Eventos promovidos pela Câmara Municipal de Évora: avaliação da divulgação e comunicação aos turistas através das unidades hoteleiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heliodoro, Marta Sofia Baião
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23277
Resumo: O turismo cultural representa um mercado turístico muito importante, correspondendo a cerca de 40% do mercado turístico internacional, e conhecido como podendo contribuir para a salvaguarda do património, preservação da identidade, cultura, tradição e herança dos povos. A cultura é hoje em dia assumida como ferramenta estratégica de diferenciação entre destinos. Também o estudo dos eventos é uma área cada vez mais importante na investigação em turismo, uma vez que a função dos eventos existentes num determinado destino pode ser relevante na tomada de decisão e na satisfação do turista. Os eventos culturais são uma tipologia de eventos amplamente reconhecida como potencialmente diferenciadora dos destinos, assumindo a comunicação desses eventos um papel chave para o sucesso dos mesmos. Neste contexto, a presente dissertação pretende compreender se a divulgação da comunicação dos eventos culturais promovidos pela Câmara Municipal de Évora é efetuada de forma eficaz para as unidades hoteleiras, de modo a suscitar o interesse dos turistas. A concretização destes objetivos obrigou a uma reflexão teórica sobre o turismo e os eventos e a comunicação em turismo. A metodologia adotada para desenvolver o estudo empírico foi de carácter qualitativo, recorrendo à realização e análise de entrevistas semiestruturadas e observação não participante. Com base nos dados recolhidos, conclui-se que parece existir necessidade de maior diversificação dos eventos realizados na cidade e uma maior comunicação entre a Câmara Municipal de Évora e as unidades hoteleiras, a fim de melhorar não só os eventos promovidos como a comunicação e divulgação dos mesmos. Apresentam-se também algumas linhas de orientação para futuros projetos de investigação a desenvolver acerca desta temática; Abstract: Events promoted by the Municipality of Évora: Evaluation of the dissemination and communication to tourists through the hotel units Cultural tourism is a very important tourist market, corresponding to about 40% of the international tourist market, and is known as contributing to the preservation of the heritage, preservation of the identity, culture, tradition and heritage of a people. Culture is nowadays assumed as a strategic tool for differentiation between destinations. In addition, the study of events is an increasingly important area in tourism research, because the events that take place at a given destination can play a relevant role in the decision making process and tourist satisfaction. Cultural events are a typology of events recognized as potentially differentiating destinations, with the communication of these events playing a key role in their success. In this context, the present dissertation intends to understand if the communication of the cultural events promoted by the City Council of Évora is done effectively for the hotel units, in order to arouse the interest of the tourists. To achieve these goals a theoretical reflection on tourism and events and the communication in tourism was the first step undertaken. The methodology adopted to develop the empirical study was qualitative, collecting data from semi-structured interviews and non-participant observation. The analysis of the collected data allowed to conclude that there seems to be a need for greater diversification of the events held in the city and that there should be more communication between City Council of Évora and the hotel units, in order to improve not only the promoted events but also the communication and dissemination of the events. Some guidelines for future research on this subject are also suggested.
