O impacto das inovações não tecnológicas, na inovação tecnológica e no desempenho das empresas portuguesas: resultados tendo por base o CIS 2008
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5437 |
Resumo: | Tradicionalmente, a literatura associa o conceito de inovação, à inovação de produto e de processo, dado pouco ênfase à inovação organizacional e de marketing. O contributo principal deste estudo, visa preencher esta lacuna, investigando o impacto das inovações organizacionais e de marketing (não tecnológicas), quer na inovação tecnológica (produto), quer no desempenho empresarial, analisando os resultados obtidos, para o setor da indústria, bem como, para o setor dos serviços. No estudo empírico, utilizamos os dados extraídos da componente Portuguesa do Community Innovation Survey - CIS 2008. Recorremos à modelação dos dados através da análise: (i) dos modelos de regressão probit e logit, para averiguar a influência das inovações não tecnológicas, na inovação tecnológica; (ii) do sistema de equações simultâneas, denominado de SURE, para verificarmos o impacto das inovações não tecnológicas, no desempenho empresarial. Os resultados obtidos confirmam a importância das inovações de marketing para as empresas de serviços. Os efeitos da inovação não tecnológica, na inovação tecnológica, variam de acordo com o setor onde a empresa atua, embora não se possam descurar as semelhanças, em alguns resultados. O estudo mostra a influência positiva da dimensão das empresas de serviços na probabilidade de inovar e o no grau de inovação. Também se demonstrou que a inovações organizacionais influenciam positivamente o desempenho empresarial. Relativamente às inovações de marketing não exercem influência estatisticamente relevante, no desempenho empresarial. Por último, os subsídios recebidos pelas empresas para desenvolverem as suas atividades de inovação, mostraram-se estatisticamente significativos para o desempenho empresarial. Este estudo visa contribui para o conhecimento sobre a interação entre a inovação tecnológica e não tecnológica, bem como, o impacto que este último tipo de inovação tem no desempenho das empresas industriais, e principalmente, nas empresas do setor dos serviços. |
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O impacto das inovações não tecnológicas, na inovação tecnológica e no desempenho das empresas portuguesas: resultados tendo por base o CIS 2008Gestão de empresasInovação organizacionalDesempenho organizacionalInovação de processoTradicionalmente, a literatura associa o conceito de inovação, à inovação de produto e de processo, dado pouco ênfase à inovação organizacional e de marketing. O contributo principal deste estudo, visa preencher esta lacuna, investigando o impacto das inovações organizacionais e de marketing (não tecnológicas), quer na inovação tecnológica (produto), quer no desempenho empresarial, analisando os resultados obtidos, para o setor da indústria, bem como, para o setor dos serviços. No estudo empírico, utilizamos os dados extraídos da componente Portuguesa do Community Innovation Survey - CIS 2008. Recorremos à modelação dos dados através da análise: (i) dos modelos de regressão probit e logit, para averiguar a influência das inovações não tecnológicas, na inovação tecnológica; (ii) do sistema de equações simultâneas, denominado de SURE, para verificarmos o impacto das inovações não tecnológicas, no desempenho empresarial. Os resultados obtidos confirmam a importância das inovações de marketing para as empresas de serviços. Os efeitos da inovação não tecnológica, na inovação tecnológica, variam de acordo com o setor onde a empresa atua, embora não se possam descurar as semelhanças, em alguns resultados. O estudo mostra a influência positiva da dimensão das empresas de serviços na probabilidade de inovar e o no grau de inovação. Também se demonstrou que a inovações organizacionais influenciam positivamente o desempenho empresarial. Relativamente às inovações de marketing não exercem influência estatisticamente relevante, no desempenho empresarial. Por último, os subsídios recebidos pelas empresas para desenvolverem as suas atividades de inovação, mostraram-se estatisticamente significativos para o desempenho empresarial. Este estudo visa contribui para o conhecimento sobre a interação entre a inovação tecnológica e não tecnológica, bem como, o impacto que este último tipo de inovação tem no desempenho das empresas industriais, e principalmente, nas empresas do setor dos serviços.Traditionally, literature associates the innovation concept to product and process innovation, giving little emphasis to marketing and organizational innovation. The main contribution of this study aims to fill this gap by investigating the impact of organizational and marketing innovations (non technological), whether on technological innovation (product), or in business performance, analyzing the obtained results for the industry sector, as well as for the services sector. In the empirical study, we used data extracted from the Portuguese component of the Community Innovation Survey - CIS 2008. We used the data modeling through the analysis: (i) of the probit and logit regression models, to investigate the influence of non-technological innovation, on technological innovation, (ii) the system of simultaneous equations, called SURE to check the impact of non-technological innovations on business performance. The results confirm the importance of marketing innovations for service firms. The effects of non-technological innovation, on technological innovation, vary according to the sector where the company operates, although one can not overlook the similarities in some results. The study shows the positive influence of the services firms’ size in the probability to innovate and the degree of innovation. It also showed that organizational innovations positively influence business performance. With regard to marketing innovations, they have not significant statistically influence on business performance. Finally, the allowances paid by companies to develop their innovation activities, were statistically significant for the business performance. This study aims to contribute to the knowledge about the interaction between technological and non-technological innovation, as well as, the impact that this latter type of innovation has on the performance of industrial enterprises, especially in the business services’ sector.2016-01-18T15:15:42Z2016-01-18T00:00:00Z2016-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5437porFerreira, Pedro Nuno Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:30:41Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:34.138448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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