Portal CIF: recurso colaborativo no processo de referenciação para a educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Sérgio Miguel Marques Mateus
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/747
Resumo: A introdução do DL 3/2008 de 7 de janeiro, referente aos apoios especializados a prestar na educação, provocou alterações ao nível do processo de referenciação, tornando a utilização da CIF um elemento obrigatório e fundamental na elegibilidade de um aluno para a Educação Especial. Durante este processo de elegibilidade, os professores de Educação Especial, enquanto elementos de uma equipa multidisciplinar, são por vezes confrontados com alguns problemas que dificultam a evolução do processo de referenciação, condicionando a sua conclusão. As TIC, que ao nível da educação foram introduzidas em diferentes momentos e com diferentes objetivos, são atualmente consideradas recursos fundamentais no âmbito organizativo e de gestão contribuindo para a autonomia e empreendedorismo do sistema educativo. Tendo em conta a versatilidade da internet e os contributos das TIC ao nível do trabalho colaborativo, com esta investigação procurámos verificar se a existência de um recurso online para preenchimento de formulários referentes à CIF facilita o trabalho dos professores de Educação Especial. Para isso, foi criada um Aplicação Online que permite qualificar todos os domínios da CIF e reunir os dados introduzidos individualmente por cada elemento da equipa multidisciplinar, culminando na estruturação automática do Relatório Técnico Pedagógico que, posteriormente, poderá ser impresso. Para efetuar esta investigação, foi utilizada uma combinação de métodos quantitativos e métodos qualitativos, aplicado um inquérito por questionário a um conjunto de 20 professores de Educação Especial, oriundos de 16 Agrupamentos a nível nacional que se registaram no PortalCIF. Da elaboração deste trabalho, podemos verificar que embora a utilização desta ferramenta possa facilitar o trabalho dos professores de Educação Especial, será necessário continuar a investir na formação dos professores no âmbito da utilização das TIC e apostar numa maior sensibilização e formação no âmbito da CIF.
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