Projeção da língua portuguesa. Questões históricas, sociais e económicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/21830 |
Resumo: | Num mundo globalizado e que cada vez mais está em contato, independentemente da distância, a língua transforma-se numa das maiores ferramentas. Não é então surpreendente que as línguas com maior número de falantes e as principais línguas de certos organismos internacionais estejam entre as mais selecionadas entre os aprendentes. A facilidade de comunicação, de mobilidade e também de acesso ao ensino faz com que a aprendizagem de línguas se venha a verificar cada vez mais atrativa para pessoas de todas as idades. A língua portuguesa está entre as mais faladas do mundo, mas não apresenta sempre uma proposta de aprendizagem tão apelativa como outras línguas, ainda. As ofertas para aprender português e a procura começam a aumentar. Nesta dissertação procuramos esclarecer os fatores que levaram à atual quantidade de falantes de língua portuguesa como língua materna e as razões por que é língua oficial dos diferentes países onde está presente com esse estatuto. Para isso foi necessário recuar até à Idade Média e aos Descobrimentos, e fazer o percurso até aos dias de hoje para perceber o contato real com a língua. Alguns países apresentam um número elevado de falantes de língua portuguesa como materna, noutros a língua portuguesa é restrita à administração, aos media e ao ensino. Para compreender esta disparidade entre o número de falantes de língua portuguesa como materna nos diferentes países, foram tidos em conta vários fatores, como: a língua falada maioritariamente em dado país, a língua falada pela família imediata (pais, irmãos) em casa, o acesso aos diferentes níveis de ensino e a abertura económica e social do país. A primeira parte desta dissertação procura um enquadramento dos portugueses e da língua portuguesa enquanto motor da difusão da língua; na segunda parte procura dar-se a conhecer os países que constituem a comunidade de países de língua portuguesa (CPLP), desde o primeiro contato com os portugueses até aos dias de hoje; na terceira e quarta partes são analisados os esforços para difundir a língua e a importância e crescimento da língua portuguesa no futuro. |
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Projeção da língua portuguesa. Questões históricas, sociais e económicasGlobalizaçãoLíngua portuguesaLíngua maternaEnsinoAprendizagemCPLPGlobalizationPortuguese languageMother tongueTeachingLearning;Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasNum mundo globalizado e que cada vez mais está em contato, independentemente da distância, a língua transforma-se numa das maiores ferramentas. Não é então surpreendente que as línguas com maior número de falantes e as principais línguas de certos organismos internacionais estejam entre as mais selecionadas entre os aprendentes. A facilidade de comunicação, de mobilidade e também de acesso ao ensino faz com que a aprendizagem de línguas se venha a verificar cada vez mais atrativa para pessoas de todas as idades. A língua portuguesa está entre as mais faladas do mundo, mas não apresenta sempre uma proposta de aprendizagem tão apelativa como outras línguas, ainda. As ofertas para aprender português e a procura começam a aumentar. Nesta dissertação procuramos esclarecer os fatores que levaram à atual quantidade de falantes de língua portuguesa como língua materna e as razões por que é língua oficial dos diferentes países onde está presente com esse estatuto. Para isso foi necessário recuar até à Idade Média e aos Descobrimentos, e fazer o percurso até aos dias de hoje para perceber o contato real com a língua. Alguns países apresentam um número elevado de falantes de língua portuguesa como materna, noutros a língua portuguesa é restrita à administração, aos media e ao ensino. Para compreender esta disparidade entre o número de falantes de língua portuguesa como materna nos diferentes países, foram tidos em conta vários fatores, como: a língua falada maioritariamente em dado país, a língua falada pela família imediata (pais, irmãos) em casa, o acesso aos diferentes níveis de ensino e a abertura económica e social do país. A primeira parte desta dissertação procura um enquadramento dos portugueses e da língua portuguesa enquanto motor da difusão da língua; na segunda parte procura dar-se a conhecer os países que constituem a comunidade de países de língua portuguesa (CPLP), desde o primeiro contato com os portugueses até aos dias de hoje; na terceira e quarta partes são analisados os esforços para difundir a língua e a importância e crescimento da língua portuguesa no futuro.In an increasingly globalized world that is more and more in contact, no matter the distance, the language becomes one of its biggest tools. It’s not at all surprising that the languages with a larger number of speakers or the main languages in certain international institutions are among the most selected by learners. The broadness of communication, mobility and also the access to education turns language learning into a very attractive option for people of all ages. The Portuguese language is among one of the most spoken in the world, although it isn’t as sought for as some of other languages for the time being. The search and demand for the Portuguese language is increasing. In this dissertation we try to stress the factors that led to the current number of Portuguese speaking individuals as a mother tongue and the reasons why Portuguese is the official language of the different countries where it has such status. To clear that it was necessary to step back to the Middle Ages and the Discoveries, and draw the trajectory to nowadays to understand the real contact with the language. Some countries present a high number of Portuguese speaking individuals as a mother tongue, and in other countries the language is restricted to administration, media, and education. To understand this disparity between the numbers of Portuguese speakers as a mother tongue in the different countries, several factors were taken into account, such as: most widely spoken language in the country, language spoken by immediate family (parents, siblings) at home, access to different levels of education and economical and sociological openness of the country. The first part of this dissertation seeks a framing of the Portuguese people and the Portuguese language, in the second part it’s given an historical background of the countries that form the community of Portuguese speaking countries (CPLP), since the first contact to nowadays, and in the third and fourth part the efforts to spread the language and its importance and growth in the future are analyzed.Galé, Ana Maria Mão de Ferro Martinho CarverRUNSantos, Sofia Alexandra Saraiva dos2017-06-30T10:22:07Z2017-05-312017-04-202017-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/21830TID:201705168porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:08:52Zoai:run.unl.pt:10362/21830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:59.545354Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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