Desenvolvimento de uma solução de aprendizagem interativa orientada às necessidades das crianças com Trissomia 21
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2225 |
Resumo: | Trisomy 21 or Down Syndrome is one of the most common diseases that causes learning difficulties, comprising about 18% of mental disorders, with an incidence of ~ 1/600-1000 live births. Although they have difficulty learning, does not mean that in a certain age they cannot acquire it, because generally they learn more slowly. One way to encourage these children in the learning process is the use of computer games. Unfortunately, currently there are few educational software with the aimed at solving this cognitive needs. This project was partner of the Whaling Museum. The museum receives students from pre-school to secondary with the aim to build knowledge on cetaceans and sea. Some of these visitors are students with special needs, such trisomy 21. It was proposed the development of educational software that allows those children to learn some concepts about the museum. So, this Master's thesis in Computer Science aims to develop an interactive learning solution targeted to the needs of children with trisomy 21 to be used in recreational activities that exist in the Whaling Museum. |
id |
RCAP_8af29245a078da0b3c3efb1b4f69f71d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/2225 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de uma solução de aprendizagem interativa orientada às necessidades das crianças com Trissomia 21Trissomia 21Museu da Baleia da MadeiraAprendizagemTrisomy 21Whaling MuseumLearningMadeira (Portugal)Engenharia Informática.Faculdade de Ciências Exatas e da EngenhariaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTrisomy 21 or Down Syndrome is one of the most common diseases that causes learning difficulties, comprising about 18% of mental disorders, with an incidence of ~ 1/600-1000 live births. Although they have difficulty learning, does not mean that in a certain age they cannot acquire it, because generally they learn more slowly. One way to encourage these children in the learning process is the use of computer games. Unfortunately, currently there are few educational software with the aimed at solving this cognitive needs. This project was partner of the Whaling Museum. The museum receives students from pre-school to secondary with the aim to build knowledge on cetaceans and sea. Some of these visitors are students with special needs, such trisomy 21. It was proposed the development of educational software that allows those children to learn some concepts about the museum. So, this Master's thesis in Computer Science aims to develop an interactive learning solution targeted to the needs of children with trisomy 21 to be used in recreational activities that exist in the Whaling Museum.A trissomia 21 ou Síndrome de Down é uma das doenças existentes mais comuns que causam dificuldades a nível de aprendizagem, compreendendo cerca de 18 % das doenças mentais, com uma incidência de ~1/600-1000 nascidos vivos. Embora possuam dificuldades na aprendizagem, não implica que a uma determinada idade estas não consigam adquiri-la, apenas aprendem, geralmente, mais lentamente. Uma forma de estimular estas crianças na aprendizagem é com a utilização de jogos computacionais. Infelizmente, atualmente ainda existem poucos softwares educativos orientados às necessidades cognitivas que apresentam. Este projeto teve como parceiro o Museu da Baleia. O museu recebe alunos desde o ensino pré-escolar ao secundário com o objetivo de construir conhecimento sobre os cetáceos e o mar. Alguns desses visitantes são alunos com necessidades especiais, tais como portadores de trissomia 21. Como tal, foi proposto o desenvolvimento de um software educativo que fosse de encontro com a temática do Museu da Baleia e ao mesmo tempo ensinasse conceitos sobre o mesmo. Assim, esta dissertação de Mestrado em Engenharia Informática visa ao desenvolvimento de uma solução de aprendizagem interativa orientada às necessidades das crianças com trissomia 21 para ser utilizada nas atividades lúdicas existentes no Museu da Baleia.Bermúdez i Badia, SergiDigitUMaAfonseca, Cátia Raquel Faria de2019-02-07T15:15:03Z2013-04-11T00:00:00Z2013-04-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2225202011976porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:59Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2225Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:59.472788Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de uma solução de aprendizagem interativa orientada às necessidades das crianças com Trissomia 21 |
title |
Desenvolvimento de uma solução de aprendizagem interativa orientada às necessidades das crianças com Trissomia 21 |
spellingShingle |
Desenvolvimento de uma solução de aprendizagem interativa orientada às necessidades das crianças com Trissomia 21 Afonseca, Cátia Raquel Faria de Trissomia 21 Museu da Baleia da Madeira Aprendizagem Trisomy 21 Whaling Museum Learning Madeira (Portugal) Engenharia Informática . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Desenvolvimento de uma solução de aprendizagem interativa orientada às necessidades das crianças com Trissomia 21 |
title_full |
Desenvolvimento de uma solução de aprendizagem interativa orientada às necessidades das crianças com Trissomia 21 |
title_fullStr |
Desenvolvimento de uma solução de aprendizagem interativa orientada às necessidades das crianças com Trissomia 21 |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de uma solução de aprendizagem interativa orientada às necessidades das crianças com Trissomia 21 |
title_sort |
Desenvolvimento de uma solução de aprendizagem interativa orientada às necessidades das crianças com Trissomia 21 |
author |
Afonseca, Cátia Raquel Faria de |
author_facet |
Afonseca, Cátia Raquel Faria de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bermúdez i Badia, Sergi DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonseca, Cátia Raquel Faria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trissomia 21 Museu da Baleia da Madeira Aprendizagem Trisomy 21 Whaling Museum Learning Madeira (Portugal) Engenharia Informática . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Trissomia 21 Museu da Baleia da Madeira Aprendizagem Trisomy 21 Whaling Museum Learning Madeira (Portugal) Engenharia Informática . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Trisomy 21 or Down Syndrome is one of the most common diseases that causes learning difficulties, comprising about 18% of mental disorders, with an incidence of ~ 1/600-1000 live births. Although they have difficulty learning, does not mean that in a certain age they cannot acquire it, because generally they learn more slowly. One way to encourage these children in the learning process is the use of computer games. Unfortunately, currently there are few educational software with the aimed at solving this cognitive needs. This project was partner of the Whaling Museum. The museum receives students from pre-school to secondary with the aim to build knowledge on cetaceans and sea. Some of these visitors are students with special needs, such trisomy 21. It was proposed the development of educational software that allows those children to learn some concepts about the museum. So, this Master's thesis in Computer Science aims to develop an interactive learning solution targeted to the needs of children with trisomy 21 to be used in recreational activities that exist in the Whaling Museum. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-11T00:00:00Z 2013-04-11T00:00:00Z 2019-02-07T15:15:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/2225 202011976 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/2225 |
identifier_str_mv |
202011976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129920064978944 |