O perfil do turista literário - o caso do Centro Histórico de Évora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Maria Margarida Janeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28156
Resumo: A relação entre turismo e literatura é uma relação que existe desde sempre, porém, atualmente o turismo literário é um produto turístico em crescimento e que se tem vindo a assumir cada vez mais como relevante no universo do turismo. Évora é uma cidade portuguesa que, em consequência da abundância de recursos para desenvolver este produto, já o integra na sua oferta turística, através de dois roteiros literários. Com a elaboração desta dissertação, pretende-se conhecer o perfil do turista que procura Évora, particularizando aqueles que procuram a oferta de turismo literário existente em Évora e, a partir daí, perceber que melhorias poderão ser implementadas para maximização do potencial deste produto turístico na cidade. Para a concretização deste objetivo, prevê-se o recurso a uma metodologia mista, com uma abordagem quantitativa para conhecer o perfil do visitante de Évora e a partir daí perceber a importância das motivações literárias e o interesse em turismo literário dos visitantes de Évora. Complementarmente, recorreu-se a entrevistas em profundidade a agentes da oferta turística literária de Évora para conhecer melhor as ofertas existentes, identificar lacunas e possibilidades de melhoria do produto em questão. Pretende-se, com este trabalho, contribuir para a identificação de linhas orientadoras para o desenvolvimento e eventual melhoria da oferta turística literária desta cidade. Com base nos dados recolhidos e analisados conclui-se que não existem turistas com motivações literárias em Évora embora haja duas Rotas Literárias implementadas; The literary tourist's profile - the case of Évora's historic centre. Abstract: The relationship between tourism and literature is a relationship that has always existed, but today literary tourism is a growing tourist product that is becoming more and more relevant in the tourism universe. Évora is a Portuguese city that, as a consequence of the abundance of resources to develop this product, already integrates it in its tourist offer, through two literary itineraries. With the elaboration of this dissertation, the aim is to know the profile of the tourist who seeks Évora, particularizing those who seek the offer of literary tourism existing in Évora and, from there, realize that improvements can be implemented for maximizing the potential of this tourist product in the city. To achieve this objective, a mixed methodology is foreseen, with a quantitative approach to know the profile of the visitor to Évora and from there understand the importance of literary motivations and the interest in literary tourism of visitors to Évora. In addition, in-depth interviews with literary tourism agents in Évora were used to learn more about the existing offers, identify gaps and possibilities for improvement of the product in question. The aim of this work is to contribute to the identification of guidelines for the development and possible improvement of the literary tourism offer of this city. Based on the data collected and analysed it is concluded that there aren’t tourists with literary motivations in Évora although there are two Literary Routes implemented.
id RCAP_8b4001fae33f922eb6cf4a5acd218e95
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28156
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O perfil do turista literário - o caso do Centro Histórico de ÉvoraTurismoLiteraturaTurismo LiterárioDestinos LiteráriosÉvoraTourismLiteratureLiterary TourismTourism DestinationÉvoraA relação entre turismo e literatura é uma relação que existe desde sempre, porém, atualmente o turismo literário é um produto turístico em crescimento e que se tem vindo a assumir cada vez mais como relevante no universo do turismo. Évora é uma cidade portuguesa que, em consequência da abundância de recursos para desenvolver este produto, já o integra na sua oferta turística, através de dois roteiros literários. Com a elaboração desta dissertação, pretende-se conhecer o perfil do turista que procura Évora, particularizando aqueles que procuram a oferta de turismo literário existente em Évora e, a partir daí, perceber que melhorias poderão ser implementadas para maximização do potencial deste produto turístico na cidade. Para a concretização deste objetivo, prevê-se o recurso a uma metodologia mista, com uma abordagem quantitativa para conhecer o perfil do visitante de Évora e a partir daí perceber a importância das motivações literárias e o interesse em turismo literário dos visitantes de Évora. Complementarmente, recorreu-se a entrevistas em profundidade a agentes da oferta turística literária de Évora para conhecer melhor as ofertas existentes, identificar lacunas e possibilidades de melhoria do produto em questão. Pretende-se, com este trabalho, contribuir para a identificação de linhas orientadoras para o desenvolvimento e eventual melhoria da oferta turística literária desta cidade. Com base nos dados recolhidos e analisados conclui-se que não existem turistas com motivações literárias em Évora embora haja duas Rotas Literárias implementadas; The literary tourist's profile - the case of Évora's historic centre. Abstract: The relationship between tourism and literature is a relationship that has always existed, but today literary tourism is a growing tourist product that is becoming more and more relevant in the tourism universe. Évora is a Portuguese city that, as a consequence of the abundance of resources to develop this product, already integrates it in its tourist offer, through two literary itineraries. With the elaboration of this dissertation, the aim is to know the profile of the tourist who seeks Évora, particularizing those who seek the offer of literary tourism existing in Évora and, from there, realize that improvements can be implemented for maximizing the potential of this tourist product in