id RCAP_b54767d7bac3ab606d99b07aa9733a4f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/23277
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Eventos promovidos pela Câmara Municipal de Évora: avaliação da divulgação e comunicação aos turistas através das unidades hoteleirasEventos culturaisComunicação em turismoUnidades hoteleirasÉvoraCultural eventsCommunication in tourismHotel unitsÉvoraO turismo cultural representa um mercado turístico muito importante, correspondendo a cerca de 40% do mercado turístico internacional, e conhecido como podendo contribuir para a salvaguarda do património, preservação da identidade, cultura, tradição e herança dos povos. A cultura é hoje em dia assumida como ferramenta estratégica de diferenciação entre destinos. Também o estudo dos eventos é uma área cada vez mais importante na investigação em turismo, uma vez que a função dos eventos existentes num determinado destino pode ser relevante na tomada de decisão e na satisfação do turista. Os eventos culturais são uma tipologia de eventos amplamente reconhecida como potencialmente diferenciadora dos destinos, assumindo a comunicação desses eventos um papel chave para o sucesso dos mesmos. Neste contexto, a presente dissertação pretende compreender se a divulgação da comunicação dos eventos culturais promovidos pela Câmara Municipal de Évora é efetuada de forma eficaz para as unidades hoteleiras, de modo a suscitar o interesse dos turistas. A concretização destes objetivos obrigou a uma reflexão teórica sobre o turismo e os eventos e a comunicação em turismo. A metodologia adotada para desenvolver o estudo empírico foi de carácter qualitativo, recorrendo à realização e análise de entrevistas semiestruturadas e observação não participante. Com base nos dados recolhidos, conclui-se que parece existir necessidade de maior diversificação dos eventos realizados na cidade e uma maior comunicação entre a Câmara Municipal de Évora e as unidades hoteleiras, a fim de melhorar não só os eventos promovidos como a comunicação e divulgação dos mesmos. Apresentam-se também algumas linhas de orientação para futuros projetos de investigação a desenvolver acerca desta temática; Abstract: Events promoted by the Municipality of Évora: Evaluation of the dissemination and communication to tourists through the hotel units Cultural tourism is a very important tourist market, corresponding to about 40% of the international tourist market, and is known as contributing to the preservation of the heritage, preservation of the identity, culture, tradition and heritage of a people. Culture is nowadays assumed as a strategic tool for differentiation between destinations. In addition, the study of events is an increasingly important area in tourism research, because the events that take place at a given destination can play a relevant role in the decision making process and tourist satisfaction. Cultural events are a typology of events recognized as potentially differentiating destinations, with the communication of these events playing a key role in their success. In this context, the present dissertation intends to understand if the communication of the cultural events promoted by the City Council of Évora is done effectively for the hotel units, in order to arouse the interest of the tourists. To achieve these goals a theoretical reflection on tourism and events and the communication in tourism was the first step undertaken. The methodology adopted to develop the empirical study was qualitative, collecting data from semi-structured interviews and non-participant observation. The analysis of the collected data allowed to conclude that there seems to be a need for greater diversification of the events held in the city and that there should be more communication between City Council of Évora and the hotel units, in order to improve not only the promoted events but also the communication and dissemination of the events. Some guidelines for future research on this subject are also suggested.Universidade de Évora2018-06-25T16:29:32Z2018-06-252018-05-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/23277http://hdl.handle.net/10174/23277TID:201947234porDepartamento de Sociologiamsofiabh7@gmail.com746Heliodoro, Marta Sofia Baiãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:15:20Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23277Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:11.157864Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Eventos promovidos pela Câmara Municipal de Évora: avaliação da divulgação e comunicação aos turistas através das unidades hoteleiras
title Eventos promovidos pela Câmara Municipal de Évora: avaliação da divulgação e comunicação aos turistas através das unidades hoteleiras
spellingShingle Eventos promovidos pela Câmara Municipal de Évora: avaliação da divulgação e comunicação aos turistas através das unidades hoteleiras
Heliodoro, Marta Sofia Baião
Eventos culturais
Comunicação em turismo
Unidades hoteleiras
Évora
Cultural events
Communication in tourism
Hotel units
Évora
title_short Eventos promovidos pela Câmara Municipal de Évora: avaliação da divulgação e comunicação aos turistas através das unidades hoteleiras
