Desenvolvimento de uma solução de aprendizagem interativa orientada às necessidades das crianças com Trissomia 21

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonseca, Cátia Raquel Faria de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2225
Resumo: Trisomy 21 or Down Syndrome is one of the most common diseases that causes learning difficulties, comprising about 18% of mental disorders, with an incidence of ~ 1/600-1000 live births. Although they have difficulty learning, does not mean that in a certain age they cannot acquire it, because generally they learn more slowly. One way to encourage these children in the learning process is the use of computer games. Unfortunately, currently there are few educational software with the aimed at solving this cognitive needs. This project was partner of the Whaling Museum. The museum receives students from pre-school to secondary with the aim to build knowledge on cetaceans and sea. Some of these visitors are students with special needs, such trisomy 21. It was proposed the development of educational software that allows those children to learn some concepts about the museum. So, this Master's thesis in Computer Science aims to develop an interactive learning solution targeted to the needs of children with trisomy 21 to be used in recreational activities that exist in the Whaling Museum.
id RCAP_8af29245a078da0b3c3efb1b4f69f71d
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2225
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de uma solução de aprendizagem interativa orientada às necessidades das crianças com Trissomia 21Trissomia 21Museu da Baleia da MadeiraAprendizagemTrisomy 21Whaling MuseumLearningMadeira (Portugal)Engenharia Informática.Faculdade de Ciências Exatas e da EngenhariaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTrisomy 21 or Down Syndrome is one of the most common diseases that causes learning difficulties, comprising about 18% of mental disorders, with an incidence of ~ 1/600-1000 live births. Although they have difficulty learning, does not mean that in a certain age they cannot acquire it, because generally they learn more slowly. One way to encourage these children in the learning process is the use of computer games. Unfortunately, currently there are few educational software with the aimed at solving this cognitive needs. This project was partner of the Whaling Museum. The museum receives students from pre-school to secondary with the aim to build knowledge on cetaceans and sea. Some of these visitors are students with special needs, such trisomy 21. It was proposed the development of educational software that allows those children to learn some concepts about the museum. So, this Master's thesis in Computer Science aims to develop an interactive learning solution targeted to the needs of children with trisomy 21 to be used in recreational activities that exist in the Whaling Museum.A trissomia 21 ou Síndrome de Down é uma das doenças existentes mais comuns que causam dificuldades a nível de aprendizagem, compreendendo cerca de 18 % das doenças mentais, com uma incidência de ~1/600-1000 nascidos vivos. Embora possuam dificuldades na aprendizagem, não implica que a uma determinada idade estas não consigam adquiri-la, apenas aprendem, geralmente, mais lentamente. Uma forma de estimular estas crianças na aprendizagem é com a utilização de jogos computacionais. Infelizmente, atualmente ainda existem poucos softwares educativos orientados às necessidades cognitivas que apresentam. Este projeto teve como parceiro o Museu da Baleia. O museu recebe alunos desde o ensino pré-escolar ao secundário com o objetivo de construir conhecimento sobre os cetáceos e o mar. Alguns desses visitantes são alunos com necessidades especiais, tais como portadores de trissomia 21. Como tal, foi proposto o desenvolvimento de um software educativo que fosse de encontro com a temática do Museu da Baleia e ao mesmo tempo ensinasse conceitos sobre o mesmo. Assim, esta dissertação de Mestrado em Engenharia Informática visa ao desenvolvimento de uma solução de aprendizagem interativa orientada às necessidades das crianças com trissomia 21 para ser utilizada nas atividades lúdicas existentes no Museu da Baleia.Bermúdez i Badia, SergiDigitUMaAfonseca, Cátia Raquel Faria de2019-02-07T15:15:03Z2013-04-11T00:00:00Z2013-04-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2225202011976porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:59Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2225Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:59.472788Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de uma solução de aprendizagem interativa orientada às necessidades das crianças com Trissomia 21
title Desenvolvimento de uma solução de aprendizagem interativa orientada às necessidades das crianças com Trissomia 21
spellingShingle Desenvolvimento de uma solução de aprendizagem interativa orientada às necessidades das crianças com Trissomia 21
Afonseca, Cátia Raquel Faria de
Trissomia 21
Museu da Baleia da Madeira
Aprendizagem
Trisomy 21
Whaling Museum
Learning
Madeira (Portugal)
Engenharia Informática
.
Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Desenvolvimento de uma solução de aprendizagem interativa orientada às necessidades das crianças com Trissomia 21
title_full Desenvolvimento de uma solução de aprendizagem interativa orientada às necessidades das crianças com Trissomia 21
title_fullStr Desenvolvimento de uma solução de aprendizagem interativa orientada às necessidades das crianças com Trissomia 21
title_full_unstemmed Desenvolvimento de uma solução de aprendizagem interativa orientada às necessidades das crianças com Trissomia 21
title_sort Desenvolvimento de uma solução de aprendizagem interativa orientada às necessidades das crianças com Trissomia 21
author Afonseca, Cátia Raquel Faria de
author_facet Afonseca, Cátia Raquel Faria de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bermúdez i Badia, Sergi
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonseca, Cátia Raquel Faria de
dc.subject.por.fl_str_mv Trissomia 21
Museu da Baleia da Madeira
Aprendizagem
Trisomy 21
Whaling Museum
Learning
Madeira (Portugal)
Engenharia Informática
.
Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Trissomia 21
Museu da Baleia da Madeira
Aprendizagem
Trisomy 21
Whaling Museum
Learning
Madeira (Portugal)
Engenharia Informática
.
Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Trisomy 21 or Down Syndrome is one of the most common diseases that causes learning difficulties, comprising about 18% of mental disorders, with an incidence of ~ 1/600-1000 live births. Although they have difficulty learning, does not mean that in a certain age they cannot acquire it, because generally they learn more slowly. One way to encourage these children in the learning process is the use of computer games. Unfortunately, currently there are few educational software with the aimed at solving this cognitive needs. This project was partner of the Whaling Museum. The museum receives students from pre-school to secondary with the aim to build knowledge on cetaceans and sea. Some of these visitors are students with special needs, such trisomy 21. It was proposed the development of educational software that allows those children to learn some concepts about the museum. So, this Master's thesis in Computer Science aims to develop an interactive learning solution targeted to the needs of children with trisomy 21 to be used in recreational activities that exist in the Whaling Museum.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-11T00:00:00Z
2013-04-11T00:00:00Z
2019-02-07T15:15:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2225
202011976
url http://hdl.handle.net/10400.13/2225
identifier_str_mv 202011976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129920064978944