the city. To achieve this objective, a mixed methodology is foreseen, with a quantitative approach to know the profile of the visitor to Évora and from there understand the importance of literary motivations and the interest in literary tourism of visitors to Évora. In addition, in-depth interviews with literary tourism agents in Évora were used to learn more about the existing offers, identify gaps and possibilities for improvement of the product in question. The aim of this work is to contribute to the identification of guidelines for the development and possible improvement of the literary tourism offer of this city. Based on the data collected and analysed it is concluded that there aren’t tourists with literary motivations in Évora although there are two Literary Routes implemented.Universidade de Évora2020-10-19T14:16:40Z2020-10-192020-05-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28156http://hdl.handle.net/10174/28156TID:202527042porDepartamento de Sociologiamariajaneiropires@gmail.com746Pires, Maria Margarida Janeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:24:23Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:09.291186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O perfil do turista literário - o caso do Centro Histórico de Évora
title O perfil do turista literário - o caso do Centro Histórico de Évora
spellingShingle O perfil do turista literário - o caso do Centro Histórico de Évora
Pires, Maria Margarida Janeiro
Turismo
Literatura
Turismo Literário
Destinos Literários
Évora
Tourism
Literature
Literary Tourism
Tourism Destination
Évora
title_short O perfil do turista literário - o caso do Centro Histórico de Évora
title_full O perfil do turista literário - o caso do Centro Histórico de Évora
title_fullStr O perfil do turista literário - o caso do Centro Histórico de Évora
title_full_unstemmed O perfil do turista literário - o caso do Centro Histórico de Évora
title_sort O perfil do turista literário - o caso do Centro Histórico de Évora
author Pires, Maria Margarida Janeiro
author_facet Pires, Maria Margarida Janeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Maria Margarida Janeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Literatura
Turismo Literário
Destinos Literários
Évora
Tourism
Literature
Literary Tourism
Tourism Destination
Évora
topic Turismo
Literatura
Turismo Literário
Destinos Literários
Évora
Tourism
Literature
Literary Tourism
Tourism Destination
Évora
description A relação entre turismo e literatura é uma relação que existe desde sempre, porém, atualmente o turismo literário é um produto turístico em crescimento e que se tem vindo a assumir cada vez mais como relevante no universo do turismo. Évora é uma cidade portuguesa que, em consequência da abundância de recursos para desenvolver este produto, já o integra na sua oferta turística, através de dois roteiros literários. Com a elaboração desta dissertação, pretende-se conhecer o perfil do turista que procura Évora, particularizando aqueles que procuram a oferta de turismo literário existente em Évora e, a partir daí, perceber que melhorias poderão ser implementadas para maximização do potencial deste produto turístico na cidade. Para a concretização deste objetivo, prevê-se o recurso a uma metodologia mista, com uma abordagem quantitativa para conhecer o perfil do visitante de Évora e a partir daí perceber a importância das motivações literárias e o interesse em turismo literário dos visitantes de Évora. Complementarmente, recorreu-se a entrevistas em profundidade a agentes da oferta turística literária de Évora para conhecer melhor as ofertas existentes, identificar lacunas e possibilidades de melhoria do produto em questão. Pretende-se, com este trabalho, contribuir para a identificação de linhas orientadoras para o desenvolvimento e eventual melhoria da oferta turística literária desta cidade. Com base nos dados recolhidos e analisados conclui-se que não existem turistas com motivações literárias em Évora embora haja duas Rotas Literárias implementadas; The literary tourist's profile - the case of Évora's historic centre. Abstract: The relationship between tourism and literature is a relationship that has always existed, but today literary tourism is a growing tourist product that is becoming more and more relevant in the tourism universe. Évora is a Portuguese city that, as a consequence of the abundance of resources to develop this product, already integrates it in its tourist offer, through two literary itineraries. With the elaboration of this dissertation, the aim is to know the profile of the tourist who seeks Évora, particularizing those who seek the offer of literary tourism existing in Évora and, from there, realize that improvements can be implemented for maximizing the potential of this tourist product in the city. To achieve this objective, a mixed methodology is foreseen, with a quantitative approach to know the profile of the visitor to Évora and from there understand the importance of literary motivations and the interest in literary tourism of visitors to Évora. In addition, in-depth interviews with literary tourism agents in Évora were used to learn more about the existing offers, identify gaps and possibilities for improvement of the product in question. The aim of this work is to contribute to the identification of guidelines for the development and possible improvement of the literary tourism offer of this city. Based on the data collected and analysed it is concluded that there aren’t tourists with literary motivations in Évora although there are two Literary Routes implemented.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-19T14:16:40Z
2020-10-19
2020-05-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28156
http://hdl.handle.net/10174/28156
TID:202527042
url http://hdl.handle.net/10174/28156
identifier_str_mv TID:202527042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia
mariajaneiropires@gmail.com
746
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136663490789376