mos-traram igualmente que os preditores de transferência da formação que predizem a AO diferem consoante a cultura assim indicando que as dinâmicas de transferência da formação são sensí-veis à cultura organizacional.The present study intends to test the eventual moderator effects that organizational cul-ture may exert in the relation between training transfer and organizational learning. With this goal in mind we collected 292 answers from employees from two organizations with a goal culture and a rules culture respectively (Quinn & Rohrbaugh, 1983). Answers to Learning Transfer System Inventory (LTSI) and the Organizational Learning Capacity Scale (OL), showed that hierarchical culture, compared to market culture, is associated with a lower ca-pacity to learn as well as lower training transfer. It also showed that training transfer predic-tors of OL change according with the culture thus indicating that training transfer dynamics are sensible to organizational culture.2014-01-23T17:00:20Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/6337porCacela, Ana Rita Arêde Soveralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:44:55Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:21:22.570868Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transferência da formação: o papel moderador da cultura organizacional
title Transferência da formação: o papel moderador da cultura organizacional
spellingShingle Transferência da formação: o papel moderador da cultura organizacional
Cacela, Ana Rita Arêde Soveral
Avaliação da formação
Transferência da formação
Aprendizagem organizacional
Cultura organizacional
Formação profissional em contexto de trabalho
Evaluation of training
Training transfer
Organizational learning
Organizational culture
Professional training in work environment
title_short Transferência da formação: o papel moderador da cultura organizacional
title_full Transferência da formação: o papel moderador da cultura organizacional
title_fullStr Transferência da formação: o papel moderador da cultura organizacional
title_full_unstemmed Transferência da formação: o papel moderador da cultura organizacional
title_sort Transferência da formação: o papel moderador da cultura organizacional
author Cacela, Ana Rita Arêde Soveral
author_facet Cacela, Ana Rita Arêde Soveral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cacela, Ana Rita Arêde Soveral
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da formação
Transferência da formação
Aprendizagem organizacional
Cultura organizacional
Formação profissional em contexto de trabalho
Evaluation of training
Training transfer
Organizational learning
Organizational culture
Professional training in work environment
topic Avaliação da formação
Transferência da formação
Aprendizagem organizacional
Cultura organizacional
Formação profissional em contexto de trabalho
Evaluation of training
Training transfer
Organizational learning
Organizational culture
Professional training in work environment
description A presente investigação tem por objetivo testar os eventuais efeitos de moderação que a cultura organizacional poderá exercer na relação entre transferência da formação e a apren-dizagem organizacional. Com esta finalidade foi usada uma amostra composta por 292 indi-víduos, de duas empresas direcionadas por uma cultura de objetivos e regras, respetivamente (Quinn & Rohrbaugh, 1983). As respostas a um questionário, composto pelas escalas Lear-ning Transfer System Inventory (LTSI) e Questionário de Capacidade de Aprendizagem Or-ganizacional, mostram que a cultura hierarquia está associada a menor capacidade de aprendi-zagem organizacional e de transferência quando comparada com a cultura de mercado. Mos-traram igualmente que os preditores de transferência da formação que predizem a AO diferem consoante a cultura assim indicando que as dinâmicas de transferência da formação são sensí-veis à cultura organizacional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2012-09
2014-01-23T17:00:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/6337
url http://hdl.handle.net/10071/6337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134774743269376