title_full Eventos promovidos pela Câmara Municipal de Évora: avaliação da divulgação e comunicação aos turistas através das unidades hoteleiras
title_fullStr Eventos promovidos pela Câmara Municipal de Évora: avaliação da divulgação e comunicação aos turistas através das unidades hoteleiras
title_full_unstemmed Eventos promovidos pela Câmara Municipal de Évora: avaliação da divulgação e comunicação aos turistas através das unidades hoteleiras
title_sort Eventos promovidos pela Câmara Municipal de Évora: avaliação da divulgação e comunicação aos turistas através das unidades hoteleiras
author Heliodoro, Marta Sofia Baião
author_facet Heliodoro, Marta Sofia Baião
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Heliodoro, Marta Sofia Baião
dc.subject.por.fl_str_mv Eventos culturais
Comunicação em turismo
Unidades hoteleiras
Évora
Cultural events
Communication in tourism
Hotel units
Évora
topic Eventos culturais
Comunicação em turismo
Unidades hoteleiras
Évora
Cultural events
Communication in tourism
Hotel units
Évora
description O turismo cultural representa um mercado turístico muito importante, correspondendo a cerca de 40% do mercado turístico internacional, e conhecido como podendo contribuir para a salvaguarda do património, preservação da identidade, cultura, tradição e herança dos povos. A cultura é hoje em dia assumida como ferramenta estratégica de diferenciação entre destinos. Também o estudo dos eventos é uma área cada vez mais importante na investigação em turismo, uma vez que a função dos eventos existentes num determinado destino pode ser relevante na tomada de decisão e na satisfação do turista. Os eventos culturais são uma tipologia de eventos amplamente reconhecida como potencialmente diferenciadora dos destinos, assumindo a comunicação desses eventos um papel chave para o sucesso dos mesmos. Neste contexto, a presente dissertação pretende compreender se a divulgação da comunicação dos eventos culturais promovidos pela Câmara Municipal de Évora é efetuada de forma eficaz para as unidades hoteleiras, de modo a suscitar o interesse dos turistas. A concretização destes objetivos obrigou a uma reflexão teórica sobre o turismo e os eventos e a comunicação em turismo. A metodologia adotada para desenvolver o estudo empírico foi de carácter qualitativo, recorrendo à realização e análise de entrevistas semiestruturadas e observação não participante. Com base nos dados recolhidos, conclui-se que parece existir necessidade de maior diversificação dos eventos realizados na cidade e uma maior comunicação entre a Câmara Municipal de Évora e as unidades hoteleiras, a fim de melhorar não só os eventos promovidos como a comunicação e divulgação dos mesmos. Apresentam-se também algumas linhas de orientação para futuros projetos de investigação a desenvolver acerca desta temática; Abstract: Events promoted by the Municipality of Évora: Evaluation of the dissemination and communication to tourists through the hotel units Cultural tourism is a very important tourist market, corresponding to about 40% of the international tourist market, and is known as contributing to the preservation of the heritage, preservation of the identity, culture, tradition and heritage of a people. Culture is nowadays assumed as a strategic tool for differentiation between destinations. In addition, the study of events is an increasingly important area in tourism research, because the events that take place at a given destination can play a relevant role in the decision making process and tourist satisfaction. Cultural events are a typology of events recognized as potentially differentiating destinations, with the communication of these events playing a key role in their success. In this context, the present dissertation intends to understand if the communication of the cultural events promoted by the City Council of Évora is done effectively for the hotel units, in order to arouse the interest of the tourists. To achieve these goals a theoretical reflection on tourism and events and the communication in tourism was the first step undertaken. The methodology adopted to develop the empirical study was qualitative, collecting data from semi-structured interviews and non-participant observation. The analysis of the collected data allowed to conclude that there seems to be a need for greater diversification of the events held in the city and that there should be more communication between City Council of Évora and the hotel units, in order to improve not only the promoted events but also the communication and dissemination of the events. Some guidelines for future research on this subject are also suggested.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-25T16:29:32Z
2018-06-25
2018-05-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/23277
http://hdl.handle.net/10174/23277
TID:201947234
url http://hdl.handle.net/10174/23277
identifier_str_mv TID:201947234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia
msofiabh7@gmail.com
746
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136623542140928