Os antecedentes da inovação de marca como mediadores no desempenho de mercado do segmento de calçado e vestuário cearense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, George Henrique Tavares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129030
Resumo: Inovação é um tema cada vez mais associado a performance das empresas. Em um mundo de constantes transformações, o papel da inovação e sua relação com diferentes áreas passa a ser um interessante objeto de estudo para mensurar a performance corporativa. O presente estudo tem como objetivo geral analisar os antecedentes da inovação de marca como fatores-chave no desempenho de mercado do segmento de calçado e vestuário cearense. Para atender este intento, esta dissertação se apoiou no modelo desenvolvido por Nguyen (2016) que analisou a inovação de marca, bem como, a sua relação mediadora com os fatores-chave de desempenho corporativo, no contexto do setor de serviços de tecnologia na China. Após a identificação do quadro teórico e definição dos construtos: desempenho, inovação, internacionalização, orientação a mercado e aprendizado organizacional, formulamos 7 hipóteses. Para testar essas hipóteses e secundariamente analisar as diferenças entre os segmentos de calçados e vestuário (análise multigrupo), fizemos uso da abordagem quantitativa com a técnica estatística da modelagem de equações estruturais ¿ MEE, com o software SmartPLS versão 3.3.7 com uma amostra de conveniência de 191 respondentes válidos e sem dados missing. A coleta dos dados ocorreu entre os meses de julho e agosto de 2022. Foram analisados os segmentos de calçado e vestuário juntos e de forma segregada. Já de forma consolidada dos dois segmentos, os resultados confirmam 5 hipóteses e duas rejeitadas. Nesse contexto recomenda-se pesquisas futuras analisar novos contextos e novos mercados para contribuindo futuramente com a teoria e novos resultados empíricos. Palavras-chave: Desempenho, inovação, internacionalização, orientação a mercado, aprendizado organizacional, varejo.
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spelling Os antecedentes da inovação de marca como mediadores no desempenho de mercado do segmento de calçado e vestuário cearenseDesempenho organizacionalAdministração de empresasInovaçãoInovação é um tema cada vez mais associado a performance das empresas. Em um mundo de constantes transformações, o papel da inovação e sua relação com diferentes áreas passa a ser um interessante objeto de estudo para mensurar a performance corporativa. O presente estudo tem como objetivo geral analisar os antecedentes da inovação de marca como fatores-chave no desempenho de mercado do segmento de calçado e vestuário cearense. Para atender este intento, esta dissertação se apoiou no modelo desenvolvido por Nguyen (2016) que analisou a inovação de marca, bem como, a sua relação mediadora com os fatores-chave de desempenho corporativo, no contexto do setor de serviços de tecnologia na China. Após a identificação do quadro teórico e definição dos construtos: desempenho, inovação, internacionalização, orientação a mercado e aprendizado organizacional, formulamos 7 hipóteses. Para testar essas hipóteses e secundariamente analisar as diferenças entre os segmentos de calçados e vestuário (análise multigrupo), fizemos uso da abordagem quantitativa com a técnica estatística da modelagem de equações estruturais ¿ MEE, com o software SmartPLS versão 3.3.7 com uma amostra de conveniência de 191 respondentes válidos e sem dados missing. A coleta dos dados ocorreu entre os meses de julho e agosto de 2022. Foram analisados os segmentos de calçado e vestuário juntos e de forma segregada. Já de forma consolidada dos dois segmentos, os resultados confirmam 5 hipóteses e duas rejeitadas. Nesse contexto recomenda-se pesquisas futuras analisar novos contextos e novos mercados para contribuindo futuramente com a teoria e novos resultados empíricos. Palavras-chave: Desempenho, inovação, internacionalização, orientação a mercado, aprendizado organizacional, varejo.Innovation is a theme increasingly associated to corporate performance. In a world of constant transformations, the role of innovation and its relationship with different areas becomes an interesting object of study to measure corporate performance. The present study has the general objective of analyzing the antecedents of brand innovation as key factors in market performance of footwear and apparel segment in Ceará. To meet this intent, this dissertation was based on the model developed by Nguyen (2016) who analyzed brand innovation, as well as its mediating relationship with key factors of corporate performance, in the context of the technology services sector in China . After identifying the theoretical framework and defining the constructs: performance, innovation, internationalization, market orientation and organizational learning, we formulated 7 hypotheses. To test these hypotheses and secondarily to analyze the differences between the footwear and apparel segments (multigroup analysis), we used the quantitative approach with statistical technique of structural equation modeling - SEM, with the SmartPLS software version 3.3.7 with a sample of convenience of 191 valid respondents with no missing data. Data collection took place between July and August 2022. The footwear and clothing segments were analyzed together and separately. Already in a consolidated form of the two segments, the results confirm 5 hypotheses and two were rejected. In this context, future research is recommended to analyze new contexts and new markets to contribute in the future with theory and new empirical results. Keywords: Performance, innovation, internationalization, market orientation, organizational learning, retail.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 84236/22 em 29/11/2022Castelo, Jose Sarto FreireSouza, Lucas Lopes Ferreira deCabral, José Ednilson de OliveiraSilva, Áurio Lúcio Leocádio daUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em AdministraçãoCastro, George Henrique Tavares2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129030https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27730porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-29T10:50:22Zoai::129030Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-08-29T10:50:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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