Desenho universal para aprendizagem : colaborando com os professores em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3489 |
Resumo: | The present work consists of the study of the UDL (Universal Design for Learning), in which we will see the concept, origin, strategies, principles and guidelines. Education has been suffering for a long time from the lack of students' disinterest and with this it has been reflecting on the teacher's work, which must be more intensifying in searches to make this student have more interest in its content, in this way it facilitates the student's understanding. . And the role of the DUA is there to help these education professionals break these barriers with differentiated methods and techniques. This lack of interest has increased with the covid-19 pandemic and teachers are having to reinvent themselves, the UDL shows how to work on the inclusion of all. The importance of this work is observed as an object of study for all education professionals who still do not know and want to make a difference in the classroom. |
id |
UFMT-1_10ab1632fa30b001b440781515e7fd02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/3489 |
network_acronym_str |
UFMT-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenho universal para aprendizagem : colaborando com os professores em sala de aulaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICADUADesinteresse escolarInclusão para todosUDLSchool disinterestInclusion for allThe present work consists of the study of the UDL (Universal Design for Learning), in which we will see the concept, origin, strategies, principles and guidelines. Education has been suffering for a long time from the lack of students' disinterest and with this it has been reflecting on the teacher's work, which must be more intensifying in searches to make this student have more interest in its content, in this way it facilitates the student's understanding. . And the role of the DUA is there to help these education professionals break these barriers with differentiated methods and techniques. This lack of interest has increased with the covid-19 pandemic and teachers are having to reinvent themselves, the UDL shows how to work on the inclusion of all. The importance of this work is observed as an object of study for all education professionals who still do not know and want to make a difference in the classroom.O presente trabalho consiste no estudo do DUA (Desenho Universal para Aprendizagem), no qual veremos o conceito, origem, estratégias, princípios e diretrizes. A educação há muito tempo vem sofrendo com a falta de desinteresse dos alunos e com isso vem refletindo no trabalho do professor que deve ser mais intensificador em buscas para fazer com que este aluno tenha mais interesse sobre seu conteúdo, dessa forma facilita o entendimento do aluno. E o papel do DUA é de ajudar esses profissionais da educação romperem essas barreiras com métodos e técnicas diferenciadas. Este desinteresse aumentou com a pandemia covid-19 e os professores estão tendo que se reinventar, o DUA mostra como trabalhar a inclusao de todos. Observa-se a importância deste trabalho como um objeto de estudo pra todos profissionais da educação que ainda não conhece e tem vontade de fazer a diferença em sala de aula.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)UFMT CUC - CuiabáMatemática - CUC - LicenciaturaNascimento, Demilson Benedito do495.876.921-87http://lattes.cnpq.br/3647525642434236Nascimento, Demilson Benedito do495.876.921-87http://lattes.cnpq.br/3647525642434236Cavalcanti, Almir César Ferreira053.329.098-88http://lattes.cnpq.br/0144139080315070Krindges, André834.875.571-34http://lattes.cnpq.br/6745819763260853Moraes, Danielle Maria de2023-10-05T16:34:30Z2022-05-252023-10-05T16:34:30Z2022-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetMORAES, Danielle Maria de. Desenho universal para aprendizagem: colaborando com os professores em sala de aula. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.http://bdm.ufmt.br/handle/1/3489porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-10-11T07:03:20Zoai:localhost:1/3489Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2023-10-11T07:03:20falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2023-10-11T07:03:20Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenho universal para aprendizagem : colaborando com os professores em sala de aula |
title |
Desenho universal para aprendizagem : colaborando com os professores em sala de aula |
spellingShingle |
Desenho universal para aprendizagem : colaborando com os professores em sala de aula Moraes, Danielle Maria de CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA DUA Desinteresse escolar Inclusão para todos UDL School disinterest Inclusion for all |
title_short |
Desenho universal para aprendizagem : colaborando com os professores em sala de aula |
title_full |
Desenho universal para aprendizagem : colaborando com os professores em sala de aula |
title_fullStr |
Desenho universal para aprendizagem : colaborando com os professores em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Desenho universal para aprendizagem : colaborando com os professores em sala de aula |
title_sort |
Desenho universal para aprendizagem : colaborando com os professores em sala de aula |
author |
Moraes, Danielle Maria de |
author_facet |
Moraes, Danielle Maria de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Demilson Benedito do 495.876.921-87 http://lattes.cnpq.br/3647525642434236 Nascimento, Demilson Benedito do 495.876.921-87 http://lattes.cnpq.br/3647525642434236 Cavalcanti, Almir César Ferreira 053.329.098-88 http://lattes.cnpq.br/0144139080315070 Krindges, André 834.875.571-34 http://lattes.cnpq.br/6745819763260853 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Danielle Maria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA DUA Desinteresse escolar Inclusão para todos UDL School disinterest Inclusion for all |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA DUA Desinteresse escolar Inclusão para todos UDL School disinterest Inclusion for all |
description |
The present work consists of the study of the UDL (Universal Design for Learning), in which we will see the concept, origin, strategies, principles and guidelines. Education has been suffering for a long time from the lack of students' disinterest and with this it has been reflecting on the teacher's work, which must be more intensifying in searches to make this student have more interest in its content, in this way it facilitates the student's understanding. . And the role of the DUA is there to help these education professionals break these barriers with differentiated methods and techniques. This lack of interest has increased with the covid-19 pandemic and teachers are having to reinvent themselves, the UDL shows how to work on the inclusion of all. The importance of this work is observed as an object of study for all education professionals who still do not know and want to make a difference in the classroom. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-25 2022-03-28 2023-10-05T16:34:30Z 2023-10-05T16:34:30Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MORAES, Danielle Maria de. Desenho universal para aprendizagem: colaborando com os professores em sala de aula. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. http://bdm.ufmt.br/handle/1/3489 |
identifier_str_mv |
MORAES, Danielle Maria de. Desenho universal para aprendizagem: colaborando com os professores em sala de aula. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
url |
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) UFMT CUC - Cuiabá Matemática - CUC - Licenciatura |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) UFMT CUC - Cuiabá Matemática - CUC - Licenciatura |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@ufmt.br|| |
_version_ |
1813012970063527936 |