Desenho universal para aprendizagem : colaborando com os professores em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Danielle Maria de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3489
Resumo: The present work consists of the study of the UDL (Universal Design for Learning), in which we will see the concept, origin, strategies, principles and guidelines. Education has been suffering for a long time from the lack of students' disinterest and with this it has been reflecting on the teacher's work, which must be more intensifying in searches to make this student have more interest in its content, in this way it facilitates the student's understanding. . And the role of the DUA is there to help these education professionals break these barriers with differentiated methods and techniques. This lack of interest has increased with the covid-19 pandemic and teachers are having to reinvent themselves, the UDL shows how to work on the inclusion of all. The importance of this work is observed as an object of study for all education professionals who still do not know and want to make a difference in the classroom.
id UFMT-1_10ab1632fa30b001b440781515e7fd02
oai_identifier_str oai:localhost:1/3489
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling Desenho universal para aprendizagem : colaborando com os professores em sala de aulaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICADUADesinteresse escolarInclusão para todosUDLSchool disinterestInclusion for allThe present work consists of the study of the UDL (Universal Design for Learning), in which we will see the concept, origin, strategies, principles and guidelines. Education has been suffering for a long time from the lack of students' disinterest and with this it has been reflecting on the teacher's work, which must be more intensifying in searches to make this student have more interest in its content, in this way it facilitates the student's understanding. . And the role of the DUA is there to help these education professionals break these barriers with differentiated methods and techniques. This lack of interest has increased with the covid-19 pandemic and teachers are having to reinvent themselves, the UDL shows how to work on the inclusion of all. The importance of this work is observed as an object of study for all education professionals who still do not know and want to make a difference in the classroom.O presente trabalho consiste no estudo do DUA (Desenho Universal para Aprendizagem), no qual veremos o conceito, origem, estratégias, princípios e diretrizes. A educação há muito tempo vem sofrendo com a falta de desinteresse dos alunos e com isso vem refletindo no trabalho do professor que deve ser mais intensificador em buscas para fazer com que este aluno tenha mais interesse sobre seu conteúdo, dessa forma facilita o entendimento do aluno. E o papel do DUA é de ajudar esses profissionais da educação romperem essas barreiras com métodos e técnicas diferenciadas. Este desinteresse aumentou com a pandemia covid-19 e os professores estão tendo que se reinventar, o DUA mostra como trabalhar a inclusao de todos. Observa-se a importância deste trabalho como um objeto de estudo pra todos profissionais da educação que ainda não conhece e tem vontade de fazer a diferença em sala de aula.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)UFMT CUC - CuiabáMatemática - CUC - LicenciaturaNascimento, Demilson Benedito do495.876.921-87http://lattes.cnpq.br/3647525642434236Nascimento, Demilson Benedito do495.876.921-87http://lattes.cnpq.br/3647525642434236Cavalcanti, Almir César Ferreira053.329.098-88http://lattes.cnpq.br/0144139080315070Krindges, André834.875.571-34http://lattes.cnpq.br/6745819763260853Moraes, Danielle Maria de2023-10-05T16:34:30Z2022-05-252023-10-05T16:34:30Z2022-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetMORAES, Danielle Maria de. Desenho universal para aprendizagem: colaborando com os professores em sala de aula. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.http://bdm.ufmt.br/handle/1/3489porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-10-11T07:03:20Zoai:localhost:1/3489Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2023-10-11T07:03:20falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2023-10-11T07:03:20Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenho universal para aprendizagem : colaborando com os professores em sala de aula
title Desenho universal para aprendizagem : colaborando com os professores em sala de aula
spellingShingle Desenho universal para aprendizagem : colaborando com os professores em sala de aula
Moraes, Danielle Maria de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
DUA
Desinteresse escolar
Inclusão para todos
UDL
School disinterest
Inclusion for all
title_short Desenho universal para aprendizagem : colaborando com os professores em sala de aula
title_full Desenho universal para aprendizagem : colaborando com os professores em sala de aula
title_fullStr Desenho universal para aprendizagem : colaborando com os professores em sala de aula
title_full_unstemmed Desenho universal para aprendizagem : colaborando com os professores em sala de aula
title_sort Desenho universal para aprendizagem : colaborando com os professores em sala de aula
author Moraes, Danielle Maria de
author_facet Moraes, Danielle Maria de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Demilson Benedito do
495.876.921-87
http://lattes.cnpq.br/3647525642434236
Nascimento, Demilson Benedito do
495.876.921-87
http://lattes.cnpq.br/3647525642434236
Cavalcanti, Almir César Ferreira
053.329.098-88
http://lattes.cnpq.br/0144139080315070
Krindges, André
834.875.571-34
http://lattes.cnpq.br/6745819763260853
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Danielle Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
DUA
Desinteresse escolar
Inclusão para todos
UDL
School disinterest
Inclusion for all
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
DUA
Desinteresse escolar
Inclusão para todos
UDL
School disinterest
Inclusion for all
description The present work consists of the study of the UDL (Universal Design for Learning), in which we will see the concept, origin, strategies, principles and guidelines. Education has been suffering for a long time from the lack of students' disinterest and with this it has been reflecting on the teacher's work, which must be more intensifying in searches to make this student have more interest in its content, in this way it facilitates the student's understanding. . And the role of the DUA is there to help these education professionals break these barriers with differentiated methods and techniques. This lack of interest has increased with the covid-19 pandemic and teachers are having to reinvent themselves, the UDL shows how to work on the inclusion of all. The importance of this work is observed as an object of study for all education professionals who still do not know and want to make a difference in the classroom.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-25
2022-03-28
2023-10-05T16:34:30Z
2023-10-05T16:34:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAES, Danielle Maria de. Desenho universal para aprendizagem: colaborando com os professores em sala de aula. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3489
identifier_str_mv MORAES, Danielle Maria de. Desenho universal para aprendizagem: colaborando com os professores em sala de aula. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/3489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Matemática - CUC - Licenciatura
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Matemática - CUC - Licenciatura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1813012970063527936