Estudo da caracterização das necessidades de formação dos Docentes de Educação Especial face á Utilização do referencial CIF-CJ no Âmbito do processo de avaliação e Intervenção em Crianças / Jovens com NEE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/9600 |
Resumo: | Com a publicação do Decreto-Lei n.º3/2008, de 7 de Janeiro, a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e a sua posterior versão para crianças e jovens (CIF-CJ), passou a ser o documento de referência na determinação da elegibilidade de crianças para usufruírem dos apoios especializados, o que acarretou para todos os elementos da comunidade educativa e, em particular, os docentes de educação especial, a necessidade de conhecer e pôr em prática todo o processo daí decorrente. Foi neste contexto que nos propusemos estudar a caracterização das necessidades de formação dos docentes de educação especial face à utilização do referencial CIF-CJ no âmbito do processo de avaliação e intervenção com crianças/jovens com NEE. Para tal, utilizámos o questionário como instrumento de estudo, numa amostra constituída por 913 docentes de educação especial de todo o país (Portugal Continental). Com o estudo, foi possível caracterizar a formação já recebida e, paralelamente, caracterizar as percepções das necessidades de formação na área da CIF, bem como as modalidades percebidas como mais adequadas para a formação, os profissionais a envolver e os conteúdos a abordar. ### ABSTRACT With the publication of Decree-Law N.º 3/2008, of January 7, the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) and its later version for children and youth (ICF-CY), went on to be the reference document in determining the eligibility of children to benefit of specialized supports with restraints for all elements of the educational community and, in particular, the special education teachers, the need to know and implement the whole process as might derive there from. It was in this context that we have proposed to study the characterization of the special education teachers’ training needs towards the use of ICF-CY framework in the assessment and intervention process with children/youth with SEN. To this end, we have used the questionnaire as a tool of study, in a sample consisting of 913 special education teachers across the country (Portugal Continental). With the study, it was possible to characterize the training already received and, in parallel, characterize the perceptions of training needs in the area of ICF, as well as the modalities understood as the more suitable for training professionals to engage and the contents to be focused. Keywords: ICF, perception, special education, teacher training, SEN |
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